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11 julho 2016

CRENTES COM FOTOS SENSUAIS NAS REDES SOCIAIS!

Hei irmã? o que desejas com esta foto?



“Pois tudo o que há no mundo – a cobiça da 

carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos 

bens – não provém de Deus, mas do 

mundo.” 

1 João 2.16.

A bíblia diz: “O mundo inteiro jaz no iníquo.” I

Jo 5.19.

segundo o Dicionário de Oxford, “Selfie” 

significa, “uma fotografia que uma pessoa 

tirou de si própria, normalmente com um 

smartphone ou webcam, e que foi colocada 

numa rede social”. Para você ter uma ideia, 

essa foi a palavra do ano em 2013, e sem 

sombra de dúvida, se aplica perfeitamente 

para os nossos dias, pois vivemos em um 

mundo muito “selfie”. Não consigo entender 

como pessoas que se dizem "espirituais", 

postam fotos sensuais, carnais, para chamar 

atenção e até mesmo fazer seu irmão 

cobiçar, desejar, cometer o pecado com seus 

olhos através de uma fotografia sensual!

O que leva moças ou mulheres crentes a

mostrar partes do seu corpo e tirar fotos com

roupas mundanas, sensuais, de salto alto, e

ainda fazendo pose mandando beijo aos que

olham sua foto?

Minha irmã, mostre ao mundo que a sua vida 

não está centrada em torno de si mesmo, 

nem en torno deste mundo , mas segundo a 

vontade de Deus!

A Bíblia é a Palavra de Deus e nossa regra

de fé e prática. Portanto, em todo e qualquer

assunto devemos estudar o que ela nos diz,

no que se refere à sensualidade,

encontramos com clareza o que não 

devemos ser e fazer.

Oséias 4:11 diz: "A sensualidade, o vinho e o

mosto tiram o entendimento."

Neste texto de Oséias encontramos versões

onde sensualidade foi traduzida por

prostituição. Isso agrava mais ainda o

significado da palavra.

“Segui a paz com todos e a santificação, 

sem a qual ninguém verá a Deus” (Hebreus 

12.14), é um processo continuo, porque 

muitos voltam a colocar gasolina no fogo que 

estava se apagando? porque muitos crentes 

que estão caminhando resolvem voltar 

atrás,a despertar os desejos mundanos, a 

sensualidade e o pecado? “E o próprio Deus 

de paz vos santifique completamente; e o 

vosso ESPÍRITO e ALMA e CORPO sejam 

conservados irrepreensíveis para a vinda de 

nosso Senhor Jesus Cristo” 

(1Tessalonicenses 5.23). Deus nos santifica , 

mas temos que perseverar até o fim e 

conservar esta santificação!

Nossas roupas indicam se temos maus ou

bons costumes morais. A maneira como nos

vestimos ressaltam o valor moral que

atribuímos ao nosso corpo diante de Deus. O

jeito como nos vestimos reflete a nossa

consciência moral em termos de

sexualidade,bem como o nosso senso de 

preservação da nossa integridade moral. A 

nossa roupa pode refletir o nosso caráter.

O que vestimos mostra o que esperamos

que as pessoas pensem de nós em relação 

maneira como tratamos a nossa 

sexualidade. Se nos vestimos com luxúria as 

pessoas poderão imaginar que somos 

licenciosos, ou seja, imorais. Se nos 

vestimos com decoro, por certo as pessoas 

perceberão que nós nos honramos e que 

lutamos para nos preservar em santidade 

diante de Deus. Isso é verdade desde que 

não haja falsidade em nossos corações.

A escolha não é muito difícil. Roupas 

sobrecarregadas de luxúria e de 

sensualidade, que refletem lascívia e 

libertinagem imoral, ou roupa decorosa, que 

reflete a sua compostura moral e espiritual.

Antes de postar qualquer foto sua, sempre

examine o que esta postando e qual o o

propósito da postagem.

“Porque esta é a vontade de Deus, a saber, a

vossa santificação: que vos abstenhais da 

prostituição,QUE CADA UM DE VÓS SAIBA 

POSSUIR O SEU VASO EM SANTIDADE E 

HONRA, não na paixão da concupiscência, 

como os gentios que não conhecem a Deus; 

ninguém iluda ou defraude nisso a seu 

irmão,porque o Senhor é vingador de todas 

estas coisas, como também antes vo-lo 

dissemos e testificamos. Porque Deus não 

nos chamou para a imundície, mas para a 

santificação. Portanto, quem rejeita isso não 

rejeita ao homem, mas sim a Deus, que vos 

dá o seu Espírito Santo” (1 Tessalonicenses 

4.3-8).

Estou cansado de ver pessoas postando

fotos para receberem elogios uma das

outras,para serem "simbolo Sexual". 

Verdadeiramente isto tem entristecido e 

muito a Deus!

Por que a Bíblia diz: "Fujam da imoralidade

sexual. Todos os outros pecados que alguém

comete, fora do corpo os comete; mas quem

peca sexualmente, peca contra o seu próprio

corpo.Acaso não sabem que o corpo de

vocês é santuário do Espírito Santo que

habita em vocês, que lhes foi dado por Deus,

e que vocês não são de si mesmos? Vocês

foram comprados por alto preço. Portanto,

glorifiquem a Deus com o seu próprio corpo."

1 Cor.6.18-20

Parece exagerado usar esse texto para 

refletir sobre vestir-se com pudor. Mas creia, 

não é. 

Precisamos glorificar a Deus com o nosso

corpo e o que vestimos tem tudo a ver com

isso.

Para as mulheres há textos bem mais

específicos como PV 31.30: "A formosura é

uma ilusão, e a beleza acaba. Mas a mulher

que teme o Senhor Deus será elogiada". 

"O mundo e a sua cobiça passam, mas

aquele que faz a vontade de Deus

permanece para sempre" 1 Jo 2.15

A moda atual é marcada pela sensualidade

exagerada e postar fotos sensuais no

facebook, lembre-se, se somos cristãos

andamos na contra-mão do mundo.

Que roupas são sensuais? roupas que

marcam ou mostram partes do corpo

evidenciando a sexualidade que Deus criou

para a intimidade dentro do casamento.

Como por exemplo: roupas curtas,

decotadas, transparentes, apertadas etc.

"Porque Deus não nos chamou para a 

impureza, mas para a santidade."1 Ts 4.7

Não somos donos de nós mesmos. Foi

exatamente isto que Paulo afirmou aos

Coríntios:
“Ou não sabeis que o vosso corpo é

santuário do Espírito Santo, que habita em

vós, o qual possuís da parte de Deus, e que

não sois de vós mesmos? Porque fostes

comprados por preço; glorificai pois a Deus

no vosso corpo” (1 Coríntios 6.13-20)

Deus nos comprou pelo sangue vertido de 

Jesus na cruz. Agora não mais pertencemos 

a nós mesmos, mas sim a Deus. Nosso 

corpo deixou de ser nosso e passou a ser do 

Senhor, e Ele deseja que o glorifiquemos 

com o uso correto do nosso corpo.

05 julho 2016

É PECADO PINTAR OS CABELOS?

O Cabelo da mulher foi dado em lugar do véu, pois é pecado e contradizente pintar os cabelos?






  











O cabelo é o véu natural que Deus entregou para a mulher, I CO 11.15,16 “Mas ter a mulher cabelo crescido lhe é honroso porque o cabelo lhe foi dado em lugar do véu. Mas se alguém que ser contencioso nós não temos tal costume e nem as igrejas de Deus”. Na igreja de Corinto existia um culto a uma deusa chamada  Afrodite, cujas sacerdotisas raspavam as cabeças em honraria a deusa Afrodite nas bacanais e nas festas de orgias. E quando essas mulheres se convertiam ao Evangelho na igreja de Corinto, Paulo mandou que elas colocassem um véu para se diferenciarem das mulheres pagãs do culto a Afrodite, dos que seguiam a deusa Afrodite, então Paulo mandou colocar o véu, I CO 11.6 “Portanto se a mulher não se cobre com o véu tosquie-se também, mas se para mulher é coisa indecente tosquiar-se ou rapar-se que ponha o véu.  Então neste ponto as mulheres usavam o véu até que os cabelos crescessem, as mulheres deixavam o uso do véu e Paulo disse que o cabelo foi dado em lugar do véu, ou seja o cabelo da mulher assumiu a posição de um véu natural, elas usavam um véu de pano, porém o cabelo passou a ser um véu natural outorgado por Deus. Mas muitas têm feito com o cabelo o que a Bíblia condena, o cabelo é sinal de poder diante dos anjos, os anjos não reverenciam nenhuma parte da mulher, para as irmãs os anjos não reverenciaram as unhas, as mãos, os braços, as pernas, os olhos, os ouvidos e/ou a boca, mesmo que a irmã seja formosa no parecer, o anjo não vai reverenciar, mas tem uma parte na mulher que o anjo reverencia que é poder e representa a glória de Deus na cabeça da mulher é o cabelo que é o véu natural, I CO 11.10 “Portanto a mulher deve ter sobre a cabeça sinal de poderio por causa dos anjos.” O anjo reverenciará, para ele é sinal de poderio e/ou poder, agora o que não se faz com o véu de pano, também não pode se fazer com o véu natural que é o cabelo.
Sobre a pintura do cabelo: Primeiro, pintar o cabelo é uma mentira, porque diante da humanidade, diante da sociedade, o cabelo está preto como carvão, mas diante de Deus é branco como uma lã. Então você está enganando, mas Deus está vendo que o seu cabelo é branco, Deus está vendo que a raiz do seu cabelo é branca, enquanto diante da humanidade está apresentando como preto. E o que diz a Palavra: ML 1.14“Maldito seja o enganador...” Quem pinta os cabelos está debaixo da maldição porque está enganando, não a Deus, mas aos homens o seu próximo; Outra coisa, muitos acham que pintar os cabelos é sinal de velhice, não para Deus, o cabelo branco é uma coroa, é um sinal de honra, para Deus ver o cabelo como uma coroa um sinal precioso, e Por quê? Deus vê a pessoa como experiente, que venceu na vida, então ela tem uma glória na cabeça, que quando Deus vê a pessoa vai contemplar como uma coroa de honra, para humanidade é algo vergonhoso, logo dizem: seu cabelo está branco, que coisa feia!  “Mas os pensamentos de Deus não são os pensamentos do homem” IS 55.8, para a humanidade é vergonhoso o cabelo branco, para Deus é coroa de glória, para Deus é coroa de honra, PV 16.31 “Coroa de honra são as cãs achando-se elas no caminho da justiça.” Coroa de honra são as cãs, que são as cãs? São os cabelos brancos, as cãs para Deus é uma coroa de honra. Deus também chama o cabelo branco de beleza, para o homem é coisa vergonhosa, mas pra Deus é belo, Deus vê a irmã mais bonita e bela, por causa do cabelo branco que para Deus é beleza, PV 20.29  “O ornato dos mancebos é a sua força, e a beleza do velhos são as cãs.”  Então a beleza dos velhos são as cãs, os cabelos brancos que mostra experiência, mostra os anos trabalhados, as vitórias alcançadas e as lutas que venceram pelo poder de Deus. Para Deus é sinal de beleza os cabelos brancos, verdadeiramente é um pecado pintar, porque tira a coroa de honra e também a beleza. E pra finalizar, o povo judeu não pintavam os cabelos eles já tinham o hábito e/ou costume de não pintar os cabelos, MT 5.36 “Nem jurarás pela tua cabeça porque não podes tornar um cabelo branco ou preto.” ALELUIA! Então você não pode fazer ficar seu cabelo branco ou preto pelo seu próprio poder, pela sua própria força, pela sua própria vontade; Então Deus condena que o homem em sua fraqueza e até mesmo em sua potência, ele não pode tornar um cabelo branco ou preto. Você pode irmãos transformar a cor dos seus cabelos? Não pode, então o que você vai usar é a tinta, vai usar um cosmético, que o homem não tem esse poder. Então Deus condena porque o homem não pode tornar um cabelo branco ou preto; Então isso é verdadeiramente um pecado diante de Deus, está desonrando a sua própria cabeça com pecado e desfazendo a criação que vem do nosso Deus.

01 julho 2016

OS CABELOS DEVEM SER CRESCIDOS OU TOSQUIADOS?

Cabelos: Crescidos ou Tosquiados?
“Mas toda a mulher que ora, ou profetiza, com a cabeça descoberta, desonra a sua própria cabeça, porque é como se estivesse rapada. Portanto, se a mulher não usa véu, tosquie-se também. Mas, se lhe é vergonhoso o tosquiar-se, ou rapar-se, que ponha o véu” (I Co 11: 5 e 6). “Ou não vos ensina a própria natureza ser desonroso para o homem usar cabelo comprido? E que, tratando-se da mulher, é para ela uma glória? Pois o cabelo lhe foi dado em lugar do véu” (I Co 11: 14 e 15)
Paulo, nestas passagens trata de dois assuntos importantes em doutrinamento à igreja de Corinto: o uso do véu e a conservação do cabelo.



USO DO VÉU
O véu era usado pelas mulheres orientais e gregas como sinal de pudor e submissão aos seus maridos. Portanto, essas mulheres se apresentavam nos templos e andavam nas ruas com véu e ainda hoje, em muitos países, elas andam veladas, isto é, portando o véu na cabeça como sinal de pudor e submissão aos seus maridos.
Quando, porém, a mulher prevaricava levando uma vida libertina ou cometendo adultério, ela tirava o véu numa indicação pública de que era mulher livre, sem compromisso marital. Portanto, as mulheres devassas não usavam o véu. Entretanto, com o passar dos tempos, a moda foi pegando e contagiando a sociedade da época. Destarte, mulheres honestas e honrosas lançavam repudio à prática do uso do véu, imposto pelo marido, e não faziam uso dele numa evidente atitude de insubmissão e rebeldia.
Algumas mulheres de Corinto aderiram ao movimento da época e passaram a freqüentar a igreja sem estarem veladas, isto é, sem usar o véu.
O uso do véu era evidência de uma vida controlada pelo espírito, de obediência a Palavra e de sujeição ao marido. Deixar de usá-lo, valia por uma declaração de guerra contra a submissão ao marido e ao próprio Deus.
Essa postura das mulheres de Corinto, esse aderir ao movimento de não usar véu pelas mulheres crentes de Corinto, essa emancipação audaciosa, iria comprometer a decência do Evangelho e causar transtornos e desajustes na igreja e nos lares, pois o desuso do véu era notório por parte das prostitutas. Então, Paulo entra em cena e, como pastor aconselha e ordena que as mulheres usem o véu no recinto da igreja. Paulo diz: “Mas toda a mulher que ora ou profetiza com a cabeça descoberta desonra a sua própria cabeça, porque é como se estivesse rapada” (I Co 11:5).
De acordo com as normas estabelecidas pelo apóstolo Paulo, as mulheres de Corinto não podiam abdicar do véu, nas reuniões da igreja ou nos atos de culto em geral. Hoje a recomendação apostólica não faz sentido em nossas igrejas, visto que a sociedade não exige que a mulher ocidental ande velada em sinal de pudor e submissão do marido. A ausência de uma exigência anula a razão de ser da outra. Mesmo porque, no final da sua exortação Paulo afirma que o cabelo foi dado à mulher em lugar do véu “... Pois o cabelo lhe foi dado em lugar do véu” (I Co 11: 15).

O USO DO CABELO CRESCIDO
No v.6 Paulo diz: “Se a mulher não usa véu, tosquie-se também. Mas, se lhe é vergonhoso tosquiar-se ou rapar-se, que ponha o véu”. Nesse versículo, temos a relação de duas coisas: o uso do véu e a conservação do cabelo crescido. Agora, não se deve confundir o uso do véu com a conservação do cabelo, são coisas diferentes, apesar de que estão intimamente ligadas.
O véu foi criado pelo homem, e o cabelo da mulher, em forma de véu, é criação divina. A invenção do homem foi abolida pelo próprio homem. Mas, a criação de Deus ainda permanece, em forma de véu, que é o cabelo crescido. Portanto, a mulher não precisa estar velada nos atos de culto em sua igreja. Porém, passará a usar o véu permanente, ou seja, o cabelo que Deus lhe deu porque este lhe foi dado em lugar do véu. Quando Deus criou a mulher dotou-a de um véu natural, o seu cabelo.
Em I Cor 11:5, Paulo declara que é desonra para mulher ter a cabeça rapada ou tosquiada. No v.6 Paulo volta ao assunto e declara que é vergonhoso, é coisa indecente para a mulher tosquiar-se ou rapar-se. No verso 15 Paulo diz: “Mas, ter a mulher cabelo crescido lhe é honroso”, é uma glória. Portanto, Paulo não deixa dúvidas quanto a doutrinação a favor da conservação do cabelo crescido.
O véu artificial forjado pelo homem e introduzido na igreja de Corinto numa circunstância especial desapareceu. Contudo, o véu criado por Deus lá no Éden, permanece como adorno natural.
A mulher crente não deve esquecer que a Bíblia fala a respeito dos seus cabelos e toda mulher convertida tem a sua vida nas mãos do Senhor para glorificá-lo e os seus cabelos não formam exceção.
Infelizmente, há mulheres evangélicas que tosquiam seus cabelos de acordo com a moda mundana. O livro de Cantares é uma alegoria do idílio espiritual entre a igreja, que é a NOIVA agraciada e o NOIVO divino, que é Jesus Cristo, amado e ansiosamente esperado. Nos galanteios afetivos do NOIVO celestial para com a NOIVA dileta, entre as expressões afáveis e cativantes, encontramos estas palavras: “os teus cabelos são como rebanho de cabras que descem ondeantes do monte Gileade” (Ct 4:1). Portanto, o Senhor Jesus Cristo quer ver suas filhas adornadas com o véu natural: os cabelos que Ele lhes deu.



O CABELO DO HOMEM

De acordo com a Bíblia homem é homem e mulher é mulher. Escrevendo à igreja de corinto, Paulo faz esta admoestação: “Porque, na verdade, o homem não deve cobrir a cabeça por ser ele imagem e glória de Deus, mas a mulher é a glória do homem” (I Coríntios 11:7). Em Coríntios 11:14 Paulo interroga: “Ou não vos ensina a mesma natureza que é desonra para o homem ter cabelo crescido?”. Esses versículos se completam. O que Paulo está dizendo é que o homem se apresente de cabeça descoberta, isto é, sem cabelos crescidos.
Paulo diz que quando o homem se equipara com a mulher no tamanho do cabelo é desonra para ele, por quê? Porque a falta de distinção confunde. Deus quer que o comprimento do cabelo do homem e o da mulher deva ser tal que haja uma distinção entre eles. Isso por uma questão de natureza, conforme "ensina a própria natureza". Quem é homem deve ter a aparência masculina, quem é mulher deve ter a aparência feminina.
O cabelo curto nos homens não é resultado da cultura moderna. Ao observarmos os livros de história e as estátuas dos legionários romanos constatamos que os homens usavam cabelos curtos. Na época de Jesus, grande parte da população judia era de cultura helênica e o estilo de cabelo era curto. Constatamos isso ao vermos as estátuas dos filósofos Platão, Sócrates, Aristóteles e outros. Muitos deles usavam barba e outros não; porém, o cabelo era sempre curto.
Segundo o Dr. Donald C. Stamps, nos tempos do Novo Testamento, o cabelo longo masculino era vergonhoso entre os homens e repudiado pelos judeus, bem como pelo povo de Corinto, no século I. Quadros que retratam Jesus com cabelos longos procedem totalmente da imaginação dos artistas da idade média, e não das evidências bíblicas ou históricas uma vez que inúmeras pinturas e esculturas dos tempos do Novo Testamento comprovam esse fato. As estátuas e demais reproduções dos varões judeus nos tempos de Jesus mostram claramente que ninguém usava cabelo comprido. Paulo, não teria escrito: “é desonra para o varão ter cabelo crescido”, se Cristo tivesse cabelo longo como as mulheres. Logo, a declaração de Paulo conflita não com o costume de Jesus, mas com a invenção dos artistas.
Alguns para justificar a idéia de que Jesus tinha cabelo comprido dizem: “Jesus tinha cabelo comprido porque era nazireu, pois era separado para Deus, o Pai”. Jesus era nazareno porque era da cidade de Nazaré, não era nazireu. O termo nazireu está relacionado com um voto perante o Senhor Deus quanto ao serviço e dedicação que alguns faziam. Os nazireus no Antigo Testamento estavam sujeitos a regras muito estritas, entre elas a de que não podiam tocar em cadáveres. Em Mateus 9:25 Jesus tocou em um cadáver. Se Ele fosse nazireu não descumpriria as regras. Logo, Jesus não sendo nazireu não tinha cabelo longo. Vale salientar que o cabelo crescido dos nazireus era um símbolo, um sinal visível de consagração ao Senhor. Portanto, um nazireu com seus cabelos crescidos simbolizava sua disposição de suportar afronta e zombaria por amor a Deus. O voto de nazireado tinha o objetivo específico de ensinar a Israel que a dedicação total a Deus deve primeiro brotar do coração da pessoa para depois expressar-se através da abnegação, do testemunho visível e da pureza pessoal. Portanto, não podemos usar um objetivo específico para Israel e, generalizá-lo para a igreja atual.
No Antigo Testamento os sacerdotes usavam cabelos curtos “e a cabeça não raparão, nem deixarão crescer o cabelo; antes, como convém, tosquiarão a sua cabeça” (Ez 44:20). “Tosquiar” quer dizer “cortar rente”, ou seja, cortar o cabelo rente significa não deixá-lo crescido.
Nas citações de Paulo em I Coríntios capítulo 11 com respeito a cabelo ele não fala da natureza do cabelo, se é liso, crespo ou pixaim. A verdade é que tem que haver a diferença. Por exemplo, na África tanto os homens como as mulheres têm cabelo pixaim, então, como fazer a diferença? Evidentemente que as irmãs africanas deverão manter seus cabelos crescidos, ou seja, mais volumosos e os irmãos crentes cabelos rentes, isto é, menos crescidos.
Foi no final da década de 70 que o movimento feminista começou a pregar ao mundo que homem e mulher são precisamente iguais e, portanto não deve haver diferenças entre eles. A arrogância desse movimento é a pretensão de interferir na natureza da constituição humana estabelecida por Deus no jardim do éden. Mas, a Palavra de Deus deve ser a regra áurea para as nossas vidas e, não o espírito da época. Quando Adão e Eva foram enganados pela serpente, eles acreditavam que poderiam ser como Deus. Hoje, muitas mulheres estão também enganadas acreditando que podem ser como homem e muitos homens pensam que podem ser como mulher.
Na verdade, parece que nossos pastores perderam a capacidade de pastorear. A cena eclesiástica, nunca esteve em um ponto tão baixo. Os líderes estão se tornando liberais e ninguém parece se preocupar. Líderes que não zelam pela diferença de aparência entre homem e mulher estão levantando a bandeira do movimento feminista que defendem entre outras maldições o homossexualismo e lesbianismo.

21 junho 2016

A IMPORTÂNCIA DE PREGAR A SÃ DOUTRINA!

Paulo escreveu a tito: "Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina" (Tito 2.1.) Ao dar esta ordem, Paulo nos ensina sobre o que a igreja deve falar. Falar a sã doutrina é responsabilidade da igreja, ela deve ser conhecida por isso. A sã doutrina é a sua voz. É por isso que ela está neste mundo. Pedro escreveu que a igreja é a propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamar as virtudes daquele que a chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. (1Pe.2.9, ênfase acrescentada). A igreja tem a responsabilidade de tornar o caráter de Deus conhecido. É preciso proclamar as virtudes de Deus e a igreja faz isso quando fala o que convém à sã doutrina. Falar a sã doutrina é a responsabilidade da igreja.

Muitos pensam em doutrinas como assuntos para serem tratados em livros de teologia sistemática, ou classes onde se ensinam os pilares do pensamento cristão. Certamente envolve isso, porém a sã doutrina lida também diretamente com o dia a dia das pessoas. Quando Paulo pensava em sã doutrina, ele pensava em como as pessoas estavam vivendo. Na carta de Paulo a Tito, encontramos algumas razões pelas quais é importante que a igreja se concentre nesta tarefa.

Primeiro, a sã doutrina expõe o falso ensino. Paulo escreveu: "Porque existem muitos insubordinados, palradores frívolos e enganadores, especialmente os da circuncisão. É preciso fazê-los calar, porque andam pervertendo casas inteiras, ensinando o que não devem, por torpe ganância" (Tt.1.10,11). Paulo afirma que o ensino destes homens para nada era proveitoso. Suas palavras eram vazias e nada acrescentavam aos que ouviam. Ao contrário, tais palavras eram prejudiciais. Paulo diz que eles pervertiam casas inteiras. O ensino destes homens estava destruindo famílias. A má doutrina, sorrateiramente, ataca a família e a perverte. É preciso calar estas vozes destruidoras. Como, porém, fazemos isso? Falando corajosa e abertamente a sã doutrina.

Quando falamos a sã doutrina, consequentemente expomos o que é falso. Não podemos nos envergonhar do que cremos e devemos falar e continuar falando a sã doutrina. Por medo da impopularidade a igreja é tentada a parar de falar o que convém e falar o que as pessoas desejam ouvir. Isto abre espaço para que o ensino falso entre na igreja e, em consequência, a família seja degradada. Não é sem motivo que temos visto tantos pais separados e filhos sendo criados sem a presença deles. Quando a sã doutrina não é falada, o falso ensino ocupa o seu lugar e as dolorosas consequências são percebidas na família.

A segunda razão importante para que a sã doutrina seja falada é que ela expõe a falsa profissão de fé. Paulo escreve que aqueles homens no tocante a Deus, professam conhecê-lo; entretanto, o negam por suas obras; é por isso que são abomináveis, desobedientes e reprovados para toda boa obra (Tt.1.16). Em Creta, havia pessoas que professavam crer em Deus, no entanto suas atitudes demonstravam o contrário. Elas não eram de fato convertidas ao Senhor, ainda que dissessem ser. Este é o efeito do falso ensino, ele gera uma falsa profissão de fé. Quando a má doutrina é ensinada, as pessoas são enganadas. Elas dizem que conhecem a Deus, falam coisas a respeito de Deus, cantam músicas sobre Deus, mas de fato não O conhecem.

Pessoas estão sendo enganadas, estão crendo que são salvas, professando conhecer a Deus, sem nunca de fato O terem conhecido. Jesus disse que elas o chamam de Senhor, mas Ele nunca as conheceu (Mt.7.21,22). Somente a sã doutrina pode desfazer o engano e ajudar as pessoas a entenderem o que é conhecer a Deus. A igreja deve falar a sã doutrina, assim os que são salvos serão confirmados; os enganados, ou serão transformados ou se retirarão por não suportarem a sã doutrina. Alguém disse que o evangelho ruim é pior do que evangelho nenhum.

A terceira razão para se falar a sã doutrina é que ela lida com o comportamento das pessoas. Paulo, em Tito 2.1-10, deixou claro como a sã doutrina é algo prático.

Ela ensina ao homem o que é ser homem. Paulo escreveu: "Quanto aos homens idosos, que sejam temperantes, respeitáveis, sensatos, sadios na fé, no amor e na constância" (Tt.2.2).

Vivemos num mundo em que os jovens querem sempre ser jovens. Querem prolongar sua adolescência, desejam que a juventude não passe nunca. O mundo deseja que a vida seja uma grande brincadeira cheia de diversão. Entretanto, Deus nos fez para sermos adultos. A juventude é apenas uma pequena etapa da vida. A maior parte da vida é para ser vivida como adulto. Os conselhos deste mundo, porém, são contrários a isso e querem fazer das pessoas, eternos jovens. É preciso falar o que é ser homem, alguém moderado, respeitável, sensato e sadio na fé. Não temos visto as pessoas sendo respeitáveis por serem mais velhas, uma das razões é porque não querem parecer adultas e respeitáveis. Assim, a sociedade se degrada em larga escala. Só a igreja pode apresentar a solução para isso: Falar a Sã Doutrina.

A sã doutrina também ensina à mulher o que é ser mulher. Paulo escreveu que as mulheres mais velhas devem ensinar as mais jovens a amarem seus maridos e seus filhos (Tt.2.3-5). Os conselhos deste mundo têm ensinado as mulheres a agirem como homens, a pensarem como homens, a fazerem atividades de homens. Até mesmo quanto à sexualidade, as mulheres têm sido levadas a pensarem como homens. Achando-se livres e emancipadas fazem, cada vez mais, o que homens egoístas querem que façam. Existe o lado feminino da sexualidade e ele parece estar sendo cada vez mais desconsiderado. Mais lamentável ainda é ver estes pensamentos seculares sobre a mulher sendo seguidos por aqueles que dizem crer na Bíblia. A sã doutrina ensina a mulher a ser mulher dentro dos propósitos de Deus. Aqui é mais um lugar onde a vergonha tem dominado a igreja. Muitos se envergonham deste ensino, acham-no ultrapassado e sem relevância e por isso não o falam.

Temos deixado o pensamento secular nos dizer o que é ser mulher. Deus, que é quem criou a mulher, sabe o que é melhor e satisfatório para ela, e sua Palavra nos ensina isso. Ela tem um papel nobre, exaltado e digno na família, na igreja e na sociedade. Porém este mundo tem diminuído este papel e feito com que tenhamos vergonha dele. Assim, temos mulheres abandonando a feminilidade que Deus designou para elas. O resultado tem sido percebido na sociedade. Falar a sã doutrina é ensinar a mulher a ser mulher.

A sã doutrina ensina o jovem a ser criterioso. Paulo escreveu: "Quanto aos moços, de igual modo, exorta-os para que, em todas as coisas, sejam criteriosos"(Tt.2.6). Em todas as coisas os jovens devem ter critério. Ter critério fala de ter uma mente sadia.

Jovens são facilmente corrompidos pelos maus conselhos deste mundo, basta conferir o número de ordenanças que a Bíblia dá quanto a isso. O livro de Provérbios, por exemplo, é intenso em falar a eles. Para muitos jovens, o que a maioria está fazendo não parece ser errado. Não é sem motivo que Paulo os ordena a serem criteriosos em todas as coisas. A sã doutrina os ajuda a ter critérios, a fim de que suas decisões sejam sábias. A juventude é um período curto da vida, porém nele são tomadas decisões que trazem consequências para a vida toda. Por isso é importante que a sã doutrina seja falada.

Davi escreveu no Salmo 19.7 que o testemunho do Senhor é fiel e dá sabedoria aos símplices. Símplices é tradução de uma palavra hebraica que traz a ideia de uma porta aberta. A ideia é que o testemunho do Senhor faz com que o crente aprenda a fechar sua mente. Ter a mente aberta é um conselho deste mundo e não da Palavra de Deus. A Palavra de Deus dá sabedoria de maneira que não sejamos mais símplices, isto é, que não sejamos mais aqueles que aceitam tudo o que nos é oferecido sem qualquer resistência. É por meio da sã doutrina que ensinamos os jovens a não serem símplices, de mente aberta. Por meio dela, eles aprendem a ser criteriosos. Quando a Palavra de Deus está na mente, ela é o filtro que impedirá os maus conselhos de entrar. Jovens precisam da sã doutrina.  

A igreja tem esta grande responsabilidade. São razões importantes para não fugirmos dela. Não podemos nos contentar com menos que isso. Não podemos ser condescendentes e permitirmos que assuntos que não convêm à sã doutrina sejam assuntos dominantes na igreja. Cada membro da igreja do Senhor Jesus Cristo é responsável por isso, uns por falarem, outros por ouvirem. Não podemos nos furtar desta grande responsabilidade: falar a sã doutrina.
Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina. Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; ao contrário, sentindo coceira nos ouvidos, juntarão mestres para si mesmos, segundo os seus próprios desejos. Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos. (2 Timóteo 4.2-4)

As principais preocupações de Paulo são a honra de Deus e o progresso do evangelho. Visto ter alcançado o final de sua vida e ministério, ele agora ordena, diante de Deus e de Jesus Cristo, que Timóteo continue a obra.

Os profetas, os apóstolos e o próprio Senhor têm estabelecido a presença da fé cristã no mundo. O Senhor Jesus disse que essa é uma presença permanente, e que as forças do inferno não prevalecerão contra a igreja. A religião cristã nunca será exterminada, e suas doutrinas nunca podem ser refutadas ou destruídas. Contudo, de acordo com o plano de Deus, o cristianismo continuará a ter os seus inimigos. Haverá aqueles que resistem a ele e tentam aniquilá-lo. Haverá aqueles que recusam abraçar a única pessoa e mensagem que pode salvar as almas miseráveis dos homens, e que ainda tentar impedir que outros entrem na vida eterna. Embora nunca terão sucesso em seus esquemas perversos, seus esforços permanecerão mais que um simples aborrecimento aos seguidores de Jesus Cristo.

Paulo diz a Timóteo algo sobre o que a igreja enfrentará, incluindo as profundezas da depravação na qual os não cristãos se afundarão. Haverá tempos terríveis. As pessaos serão amantes de si mesmas, do dinheiro e do prazer, e não amantes de Deus. Elas serão ingratas, profanas, sem amor, implacáveis, caluniadoras, e assim por diante. Elas terão uma forma de religião, mas negarão o seu poder. Algumas alegarão ser religiosas, ou mesmo cristãos, mas na verdade irão se opor à verdade. Homens maus e impostores, ele escreve, irão de mal a pior, enganando e sendo enganados.

Qual é a instrução de Paulo para a igreja que encara oposição de todo lado, e enfrenta problemas de todos os tipos? Tempos terríveis estão aqui e estão mais adiante, e o ministério do apóstolo está prestes a chegar ao fim. Se há uma arma potente, uma estratégia especial, um entendimento espetacular, agora é o tempo de falar sobre isso. Com uma solenidade quase ameaçadora que é insuperável em qualquer outro lugar, ele encarrega Timóteo: “Pregue a Palavra”. Devemos ter isso fixado em nossas mentes: quando diz respeito ao ministério, essa é a única prescrição apostólica que se aplica a todos os tempos e em todas as situações.

A fim de reduzir a ofensa, mostrar respeito, demonstrar humildade, e incitar interesse, a pregação têm frequentemente sido remodelada em termos não autoritativos. Assim, em vez de “pregar”, o ministro com frequência diz “compartilhar” a palavra de Deus ou “discutir” com a congregação o que deveria ser crido e praticado. Embora seja inteiramente apropriado compartilhar e discutir os ensinos da Bíblia, aqui Paulo não diz compartilhar ou discutir, mas pregar. Há uma diferença. Pregar é afirmar, declarar e proclamar com conhecimento, convicção e autoridade. É entregar uma palavra da parte de Deus sobre algo de importância considerável.

Paulo diz que o conteúdo da pregação é “a Palavra”. Aqui ela é sinônimo daquilo que algumas pessoas recusariam ouvir, isto é, “sã doutrina”. Embora nossa pregação deva ser totalmente consistente com a Escritura, ela não é idêntica à Escritura. Pregar não é simplesmente ler a Bíblia em voz alta, pois se fosse esse o caso, não haveria na verdade nenhuma necessidade de algo como pregação, e uma pregação não seria boa ou ruim, correta ou incorreta. E não haveria nenhuma diferença entre um pregador bom e ruim. Todos seriam leitores. Nem deveria um pregador parecer um comentário. Antes, o pregador assimila a Escritura e então declara a sua mensagem.

Novamente, a pregação sempre deve ser bíblica no sentido que deve seguir “o modelo da sã doutrina” (2 Timóteo 1.13. Mas ela é um padrão, não um roteiro. É um modelo, não um esboço preparado. Peritos em homilética com frequência prescrevem métodos pelos quais o pregador pode realizar melhor a sua tarefa. O método expositivo, pelo qual tanto o título como o conteúdo dos sermões são derivados de uma passagem, é considerado por muitos como a abordagem preferida. Contudo, visto que a própria Bíblia não ordena nenhum método particular, e os peritos em homilética têm falhado em provar que ela o faça, ou mesmo provar que existe um a ser preferido, ninguém tem a autoridade para afirmar que um pregador é fiel, ou mais fiel, à sua comissão apenas se usar o método expositivo.

Paulo pregou a sã doutrina tão fielmente aos atenienses em Atos 17, onde ele não citou nenhuma passagem bíblica, quanto Pedro, quando este usou uma abordagem “texto prova” em Atos 2. Mas pregar sem citar a Escritura, e citar passagens meramente como textos prova, são considerados como métodos inferiores ou mesmo inaceitáveis por muitos peritos em homilética terroristas. A verdade é que, embora o pregador deva sempre ser verdadeiro à Bíblia, a Bíblia permite muita liberdade e variedade na construção e apresentação do sermão. Ele deve pregar a sã doutrina, mas não deve deixar que os peritos em homilética digam como ele deve fazer isso.

De fato, se insistirmos que o próprio método deve vir da Escritura, parece que o método expositivo (onde tanto o título como o conteúdo são derivados de uma passagem) teriam o menor apoio escriturístico. Nenhum sermão na Bíblia segue este método como definido pelos peritos em homilética. Isso não o torna errado ou inferior. De fato, é discutível se o método expositivo é aquele que eu uso com maior frequência, embora por vezes vagamente. O ponto é que algumas pessoas têm alegado muito em favor dele, e têm imposto o mesmo sobre outros, ao passo que a Bíblia parece permitir certa liberdade nessa área. Assim, embora não haja nenhum método rígido, o conteúdo da pregação é definido e decidido, de forma que a ênfase essencial da mensagem é inegociável. E visto que a mensagem é baseada na revelação e na autoridade de Deus, ela obriga legitimamente a consciência dos homens.

O pregador aplica as doutrinas bíblicas de várias formas benéficas – ele deve instruir, repreender e encorajar. Instruir, ou anunciar e explicar a verdade, é o fundamento para os outros usos da palavra de Deus. O pregador então corrige e repreende aqueles que se desviam do padrão bíblico apresentado. É também sobre a mesma base da sã doutrina que o encorajamento significativo é possível. Deve haver uma proporção correta desses usos da palavra de Deus. Encorajamento sem uma base bíblica, sem o fundamento do ensino, é vazio ou mesmo enganoso. Correção é significativa somente quando o padrão correto é definido, de forma que possa ser mostrado que alguém se desviou dele, e de forma que possa ser conhecido que alguém deve retornar a ele. Então, se um pregador apenas instrui e encoraja, mas nunca repreende, aquele que se desvia da verdade nunca é confrontado com o seu erro, e o pregador não cumpriu o seu dever.

Paulo diz que haverá um tempo quando as pessoas não suportarão a sã doutrina. Elas rejeitarão a pregação como um método de ouvir da parte de Deus. E elas rejeitarão a mensagem que a pregação pretende comunicar. Em vez disso, elas desejam ouvir coisas que vão entretê-las, faciná-las e justificar seus erros e maus desejos. E elas exigem uma certa estimulação carnal e sensorial no método de apresentação. Alguns cristãos alegam que devemos acompanhar os tempos e adaptar nossa abordagem de acordo com as tendências culturais. Em outras palavras, deveríamos seguir os não cristãos e nos submeter aos seus desejos. Mas o apóstolo prescreve a pregação já com essa resistência em mente. Ele é quem menciona aqueles que não suportarão a sã doutrina. Ele é aquele que diz para pregar a palavra “a tempo e fora de tempo”, quer o tempo seja favorável ou não a esse método ou à nossa doutrina, e quer essa seja a coisa popular a se fazer ou não.

Portanto, aqueles que propõem alternativas à pregação, e aqueles que propõem alternativas à sã doutrina, estão na realidade propondo rendição ao pecado e à incredulidade. Ora, se as pessoas são desatentas e rebeldes, um rei não ordena ao seu arauto para que pare de declarar a sua mensagem, e que comece a dançar e fazer malabarismo, como um palhaço para atrair uma multidão. Não, se as pessoas não forem ouvir ao arauto, e se elas não concordarão com o rei, a próxima coisa que o rei faz, se assim o agrada, é enviar seus soldados para matá-los. O arauto não muda sua abordagem ou mensagem. Se um pregador muda sua abordagem ou sua mensagem para diminuir a distração e resistência, ele não é mais um pregador. Ele abandonou o seu ministério. Mas que os arautos do Rei insistam em cumprir o seu dever, suportar as dificuldades e manter a fé.

17 junho 2016

CURRICULUM DO APÓSTOLO PAULO!

Conta-se que o Apóstolo Paulo enviou seu curriculum para pastorear uma certa denominação do seculo XXI. Depois de algumas semanas, o Secretário da igreja  escreveu-lhe esta carta, justificando por que não poderia aceitá-lo.
Ao Apostolo Paulo

Roma, Itália                                                  

Caro Sr. Paulo:

Recebemos recentemente seu curriculum, Fizemos uma pesquisa exaustiva no seu caso. Para ser bem claro, estamos surpresos que o senhor tenha conseguido até aqui "passar" como missionário independente.

Em Antioquia, o senhor provocou um entrevero com Simão Pedro, um pastor muito estimado na cidade, chegando a repreendê-lo em público. O senhor provocou tantos problemas que foi necessário convocar uma reunião especial da Junta de Apóstolos e Presbíteros em Jerusalém. Não podemos apoiar esse tipo de atitude, os problemas relacionados aos pastores tem que ser realizados dentre quatro paredes.

Em sua carta à igreja de Filipos, o senhor admite que aquela seja a única igreja que lhe dá algum suporte financeiro. Não entendemos o porquê, já que serviu a tantas igrejas.

É verdade que já esteve preso diversas vezes? Alguns irmãos nos disseram que passou dois anos na cadeia em Cesaréia e que também esteve preso em Roma, e em outros lugares.
Não achamos adequado que um pastor da nossa Junta tenha folha corrida na Polícia, mesmo sendo por defender questões doutrinárias, pastores tem que ter boa reputação.

O senhor causou grandes e muitos problemas para os artesãos em Éfeso que eles o chamavam de "o homem que virou o mundo de cabeça para baixo". Sensacionalismo é totalmente desnecessário em Missões. Deploramos, também, o vergonhoso episódio de fugir de Damasco escondido em um grande cesto.

Estamos admirados em ver sua falta de atitude conciliatória. Os homens elegantes e que sabem contemporizar não são apedrejados ou arrastados para fora dos portões da cidade, tampouco são atacados por multidões enfurecidas. Alguma vez parou para pensar que palavras mais amenas poderiam ganhar mais ouvintes? Remeto-lhe um exemplar do excelente livro "Como Ganhar os Judeus e Influenciar os Gentios", de Dálio Carnego. .

Percebemos que é dado a fantasias e visões. Em Trôade, viu "um homem da Macedônia" e em outra ocasião diz que "foi levado até o Terceiro Céu e que ouviu palavras inefáveis". Afirma ainda que viu o Senhor e que ele o confortou. Achamos que a obra de evangelização mundial requer pessoas mais realistas e de mente mais prática, não existem mais revelações e visões.

Em toda a parte por onde andou, o senhor provocou muitos problemas. Em Jerusalém, entrou em conflito com os líderes do seu próprio povo. Se alguém não consegue se relacionar bem com seu próprio povo, como pode pastorear  nossa igreja? O importante é pregar a Cristo e não usos e costumes.

O senhor admite que enquanto esteve preso em Roma, "todos o esqueceram". Os homens bons nunca são esquecidos pelos seus amigos você deve ter falando algo que os machucou Três excelentes irmãos, Diótrefes, Demas e Alexandre, você praticamente os expulsou da igreja.

Soubemos que teve uma discussão amarga com um colega missionário chamado Barnabé e que acabaram encerrando uma longa parceria. Palavras duras não ajudam em nada a expansão da obra de Deus, vamos dar o que as pessoas querem ouvir e assim ganha-las para Cristo.

O senhor escreveu muitas cartas às igrejas onde trabalhou como pastor. Em uma delas, acusou um dos membros de viver com a mulher de seu falecido pai, o que fez a igreja ficar muito constrangida e a excluir o pobre rapaz, não faça isso deixa Deus agir quando quiser.

O senhor perde muito tempo falando sobre a segunda vinda de Cristo. Suas duas cartas à igreja de Tessalônica são quase totalmente devotadas a esse tema. Em nossas igrejas, raramente falamos sobre esse assunto, que consideramos de menor importância. Preferimos falar sobre prosperidade e sucesso profissional e alta estima.

Analisando friamente seu ministério, vemos que é errático e de pouca duração em cada lugar. Primeiro, a Síria, depois, Chipre, vastas regiões da Turquia, Macedônia, Grécia, Itália, e agora o senhor fala em ir à Espanha. Achamos que a concentração é mais importante do que a dissipação dos esforços. Não se pode querer abraçar o mundo inteiro sozinho.

Seus sermões são muito longos. Em certa ocasião, um rapaz que estava sentado em um lugar alto, adormeceu após ouvi-lo por várias horas, caiu e quase quebrou o pescoço. Já está provado que as pessoas perdem a capacidade de concentração após trinta ou quarenta minutos, no máximo para as pessoas se sentirem bem. Nossa recomendação aos nossos pastores  é: Pregue pouco e dê as pessoas entretenimento; dança, teatro, jogos, gincanas, festa junina e carnaval adaptadas ao evangelho, filmes e festa da pizza, mais você não aceita isso, prefere somente a pregação.

O Dr. Lucas nos informou que o senhor é um homem de estatura baixa, calvo, de aparência desprezível, de saúde frágil e que está sempre agitado, preocupado com as igrejas e que nem consegue dormir direito à noite. Ele nos disse que o senhor costuma levantar durante a madrugada para orar. Achamos que o ideal para um pastor é ter uma mente saudável em um corpo robusto. Uma boa noite de sono também é indispensável para garantir a disposição no trabalho no dia seguinte.

Recentemente, o senhor escreveu a Timóteo dizendo que "lutou o bom combate". Dificilmente pode-se dizer que a luta seja algo recomendável a um pastor. Nenhuma luta é boa. O senhor diz "lutei contra as bestas feras em Éfeso". Que raios quer dizer com essa expressão? você quer dizer que as igrejas quem estão fora da doutrina são bestas feras?

Então, em mais de 90% das igrejas do Brasil você seria rejeitado nós também o rejeitamos.

Sem mais, Pr. José Amante de Si Mesmo.

Igreja Correndo de Deus.

Endereço: Rua dos Cinemas
Bairro: Parque dos Entretenimentos
Cidade: Mundanópolis
Estado: Estado de Engano.
Numero: 666
Como chegar na igreja: Pega o metrô do desejo por prosperidade e desce na estação do fanatismo por futebol, entra na rua das roupas sensuais, depois entra na segunda rua a direita na rua da tv tira visão espiritual e pronto chegou à igreja que os pastores pregam o que você quer ouvir.


''Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.1 João 2:15''

Obs: Está postagem é imaginária, mas o conteúdo é o retrato da maioria da igreja atual, materialista e mundana sem compromisso com a sã doutrina, e que busca pastores que apõem o que eles amam, os prazeres do mundo.

15 junho 2016

O CRENTE E A TELEVISÃO!

A televisão brasileira é um lixo não cultural da pior espécie. Um lixo corrosivo sem possibilidade de reciclagem. A televisão se tornou um instrumento que é freqüentemente abusado para incentivar o adultério, a fornicação, o homossexualismo, o lesbianismo, a bebedice, a violência, o ódio, a cobiça e a insubordinação ao pais.
Uma mensagem preocupante que a televisão vende progressivamente é a de que a violência é aceitável, trivial e normal. É parte da nossa cultura moderna. Pesquisas revelam que aqueles que assistem mais televisão tornam-se menos sensíveis ao mundo real, menos sensíveis à dor e ao sofrimento dos outros e mais predispostos a tolerar os níveis cada vez maiores de violência na nossa sociedade. Além disso, desenvolvem atitudes e valores favoráveis ao uso da agressão para resolver conflitos. A televisão também ensina algo ainda mais corruptível: A inteligência está fora de moda e que a força bruta é que está a dar. Há evidências científicas que a TV prejudica o desenvolvimento cognitivo das pessoas. Pediatras americanos recomendam que crianças com menos de 3 anos não deveriam assistir televisão. A pesquisadora Linda Pagani professora da Universidade de Montreal disse: “A fase pré-escolar é importantíssima para o desenvolvimento do cérebro e que o tempo em frente à TV é um desperdício e pode levar à aquisição de hábitos ruins; o impacto negativo de se assistir a televisão nesta idade permanece por toda a vida”. O cientista social Aric Sigman, que fez a revisão de 30 estudos científicos sobre a televisão, disse, que os programas mostrados nos aparelhos modernos têm uma velocidade de edição mais rápida, sons mais altos e cores mais intensas do que nos anos 60 e 70, e isso afeta dramaticamente as nossas mentes. O escritor Neil Postman, professor da Universidade de Nova Yorque argumenta que a televisão nos tem mutilado a capacidade de pensar e reduzido nossa aptidão para a verdadeira comunicação. Postman assegura que, ao invés de nos tornar a mais informada e erudita de todas as gerações da história, a televisão tem inundado nossas mentes com informações irrelevantes, sem significado. De fato a televisão mescla sutilmente a vida real com a ilusão. As pessoas ligam-na para se divertir, não para serem desafiadas a pensar. Se um programa exige que pensemos ou demanda muito de nossas faculdades intelectuais, ninguém o assiste. A televisão tem levado as pessoas a pensarem que sabem mais agora, quando na verdade estão perdendo a capacidade de pensar e aprender.

Os defensores da televisão dizem: “A televisão não cria nada e nem sugestiona nada, apenas retrata os fatos. Uma pessoa somente fará coisa desatinadas se tiver má índole”. Ora, a televisão é enfeitiçadora e memorável. Uma cena que dura apenas alguns segundos, transmitida numa pequena parte de um programa, pode ser recordada a longo prazo mais do que qualquer outra cena da história. Ademais, a televisão é formadora de conceitos, indutora de comportamentos, influenciadora de atitudes. Tem arrastado para dentro dos lares uma enxurrada de toda sorte de depravação através de novelas, filmes, reality shows, desenhos animados e programas de auditório. Nesse contexto, qual a atitude do crente com respeito à televisão? O verdadeiro discípulo de Cristo não achará as obras infrutíferas das trevas divertidas; antes, elas são repugnantes para ele. É verdade que em nossa sociedade é impossível evitar ouvir e ver uma amontoada porção de imundície moral. Mas, o verdadeiro seguidor de Jesus não convidará deliberadamente as abominações para sua sala de estar diariamente. Em Salmos 101: 3 encontramos a seguinte exortação: “Não porei coisa inútil diante dos meus olhos; aborreço as ações daqueles que se desviam; nada se me pegará”. Aquilo que é inútil não tem valor para a nossa alma, para a nossa vida e, nem tem valor para a eternidade. O Salmo 26 :4 adverte: “Não me tenho assentado com homens vãos, e com dissimuladores não me associo”. A TV vomita imundície, sujeira, lixo, conselhos malignos vindo de homens vãos e dissimuladores. Em Provérbios 14:7 diz “Foge da presença do homem insensato”. Se você está vendo insensatos dizendo insensatez, fazendo tolices e vivendo a vida sem Deus na TV, a Bíblia diz abandona a presença deles. Portanto, aqueles que estão comprometidos com Deus aborrecerão essas iniqüidades se apartando delas. 


O crente verdadeiramente regenerado, que se tornou um com Cristo, e no qual o Espírito Santo habita, amará aquilo que Deus ama e aborrecerá aquilo que Ele aborrece, por isso, preservará sua vida e sua família, evitando colocar diante de seus olhos aquilo que entristece o Espírito Santo. Infelizmente, a televisão tem conseguido deixar o evangelismo moribundo, o lugar secreto da oração na UTI, a adoração em espírito e em verdade em estado de coma, o culto doméstico em falência, o amor ausente, a fé fria e os sermões mortos. É tempo de clamarmos a Deus por avivamento, é tempo de viver em Deus, viver para Ele, ser tragado por Ele, mergulhar no inesgotável oceano da comunhão com Ele e jogar a TV fora! Quando isso acontecer seremos uma coroa de glória na mão do Senhor e instrumento vivo de Deus na terra. Aqueles que gastam horas diante de uma televisão estão abrindo a sua vida e o seu lar para o poder das trevas. O Senhor quer devoção absoluta, obediência total e oração sem cessar. Se alguém entrar num restaurante e informar que há veneno nas comidas, você só tomará a decisão de parar de comer se você acreditar na informação. Mas, se você não deu crédito à informação você continuará comendo, não tomará nenhuma atitude e certamente morrerá. Lamentavelmente, a maioria das pessoas só começa a dar crédito de que a televisão é venenosa quando estão espiritualmente frias, em sequidão.


LEMBRE-SE: Enquanto a televisão te faz companhia, o Espírito Santo aguarda por uma oportunidade de suprir todas as suas carências.

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