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08 agosto 2016

FUGINDO DOS DESEJOS DA MOCIDADE




“Foge também dos desejos da mocidade, e segue a justiça, a fé, o amor, a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor” (II Timóteo 2-22)
Jovem, você não é um super-herói. “Vigiai e orai, por mais que o espírito esteja pronto, a carne é fraca” (Mateus 26-41). Há momentos que temos que fugir e desviar do mal, e também dos desejos da mocidade. È natural que no meio de jovens bonitos e inteligentes, com o convívio surja a vontade e o desejo de se destacar no meio dos demais, até mesmo aquele sentimento de estrelismo, o desejo de vestir-se conforme a moda do mundo, de ser aceito e admirado por todos, de namorar, de satisfazer as vontades da carne e as vaidades desta vida. Porem, “Quem subirá ao monte do Senhor? Quem estará no seu lugar santo? Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente” (Salmos 24-3/4).
Para vencermos mocidade os desejos da carne são necessários haver pureza em nossa vida. Precisamos compreender que tipos de cristão estão sendo formados em nossa igreja. Uma juventude alicerçada na palavra ou uma mocidade sonhadora e iludida pelas vaidades desta vida, que acredita nas fabulas e musicas de “super-crentes” e não na simplicidade e verdade do evangelho que diz que no mundo teremos aflições, mas Cristo venceu o mundo e os que permanecerem nele também vencerá.
Vejo no livro de Jó, o próprio autor descrevendo que mesmo sendo ele reto diante de Deus, na sua juventude teve os desejos e deslizes da mocidade. “Porque escreves contra mim cousas amargas e me fazes herdar as culpas da minha mocidade?” ( Jó 13-26).
“E guiarei os cegos por um caminho que nunca conheceram, farei caminhar por veredas que não conheceram; tornarei as trevas em luz perante eles, e as coisas tortas farei direitas” ( Isais 46-16).
Entenda, quando estamos fora da presença de Deus, somos como um cego a andar em meio às trevas deste mundo. Mas Cristo veio para nos guiar através da palavra e ele mesmo é a luz para nossos caminhos. Quando andamos na luz é possível enxergar os buracos e os obstáculos postam em nossa frente para que desviarmos deles e não venhamos cair.
Por exemplo, um dos caminhos que muitos jovens não tem tido força para desviar-se dele, ou seja, resistir ao satanás e a inimiga minha, a carne, chama-se sexo solitário.  Sim, satanás é atrevido, e quando falamos que a lascívia é um problema dentro da casa de Deus, muitos lideres não tem dado a devida importância para combater este mal. Quero afirmar pela palavra que o sexo solitário em qualquer hipótese, como o sexo antes do casamento é pecado perante nosso Senhor.
O que leva o jovem a praticar este ato? Desejos da carne, as concupiscências dos olhos e do coração, a falta de espiritualidade e comunhão com Deus, o inimigo de nossas almas tenta colocarem na mente das pessoas e até mesmo quando consegue ter êxodo, o torna viciado na pratica deste mal. Não somente jovens, conheci muitos homens e mulheres que mesmo após o casamento, continuaram com a prática do sexo solitário até o dia que verdadeiramente foram libertos. “Se Cristo vos libertar, verdadeiramente sereis liberto” (João 8-36).
A bíblia relata no velho testamento que Deus matou o homem que lançou a semente fora (Gênesis 38:-9-10). Mas o problema não é somente este, mas também o caminho a percorrer para que o sexo solitário aconteça. Pensamentos profanos e que não agradam a Deus são necessários para a prática deste terrível ato. Como ele pode ser evitado ou contido? Muita oração e fechando as portas para satanás. Evite andar em ambientes aonde o desejo ao pecado venha ser lançado em seu coração, jamais acesse sites ou compre revistas pornográficas, quando o inimigo vier trazer em sua mente imagens ou pensamentos deste tipo, repreenda em nome de Jesus e vá para a oração. Se ainda não esta liberto, procure a ajuda de seu pastor.
Desviando-se do mal, estaremos firmes no caminho da salvação. Lembrem-se, cada um dará conta de si mesmo. “Pois todos, devemos comparecer perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem u mal” (II Coríntias 5-10).
“De modo que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus” (Romanos 14-12).
O salmista já nos advertia dizendo que tudo é vaidade, e que de tudo que temos ouvido o fim é temer ao nosso Deus e guardar seus mandamentos, jovem, é preciso controlar os desejos do nosso coração, resistir ao diabo e ele fugirá de vos, é necessário desviarmos dos caminhos do mal. Temos agora a mente de Cristo e não a mente carnal, que busca saciar as vontades da carne. “Bom para o Homem é suportar o jugo na sua mocidade” ( Lamentações 3-27).
Eu continuo acreditando que é possível, mesmo com um mundo voltado para a vaidade, formar uma juventude forte e vencedora no Senhor. Hei mocidade, “A glória dos jovens é a sua força” (Provérbio 20-29)!
Fui questionado por um irmão sobre a minha postura perante a mocidade, pois sempre desejei que os jovens estivessem ao máximo, envolvidos com a obra de Deus. Bem, se não estamos servindo a Deus, estaremos fazendo a vontade da nossa carne ou até mesmo de satanás. O diabo não dorme, é o Senhor deseja que todos nós fosse agora arrancar as almas da boca do leão (Amós 3-12) e do fogo do inferno (Judas 23). Quem irá? Sim, todos, inclusive uma juventude forte, pois Ela vence o inimigo!
Um coração desocupado pode se tornar um grande problema. “Porque do coração procede os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituições. Furtos, falsos testemunhos e blasfêmias” (Mateus 15-19). Sabemos que são estas coisas que contaminam o homem. Não é diferente nos dias de hoje, os desejos do coração tem criado uma juventude voltada para as coisas do mundo, para a concupiscência da carne e não para as coisas do  espírito. Por isto os cultos de ensinamentos, as escolas bíblicas, as reuniões com jovens eles tem que voltar.
Um pai acusou certo pastor, de ter influenciado o seu filho a desistir da faculdade para servir a igreja. O momento de fúria daquele senhor frente a frente com o reverendo parecia ter um final trágico. Foi quando o pastor com muita sabedoria disse: Realmente acredito que tenho uma parcela de influencia sim, mas deixa te falar como isto aconteceu. Seu filho havia comparecido na igreja em uma quarta feira no culto a tarde. Ele chamou-me a atenção, pois, sentou-se cabisbaixo na ultima fila e chorava muito, estava aos prantos e gritos dentro da casa do Senhor. Foi quando o espírito santo revelou que havia uma pessoa que estava presente, a qual queria tirar sua vida naquela tarde, pois já não agüentava a maneira que estava vivendo, não tinha mais paz, não tinha mais dialogo com a família, estava se perdendo em meio às drogas e prostituição, e uma voz dizia para ele tirar sua vida, pois ninguém o amava. Foi quando disse: Deus hoje quer mudar a vida desta pessoa. Era sim o seu filho pai, ele veio ao encontro de Deus e aceitou Jesus naquela tarde. Desde então foi liberto, e disse que gostaria de se tornar um evangelista e salvar muitas outras almas do fogo do inferno, local para onde iria, pois os homicidas não herdarão o reino de Deus.
“O homem natural não entende as coisas do espírito”, mas gostaria que soubesse que servir a Deus é a melhor escolha que um ser humano pode tomar indiferente de abrir ou não Mao de seus sonhos, Jesus é mais que um sonho, é uma realidade!
O pai já com lagrimas nos olhos disse não ter conhecimento daquela situação. Perguntei se gostaria de ver seu filho no meio das drogas ou até mesmo num caixão ou nos caminhos do Senhor?
Seu filho é uma bênção, esta se destacando junto com a mocidade e Deus quer usar ele para salvar almas, para levar a paz, inclusive para tua e para toda a família do senhor.
“buscar-me-eis, e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração” (Jr 29-13)
Jovem é necessário dialogar também com  sua família, e mostrar dentro da palavra de Deus que devemos buscar primeiramente o reino dos céus e tudo mais nos será acrescentado. É preciso ter esforço de nossa parte, pois o reino de Deus é tomado com esforço (Mt 11-12).

04 agosto 2016

NÃO SE TORNE CÚMPLICE DO PECADO!


Não existe meio termo, ou Servimos a Deus ou somos filhos do diabo! Não se pode servir a Dois senhores, e muito menos concordar com o pecado dentro da casa de Deus. Hoje percebo que não há mais exortação ou cobrança, combatendo a vaidade e o pecado no meio cristão. É natural pessoas saberem que o que estão fazendo desagrada a Deus e continuarem a fazer pois não tem ninguém capaz de falar a verdade e até mesmo chegar ao ponto de disciplinar o irmão ou a irmã, pois tem medo de perder o membro da igreja. Detalhe, ele é membro da igreja ou do corpo de Cristo? Pois o corpo de Cristo é perfeito e não aceita o pecado!

Uma coisa é certa: que o nosso mundo está totalmente contaminado pelo pecado não é novidade para ninguém. Essa é uma realidade resultante da vida das pessoas sem Deus. É certo também que Deus, em meio a esse mundo contaminado, tem os Seus servos: aqueles que buscam andar de acordo com Suas diretrizes. Pois bem, a questão é: Qual a atitude dos servos de Deus diante do tamanho domínio do pecado nesse mundo?

Vejamos o que a Bíblia nos diz sobre isso: “E não sejais cúmplices nas obras infrutíferas das trevas; antes, porém, reprovai-as.” (Ef 5. 11). A Bíblia nos manda não sermos cúmplices do pecado. O dicionário define a palavra cúmplice da seguinte forma: “Que ou quem participa do delito, do crime de outro. Fig. Que ajuda, favorece. Comparsa.”

É impressionante como há crentes covardes nesse mundo. É como se eles tivessem se retirado da convivência nesse mundo. Como se já estivessem mortos e não tivessem mais responsabilidade de impactar a sociedade como servos de Cristo. Só posso usar uma expressão para descrevê-los: cúmplices!

Se sei que o uso de batom ou esmalte é pecado e é algo que vem do mundo e que esta entrando dentro de muitas igrejas, ao comprar um CD evangélico eu não compro se a cantora não trazer as vestimentas de uma serva de Deus , pois se esta de acordo para o mundo , então não canta para Deus e sim para o mundo!
Vejo muitas jovens se maquiando , usando esmaltes, enfim fazendo a vontade do mundo e não de Deus e os pastores olham e ninguém fala nada! Estes são cúmplices do pecado!
Nas  Escrituras Sagradas encontramos histórias de cumplicidade que geraram a desgraça das partes envolvidas, entre elas podemos citar o caso de Coré, Datã e Abirão que se uniram contra Moisés e pagaram com seus ministérios, bens , família e vida (Nm 16) e o caso de  Ananias e Safira que combinaram uma mentira e perderam tudo que tinham, inclusive a própria vida (At Cap.5).
Ser cúmplice é  contribuir  de forma consciente, direta ou indiretamente, com o erro, é  dar oportunidade, favorecer,  fazer vista grossa, se omitir e até defender o erro praticado. Estas atitudes  nos afastarão  de Deus e da sua vontade e nos aproximará do projeto diabólico de destruição de nossas vidas. O Senhor nos orienta: “ E não sejais cúmplices nas obras infrutíferas das trevas; antes, porém, reprovai-as.” (Efésios 5:11)









Amar não é ser cúmplice,  amar é aconselhar, corrigir,  reprovar a atitude  e disciplinar,  para que o envolvido no erro tenha a devida chance de mudar de atitude interior e exterior e acorde para o erro que cometeu, ou  está cometendo, e assim volte-se para Deus, conserte  os erros que cometeu e passe a ter um novo estilo de vida. A Palavra de Deus nos orienta:“ Ora, é necessário que o servo do Senhor não viva a contender, e sim deve ser brando para com todos, apto para instruir, paciente,disciplinando com mansidão os que se opõem, na expectativa de que Deus lhes conceda não só o arrependimento para conhecerem plenamente a verdade,” (2 Timóteo 2:24-25 ).

"Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus" (1 Co 6.20).

“Tão certo como eu vivo, diz o Senhor Deus, jamais direis este provérbio em Israel. Eis que todas as almas são minhas; como a alma do pai, também a alma do filho é minha; a alma que pecar, essa morrerá” (Ezequiel 18:3-4). Um homem justo cumpre a vontade de Deus e, por isso, vive (18:5-9). O filho do justo desobedece aos princípios de Deus e, devido ao seu pecado, morre (18:10-13).

Se um perverso (esta palavra significa pecador) se converter ao Senhor, deixando de viver no pecado, Deus perdoa seus pecados e ele vive (Ez.18:21-22,27-28). É exatamente isso que Deus quer, porque ele não quer a morte de ninguém (Ez. 18:23,32; 2 Pedro 3:9). Aqui observamos um dos grandes erros daqueles que ensinam que Deus, na sua soberania e poder irresistível, predestina especificamente a salvação ou condenação de cada pessoa. Se ele fizesse isso, estaria mentindo ao dizer que ele não quer a morte de ninguém. Deus é justo e misericordioso, e deixa a escolha entre a vida e a morte com cada pessoa (Ez. 18:30-31; cf. Deuteronômio 30:15; Mateus 7:13-14).  Se um homem justo abandonar o caminho do Senhor para se tornar um pecador, ele não será salvo pelas coisas boas que fez no passado, será condenado pelo caminho errado que escolheu (18:24-26).

Ezequiel deixa uma mensagem forte sobre as consequências coletivas do pecado. Deus rejeitou a nação, a casa de Israel, por causa dos pecados persistentes do povo. Ele disse: “a casa de Israel se tornou para mim em escória....Congregar-vos-ei e assoprarei sobre vós o fogo do meu furor.... e sabereis que eu, o SENHOR, derramei o meu furor sobre vós” (22:18-22). Neste capítulo, ele mostra como a culpa caiu sobre a nação inteira. Ele enfatiza a culpa dos líderes maus e negligentes: os profetas devoravam as almas e pregavam mensagens falsas ao invés de condenar o pecado (22:25,28-29); os sacerdotes profanavam as coisas santas (22:26); os príncipes destruíam almas (22:27). Com tudo isso, ninguém teve coragem de ficar em pé e tentar reverter a corrupção e maldade de Israel. Ninguém tapou o buraco para fechar a brecha (22:30).
O mau hábito das pessoas em relação à Palavra de Deus é ler versículos e analisados individualmente ou fora de contexto, sendo que devemos analisar a Bíblia em sua totalidade.
A frase "não julgue para não ser julgado" baseia-se nos versículos de Mateus 7:1-2, em que o Senhor Jesus ensina a multidão e os discípulos.
Mateus 7:1-2
"Não julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós."
Que tipo de julgamento Jesus falou? Os versículos seguintes respondem essa pergunta.
 Mateus 7:3-5
"E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho? Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão."
Jesus falou sobre a atitude de apontar defeitos em uma pessoa a partir de sua própria opinião sem reconhecer os seus próprios erros.
Na justiça dos homens, quando uma pessoa está perante um juiz, há duas possibilidades: a absolvição ou a condenação. Um dos dois caminhos é sentenciado a partir de parâmetros que são definidos pela lei do país, que é a verdade tomada como referência no território desse país.
Ninguém gosta de ser corrigido, pois isso não produz boas emoções ou bons sentimentos, ou seja, não agrada a alma. Porém, o Senhor nos ensina em Sua Palavra que aquele que aceita a repreensão é sábio e prudente.

Provérbios 15:32 "O que rejeita a disciplina menospreza a sua alma, porém o que atende à repreensão adquire entendimento."

Provérbios 15:5  "O insensato despreza a instrução de seu pai, mas o que atende à repreensão consegue a prudência."

Provérbios 15:10 "Disciplina rigorosa há para o que deixa a vereda, e o que odeia a repreensão morrerá."

Eclesiastes 7:5 "Melhor é ouvir a repreensão do sábio do que ouvir a canção do insensato."

O Espírito Santo deu-nos a oportunidade de compreender o ato de julgar. Em 1 Coríntios 6, o apóstolo Paulo escreve aos coríntios repreendendo-os sobre a omissão deles em julgar as coisas pertencentes a esta vida.
1 Coríntios 6:2-5 "2- Não sabeis vós que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deve ser julgado por vós, sois porventura indignos de julgar as coisas mínimas?
3-Não sabeis vós que havemos de julgar os anjos? Quanto mais as coisas pertencentes a esta vida?
4-Então, se tiverdes negócios em juízo, pertencentes a esta vida, pondes para julgá-los os que são de menos estima na igreja?
5-Para vos envergonhar o digo. Não há, pois, entre vós sábios, nem mesmo um, que possa julgar entre seus irmãos?"
Observe atentamente esses versículos. No versículo 2, Paulo afirma que os santos, todo aquele que crê em Jesus como Senhor e Salvador e tem uma vida santificada (separada para Deus), irão julgar o mundo, e isso acontecerá no fim do Reino Milenar de Cristo. Por acaso então somos indignos de julgar as atitudes e os desentendimentos das pessoas?
No versículo 3, o Espírito Santo ainda dá a Paulo uma outra revelação, que diz que todo aquele que crê no Senhor Jesus e tem uma vida obediente a Deus irá julgar os anjos. Por que será então que não podemos julgar as coisas desta vida? No versículo 5, Paulo ainda pergunta aos coríntios se não há ninguém capaz entre os irmãos para julgar.
Julgar é uma atribuição do cristão que obedece a Deus, porém ninguém, nem que se julgue o mais obediente a Deus, pode realizar qualquer julgamento segundo a sua própria opinião. Preste muita atenção: Deus não quer que você julgue as pessoas segundo o que você pensa. Ele espera que você julgue de acordo com a Palavra Dele, repreendendo a pessoa em amor a fim de que ela possa se arrepender. Para isso, você deve conhecer a Palavra de Deus e mostrar para essa pessoa qual é a vontade Dele em relação ao erro que ela cometeu.
A partir deste momento, não permita que a omissão permaneça em sua vida, assuma sua posição em Jesus Cristo e ministre a verdade (a Palavra de Deus) às pessoas.
O Senhor ainda nos ensina que aquele que repreende o homem terá ainda mais amizade com ele do que aquele que o elogia falsamente.
Provérbios 28:23
"O que repreende o homem gozará depois mais amizade do que aquele que lisonjeia com a língua."
LEMBRE-SE:  O pecado é como o câncer: destrói pouco a pouco. Lentamente, sem que nos apercebamos de sua insidiosa presença, ele vai-se alastrando, até que por fim o diagnóstico final é pronunciado: “Doente, à morte.”
Se um pregador não pregar sobre pecado, ele está roubando a sua congregação de apreciar verdadeiramente a Deus e o que Ele fez por ela em Cristo Jesus.

02 agosto 2016

OLIMPÍADAS; A IDOLATRIA GLOBAL

Quando lemos na bíblia, Israel se curvando a outros deuses, praticando idolatria, somos levados, a um estado de incompreensão. Como entender  um povo cuja história é marcada por vastas manifestações de seu Deus, o Qual não poupou esforços para deixar claro sua soberania diante de tudo e de todos, de modo a fazer compreender ao seu povo, que só Ele é Deus e ninguém mais. E mesmo assim, vira e mexe, Israel estava se prostituindo com outros deuses. E nós, “evangélicos” contemporâneos, dizemos na nossa ingenuidade e soberba: “ Se fosse eu, naquela época, não me prostraria a baal, não me curvaria ao bezerro de ouro, não comeria dos manjares de Nabucodonosor, e etc.”
Bem, os cultos aos deuses pagãos em sua maioria vem disfarçado de cultura, algo muito subliminar, costumes que se arrastam e se perpetuam ao longo dos milênios, e que acabam se tornando parte da rotina de um povo, com a qual se acostuma. Podemos citar como exemplo a festa pagã natalina,  a páscoa, o halloween, festa de são João e tantas outras.
A festa olímpica, ao contrário, é muito explícita, em todas as suas representações. O mundo se curva, em um ritual global assustador, o povo da terra vira um. Movidos por um tal espírito olímpico, que faz com que naqueles dias de festa “culto”, credos, raças, etnias, sejam esquecidos, e somente a festa olímpica seja reverenciada. Ou seja os doze deuses do olimpo. É uma festa “culto”, que faz com que grandes e pequenos se curvem a ela. Rainhas, presidentes, chefes de estado, ricos, pobres, negros, brancos, todos se curvam aos deuses do Olimpo.
Os deuses, aos quais se adora nos jogos olímpicos são:    ZeusHeraPosídonAtenaAresDeméter,ApoloÁrtemisHefestoAfroditeHermes e Dioniso.

VEJAMOS OS RITUAIS OLÍMPICOS E SUAS IMPLICAÇÕES

A Chama Olímpica na Antiguidade
Na antiguidade, o fogo era considerado sagrado por muitos povos, incluindo os gregos, que tinham uma lenda segundo a qual o fogo teria sido entregue aos mortais por Prometeu que o roubara de Zeus. Devido à importância do fogo, em muitos templos eram mantidas chamas acesas permanentemente. Este era o caso do templo de Hestia na cidade de Olímpia.
Segundo se sabe, a tradição de manter um fogo aceso durante os Jogos Olímpicos remonta à antiguidade, quando se efetuavam sacrifícios a Zeus. Nessas cerimônias, os sacerdotes acendiam uma tocha e o atleta que vencesse uma corrida até ao local onde se encontravam os sacerdotes teria o privilégio de transportar a tocha para acender o altar do sacrifício. O fogo era então mantido aceso durante os Jogos como homenagem a Zeus.
Portanto os jogos Olímpicos é uma idolatria aos deuses pagãos!

23 julho 2016

REFLEXÃO!


A DIFERENÇA ENTRE O CRISTÃO E O INCRÉDULO É ESTA: "O CRISTÃO NÃO TEM MEDO DA MORTE, MAS TEM MEDO DO PECADO, ENQUANTO O INCRÉDULO NÃO TEM MEDO DO PECADO,MAS TEM MEDO DA MORTE, POIS A MORTE PARA UM CRISTÃO JUSTO É UM PONTO DE PARTIDA PARA A SALVAÇÃO, ENQUANTO PARA O INCRÉDULO É UM NAUFRÁGIO ESPIRITUAL."





19 julho 2016

CONTENDAS E DISSENÇÕES!!



"Então vi que todo trabalho e toda destreza em obras provêm da inveja do homem contra o seu próximo" (Eclesiastes 4:4).  Tentar "seguir o padrão de vida do vizinho" é um pecado que não somente nos impedirá de ir para o céu, mas também mesmo nesta vida nos tirará a satisfação (Filipenses 4:12-13).

Embora o ciúme simplesmente cobice a riqueza e a honra  dos outros, a inveja é algo que se faz acompanhar de rancor.  A inveja não é necessariamente querer para nós mesmos, mas simplesmente querer que seja tirado do outro.  A inveja é o sentimento de infelicidade produzido por presenciarmos a vantagem ou a prosperidade do outro.  Os invejosos se incomodam com os sucessos dos amigos.

O ciúme e a inveja são sempre seguidos da contenda na igreja (Romanos 13:13; 1 Coríntios 3:3).  Quando nos magoamos por causa daquilo que outros conquistaram, quer financeiramente, quer na reputação, a ambição egoísta nos torna arrogantes contra o nosso irmão (Tiago 3:14).  O ciúme dos coríntios para com os pregadores gerou contenda e divisão (1 Coríntios 3:3-4).  Os irmãos ciumentos estão associados com a contenda, com a ira, com as disputas, as maledicências, a difamação, a arrogância e as perturbações (2 Coríntios 12:20).  O ciúme e a inveja levaram os irmãos de José a querê-lo morto, geraram a rebelião de Coré, levaram Caim a matar Abel, o Sinédrio a matar Jesus e aprisionar os apóstolos.  Muitos hoje e no primeiro século pregam e pregaram a Cristo movidos pela inveja (Filipenses 1:15).  São zelosos pela causa de Cristo, mas esse zelo é motivado pelo desejo de desacreditarem outros irmãos.

A contenda nasce da inveja, da ambição e do desejo de prestígio, de posição e de destaque.  É o espírito que nasce da competição desmedida e ímpia.  A contenda corre solta quando os cristãos odeiam ser superados.  Domina quando o homem se esquece que só o que se humilha pode ser exaltado.  Os irmãos invejosos e competitivos cobrem o seu pecado com debates "consagrados" sobre as palavras e sobre as questões controversas (1 Timóteo 6:4-5).  Que a nossa posição a favor da verdade não seja obscurecida com o motivo pecaminoso da inveja que nos conduz à contenda.

Uma vez que a contenda entra na igreja, o culto passa a ser inviabilizado.  Os cristãos, e mesmo os presbíteros e pregadores, ficam tão preocupados com os seus direitos, dignidade, prestígio, práticas e procedimentos que fica impossível haver uma atmosfera que dê margem ao louvor e à adoração.  Com o ciúmes e a inveja no coração, não podemos fazer julgamentos justos; o julgamento parcial só gera mais contenda.  A adoração a Deus e as disputas dos homens não combinam.

O ciúme e a inveja parecem ser os últimos pecados a desaparecer da vida do Espírito.  Após a longa lista que Paulo apresenta de pecados da carne e do fruto do Espírito em Gálatas 5, ele conclui o seu pensamento com a advertência:  "Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito.  Não nos deixemos possuir de vanglória, provocando uns aos outros, tendo inveja uns dos outros" (5:25-26).  Ninguém acusou os apóstolos durante o ministério de Jesus de fornicação, impureza, sensualidade, idolatria, feitiçaria, embriaguez e orgias ­ mas na noite antes de Jesus morrer, eles eram invejosos e cheios de contenda (Lucas 22:24).  Não é necessário participar do trabalho da igreja por muito tempo para descobrir que fonte eterna de problemas é a inveja.

Como corrigimos o espírito invejoso e ciumento em nós mesmos?  "Alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram.  Tende o mesmo sentimento uns para com os outros; em lugar de serdes orgulhosos condescendei com o que é humilde; não sejais sábios aos vossos próprios olhos" (Romanos 12:15-16).  "Finalmente, sede todos de igual ânimo, compadecidos, fraternalmente amigos, misericordiosos, humildes, não pagando mal por mal ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo" (1 Pedro 3:8-9).

"Ora, é em paz que se semeia o fruto da justiça, para os que promovem a paz" (Tiago 3:18).  Todos estamos tentando ceifar uma colheita resultante da boa vida, mas as sementes que produzem essa colheita jamais podem brotar numa atmosfera que não seja aquela com os relacionamentos corretos.  O grupo em que há inveja e contenda é um solo infértil, em que não pode crescer nenhuma colheita justa.
Gravidade das contendas
Na igreja de coríntios havia dissensões, mas para alguns cristãos era apenas uma liberdade de escolha, porém Paulo observara isso com bastante gravidade, por isso escreve uma carta, expressando com firmeza assuntos doutrinários referentes à conduta e pureza, extensivo a toda congregação. - “Quero dizer; com isso, que cada um de vós diz: Eu sou de Paulo, e eu, de Apolo, e eu, de Cefas. E eu, de Cristo” (I Co 1.12).
Esses problemas nunca deixaram de existir, mas ultimamente a situação tem se agravado, as disputas por: títulos, rebanhos, poderes, domínio por território e notoriedade, vem gerando preconceito, discriminação e exclusivismo, como que Cristo fosse apenas de um grupo religioso “Está Cristo dividido?” (I Co 1.13). Amados, deixemos de lado toda hipocrisia, prepotência e falta de humildade, não devemos liderar a igreja de Cristo como se fosse propriedade nossa, muito menos excluir crentes por serem de outra designação cristã, não foi isso que o apóstolo Pedro nos recomendou- “Apascentai o rebanho de Deus que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto; nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho” (1 Pe 5.2,3).


Discórdias, Dissensões e Facções: Obras da Carne
Discórdias, dissensões e facções. Aqueles que praticam tais coisas não herdarão o reino do céu. A advertência de Paulo em Gálatas 5:19-21 é clara. Deus não aceita o espírito partidário divisor que domina tantas pessoas religiosas de hoje. Estes pecados correm diretamente contra a oração de Jesus e a verdadeira natureza de Deus (João 17:20-23). Jesus quer que seus seguidores sirvam juntos em harmonia nesta vida e na eternidade.
Para nos ajudar a evitar ou superar estes pecados em nossas vidas, olhemos para algumas coisas que a Bíblia ensina sobre problemas entre irmãos e sobre a paz com Deus e outros cristãos, e então veremos o que separa pessoas religiosas.
Algumas coisas que não devem causar divisão:
ŒDiferenças de opinião não destroem a comunhão. Homens bons podem diferir sobre vários pormenores de como fazer a obra de Deus sem perder seu respeito mútuo. Um exemplo claro disto é a discordância entre Paulo e Barnabé em Atos 15:36-41. Dois evangelistas devotos e experientes tinham uma diferença de opinião sobre se levavam João Marcos na sua viagem de pregação. Ambos tinham boas razões para suas posições. Paulo lembrou que Marcos tinha-os abandonado quando o caminho se tornou difícil em sua primeira viagem (Atos 13:13). Barnabé, já conhecido por sua habilidade para encorajar e edificar seus irmãos, ainda tinha esperança de que Marcos viria a ser um companheiro confiável. Este otimismo mostrou-se correto (2 Timóteo 4:11), mas as preocupações imediatas de Paulo também eram compreensíveis. Como estes dois homens maduros lidaram com suas diferenças? Eles permitiram um ao outro a liberdade de fazer sua obra sem sentir a necessidade de ataque pessoal ou denúncia do caráter de seus camaradas soldados.
Discussões de diferenças doutrinárias não causam divisão. 
Algumas pessoas são tão paranóicas sobre a possibilidade de divisão que evitam qualquer sugestão de diferenças, e consideram discussões de assuntos polêmicos como sendo anticristãs. Tal aversão à controvérsia não vem de Deus. Iniciando quando ele tinha somente 12 anos, Jesus freqüentemente teve discussões sobre diferenças doutrinárias com líderes religiosos do seu tempo. Ele tratava os questionadores honestos com bondade e respeito, mas não hesitava em afirmar seus pontos de vista e em mostrar a inconsistência daqueles que se opunham à Verdade (veja Mateus 22:29; 23:13-39; João 5:37-42; etc.) Os cristãos primitivos também discutiam abertamente as diferenças doutrinárias e assim permitiam que a luz da Verdade brilhasse na treva do erro humano. Um excelente exemplo de tal discussão é encontrado em Atos 15:1-35. Alguns irmãos na igreja de Jerusalém estavam ensinando uma doutrina que contradizia o que Deus tinha revelado a Paulo e a outros. Os apóstolos e presbíteros e, mais tarde, toda a congregação, sentaram-se para discutir o problema. Homens de boa fé permitiram que a Verdade prevalecesse, e seus debates conduziram a concordância unânime e a paz mais profunda.
Ž Diferenças de níveis de maturidade e de consciência pessoal não causam divisão.
Enquanto as pessoas continuarem a nascer na família de Cristo, haverá diferenças de níveis de maturidade. Isto é natural e não deverá causar divisões. Paulo abordou especialmente este assunto em Romanos 14. Quando há diferenças de opinião, aqueles que sentem uma liberdade maior deverão respeitar a consciência do irmão sincero que não reconhece essa mesma liberdade. Assim como os membros maduros de uma família física protegem os mais novos, aqueles discípulos com entendimento mais maduro procurarão proteger as consciências de seus irmãos mais fracos. Aqueles que são mais fracos, se amam verdadeiramente o Senhor, naturalmente buscarão crescer. Tais diferenças são freqüentemente resolvidas com estudo paciente, quando o corpo todo busca edificar-se em amor (Efésios 4:15-16).
Algumas coisas que causam divisão:
ŒFalsas doutrinas causam divisão. 
Doutrinas que contradizem as Escrituras, pregadas freqüentemente por motivos egoístas, criam divisão (Romanos 16:17-18). Aqueles que espalham tais erros são fortemente condenados e devem ser evitados (Tito 1:10-16; 3:10-11). Falsos ensinamentos conduzem à divisão porque não poderá haver comunhão entre a luz e as trevas (2 Coríntios 6:14 - 7:1). Deus espera que os justos se separem dos desobedientes. Esta é uma forma de divisão que tem que ser instigada pelos fiéis para se manterem livres da impureza da falsa doutrina e das práticas pecaminosas. Nem todas as separações ou divisões são erradas porque a palavra de Deus exige que nos separemos daqueles que persistem no erro.
Desrespeito pela consciência de um irmão causa divisão.
Em Romanos 14:13-17, Paulo falou de coisas que não eram erradas em si, mas disse que é divisor e falta de amor insistir em exercer liberdades se elas farão um irmão tropeçar. Este princípio freqüentemente exige que nos abstenhamos de práticas que poderíamos considerar lícitas de modo a manter paz com nossos irmãos. Determinação egoísta em fazer o que queremos do modo que queremos, sem respeito para com as dúvidas honestas de nossos irmãos, reflete uma arrogância sem amor que inevitavelmente cria discórdia. Paulo ensina que deveremos buscar amorosamente entender nossos irmãos mais fracos e manter a paz com eles.
Ž Sectarismo territorial causa divisão. 
Pessoas religiosas em nossos dias estão demasiadamente preocupadas com "nós" e "eles" e "nosso" e "deles" e pouco preocupadas com as coisas de Deus. Jesus ofereceu uma solução simples e direta para tal atitude arrogante: "Falou João e disse: Mestre, vimos certo homem que, em teu nome, expelia demônios e lho proibimos, porque não segue conosco. Mas Jesus lhe disse: Não proibais; pois quem não é contra vós outros é por vós" ou "... quem não é contra nós é por nós" (Lucas 9:49-50; Marcos 9:40). Essas palavras de Jesus não devem ser esticadas para dizer que devemos aceitar cegamente a todos (veja Mateus 12:30, que mostra que não podemos ficar neutros sobre Jesus; ou somos a favor, ou somos contra ele). Mas estes textos de fato mostram que não devemos rejeitar alguém só porque ele não pertence ao nosso grupo. Muitas pessoas estão ocupadas em julgar as raízes quando devem estar julgando os frutos (Mateus 7:15-16).
Muitas das coisas escritas em nossos dias sobre a herança religiosa de vários grupos deve soar para Deus como tolice sem propósito. Paulo tinha uma linhagem religiosa tão boa como qualquer um à volta dele, mas dizia que considerava isso tudo "perda por causa de Cristo" porque ele punha total confiança em Cristo e sua justiça (Filipenses 3:7-11). Paulo não estava preocupado com a aprovação ou a permissão de qualquer homem ou organização humana (Gálatas 1:10-12,17), somente com a pregação e a prática do puro evangelho de Jesus Cristo. Em vez de agir como políticos que precisam fazer uma pesquisa de opinião para saber de que lado o vento está soprando, precisamos estar firmemente assentados sobre a rocha da verdade de Deus (Efésios 4:11-16,24). Se estamos firmes com Deus, não importa quantos homens estejam contra nós. Certamente os relatos de Gideão e os midianitas, Davi e Golias, e Elias e os falsos profetas são suficientes para nos convencer de que a força não está em nos acharmos alinhados com a facção mais forte da cidade. Deus sempre vence, e a vitória é garantida para aqueles que permanecem com ele (Romanos 8:31-39).
Orgulho e inveja causam divisão. 
Nenhuma carta do Novo Testamento fala mais sobre divisão do que 1 Coríntios. As facções na igreja coríntia eram o resultado de comportamentos carnais de pessoas que estavam mais preocupadas com suas próprias reputações e influências do que estavam com o povo de Deus (leia cuidadosamente 1 Coríntios 3:1-17). Quando os homens são apanhados na carnalidade de tentar mostrar que nossas igrejas são maiores do que as igrejas deles, que nossos projetos são melhores do que os projetos deles e que nossos pregadores são mais eloqüentes do que os pregadores deles, as contendas são inevitáveis. Se pensarmos que somos maiores e melhores, seremos dominados pelo orgulho. Se temermos que outros estejam ganhando a corrida, seremos dominados pela inveja e o ciúme. Não importa quem está na frente; todos que estão na corrida estão errados! Vergonha para aqueles que rebaixarem a obra do Senhor ao nível de uma competição atlética. Deixem as competições e a busca de reconhecimento humano na planície de Sinear e retornem à pregação da mensagem simples da cruz de Cristo (1 Coríntios 2:1-5; veja Gênesis 11:1-9).
A surpreendente chave para a paz real
É interessante que Jesus freqüentemente nos diga para buscarmos as bênçãos que ele promete em lugares inesperados. Àqueles que queriam ser exaltados, ele disse que olhassem para baixo e lavassem os pés de seus irmãos (João 13:14-15). Àqueles preocupados com necessidades físicas, ele disse que buscassem as coisas espirituais (Mateus 6:31-34). E àqueles que querem a paz com os homens, ele diz que busquem a sabedoria pura que vem de cima. Se começarmos a buscar a paz, é bem provável que acabemos com nada mais do que alianças impuras com pessoas infiéis. Mas se partirmos para buscar e seguir a Verdade, receberemos o benefício extra da paz com Deus e seu povo. "A sabedoria, porém, lá do alto é, primeiramente, pura; depois, pacífica..." (Tiago 3:17). Não podemos reverter a ordem. Se pusermos a paz acima da pureza na pregação e na prática, terminaremos em desavença com Deus. Mas se nos devotarmos a proclamar e a seguir a pura mensagem de Jesus Cristo, gozaremos paz eterna com Deus e seu povo (1 Coríntios 1:10; Efésios 2:11-22).
"Assim, pois, seguimos as cousas da paz e também as da edificação de uns para com os outros" (Romanos 14:19).

Contenda: debate, lutas, disputa, controvérsia, embate, discussão, etc.
Maldizente: difamador, boateiro, mexeriqueiro; que resmunga e murmura. 
A filosofia moderna aponta a tolerância, a simpatia e o acordo como base da união.
Paulo escrevendo aos coríntios orienta o proceder dos irmãos, com base aos princípios vividos pela igreja primitiva, (1 Cor. 1:10). Sob o ponto de vista de Paulo, divisão, facção e contendas causam enormes prejuízos à obra de Deus, a Igreja.
Prov. 06:16-19 diz: O texto diz que seis coisas, Deus aborrece (sentir horror). A sétima a Sua alma abomina, “o que semeia contendas entre os irmãos”.  Abominar = detestar.
O que semeia contenda entre irmãos aparece no texto bíblico como o pior de todos. O que semeia contenda entre os irmãos e traz confusões para o meio da igreja, também é abominação ao Senhor.
Os semeadores de contenda desunem famílias, promovem intrigas, cria mal estar e desavenças entre irmãos e na igreja, é um verdadeiro agente de satanás no meio da cristandade.
Satanás quer fazer com que os irmãos se estranham uns aos outros, causando divisão. Muitos são agentes de satanás infiltrados dentro da igreja e não sabem.
Semear contenda é a atitude de falar ou fazer coisas que colocarão os irmãos uns contra os outros.
Há pelo menos quatro tipos de causa:
è  CAUSA PESSOAL: Conflitos se dão por uma questão de gosto, opinião, opção ou estilo individual. Esse tipo de conflito é natural, mas precisa ser bem conduzido e bem resolvido para não gerar problemas maiores.
è  CAUSA DOUTRINÁRIA: Dentro da igreja um grupo que defende uma interpretação bíblica sobre um assunto e outro grupo que entende diferente (I Tim 6:3-5 II Tim 2:14).
è  CAUSA CARNAL: Está diretamente ligada aos desejos físicos e egoístas. Observe que o conflito de causa pessoal ou doutrinária pode ser também carnal, bastando que um dos envolvidos esteja dominado pela carnalidade (I Cor. 3:3 Tg 4:01).
è  CAUSA DIABÓLICA: Muitos conflitos são certamente idealizados por Satanás. Ele é o maior semeador de contendas entre os irmãos, mas o que ele faz na maioria das vezes é "aproveitar a nossa lenha para fazer sua fogueira". Então, os conflitos pessoais, que podem ter até uma causa natural, ou os conflitos carnais e doutrinários, podem acabar se tornando instrumento nas mãos do inimigo. O seu maior desejo é ver o povo de Deus lutando consigo mesmo, quando deveríamos, juntos, lutar contra as forças das trevas.
Deus não tolera essa atitude, pois Ele próprio revelou em Sua Palavra sua intenção de fazer da Igreja um símbolo de harmonia e de paz, sendo ela a Sua família aqui na Terra. A igreja sofre muito por causa dessas situações.
 O ódio, a soberba, a ira suscita contendas e brigas e coloca um contra o outro (Prov. 10:12; 13:10).
Contendas são obras de maldizentes.
"Sem lenha, o fogo se apaga; e, não havendo maldizente, cessa a contenda" (Prov. 26:20,21). A contenda necessita de instrumentos para se materializar. Caso contrário se extingue: "Sem lenha, o fogo se apaga; e não havendo intrigante, cessa a contenda".
    Uma vez que a contenda entra na igreja, o culto passa a ser inviabilizado.  Os cristãos ficam tão preocupados com os seus direitos, dignidade, prestígio, práticas e procedimentos que fica impossível haver uma atmosfera que dê margem ao louvor e à adoração.  Com o ciúme e a inveja no coração, não podemos fazer julgamentos justos; o julgamento parcial só gera mais contenda.
Infelizmente, há pessoas que se ocupam falando mal dos outros e semeando contendas. Deus detesta tal comportamento.
Contendas são fáceis de começar e difíceis de terminar. Como um pequeno buraco numa barragem facilmente sai do controle da pessoa que o fez, uma pequena contenda cresce de tal maneira que ninguém consegue freá-la, (Prov. 17:14).
Temos que tomar cuidado com as nossas amizades evite pessoas que estão prontas para levantar contendas.
As amizades têm grande influência em nosso proceder que podem inclusive nos fazer transigir com nossos princípios. (Prov. 22:24-25)
A causa número um das contendas é a imaturidade de muitos crentes. Não são espirituais, são meninos em Cristo não cresceram (I Cor. 3:1 a 3). São pessoas que precisam crescer espiritualmente, emocionalmente, mentalmente; precisam de maturidade cristã. Uma pessoa madura controla sua língua (Tg 3:2; Prov. 21:23). Uma pessoa madura é um pacificador não um criador de caso.

14 julho 2016

DEUS NÃO ACEITA SUBORNO!

 DEUS NÃO RECEBE PROPINA
Resultado de imagem para Deus não aceita suborno
Pastores réprobos apelam para o emocional dos crentes. Sacolejam a alma dos incautos através da manipulação maligna do tipo: “Precisamos terminar a construção do nosso lindo templo, faça um voto financeiro para Deus que ele te recompensará”.Na sua insanidade espiritual, dizem ainda: “O voto constrange Deus e o impulsiona a liberar a bênção”. Isso é estelionato, é prática criminosa, é fraude, é charlatanismo. É tentativa de pagar propina a Deus.
Na verdade, o voto é uma tentativa explicita de barganhar com Deus, pois a pessoa faz um juramento assumindo o compromisso de fazer algo para a obra de Deus. A pessoa recebe para depois pagar, o que caracteriza a propina. O voto sempre tem uma expectativa de retribuição, de retorno, ou seja: “Darei isso na esperança que Deus me conceda aquilo”. Esse ato demonstra uma visão da relação com Deus como uma relação comercial, uma relação no ambiente de negócios, uma relação ganha-ganha. Ninguém perde, todos ganham. O Deus-patrão ganha e o crente-consumidor ganha também. Juntos, Deus e o crente se ajudam mutuamente. Que absurdo!

É preciso entender que os judeus entendiam que ao cumprirem suas obrigações para com Deus, o Senhor em troca, concedia-lhes benefícios; caso contrário, eram castigados. Para os judeus, Deus abençoava a fidelidade e castigava a desobediência. Deus abençoava os sacrifícios corretos e castigava quem não os fazia. Houve consequências danosas para os judeus que faziam votos e não os cumpriam. Porém, com a vinda de Jesus inaugurou-se uma nova dispensação onde a relação com Deus deixou de ser por méritos ou por atos. Não existe nada que o homem possa fazer para merecer as bênçãos de Deus e se fosse merecer, receberia somente condenação, pois o melhor do homem é pecado. A relação do homem com Deus depende exclusivamente do que Cristo fez no calvário. Portanto, votos não é um ensino aplicável na vida cristã hoje. Tudo que recebemos é sem merecimento, é por graça, somente por graça, é dádiva. Quando alguém Justifica a prática do voto usando como exemplo Ana, Jacó e Jefté está judaizando o cristianismo. Nosso padrão não são os judeus, mas a Nova Aliança.

Alguns líderes para defender a prática do voto nos dias atuais advogam que Paulo fez voto – “tendo rapado a cabeça em Cencréia, porque tinha voto” (At 18:18). Dizem ainda que Paulo em Atos 21:23 - 27 se submeteu à prática do voto juntamente com outros judeus. É necessário entendermos que Paulo sabia que as cerimônias judaicas não salvava ninguém. Paulo fez essa concessão orientada pelos anciãos judaicos porque ele estava sendo considerado pelos judeus como uma pessoa não agradável, não querida, não bem-vinda, devido o seu discurso da salvação sem os ritos e costumes da lei. Paulo cedeu à prática do voto a fim de ganhar os fracos na fé, por isso ele ressalta em I Coríntios 9:20: “tornei-me judeu para os judeus, a fim de ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, tornei-me como se estivesse sujeito à lei, embora eu mesmo não esteja debaixo da lei, a fim de ganhar os que estão debaixo da lei.” O apóstolo cedeu exatamente porque o rito do voto indicava “consagração”. Não tinha o sentido de troca com Deus.
Jesus ensinou em Mateus 5  que a palavra do crente deve ser suficiente sem fazer juramentos, votos. Quando o crente disser “sim” ou “não”, isso seja a verdade. O voto é a ignorância em relação ao sentido da cruz. É a manifestação de uma ansiedade em troca de uma bênção. Jesus ordenou a não andarmos ansiosos com coisa alguma. Ele reprova a falta de fé no cuidado e no amor paternais de Deus (Mat. 6:25-34). Se sabemos que o Senhor está no controle e que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, não há necessidade de se fazer votos. Ao fazê-los, mostramos falta de confiança nele. Portanto, campanha, corrente, sacrifício, peregrinação ou voto, são tentativas de pagar propina a Deus, tentando comprar uma bênção.

Há líderes com cabeça de ovelha e patas de lobo. Há oportunistas entre nós. E pessoas que não entendem nada. Por isso, precisamos voltar às origens. Voltar ao início do cristianismo e da Reforma, recuperando a essência do Evangelho. A prática do voto é a judaização do Evangelho e a catolização do crente. Não estou tecendo uma colcha de retalhos. A judaização do Evangelho e catolização do crente são produtos de uma hermenêutica defeituosa, que não compreende as distinções entre o Novo e o Antigo, Testamentos. Que os crentes se livrem da propina ao divino, o voto.

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