Jovem, você não é um super-herói. “Vigiai e orai, por mais que o espírito esteja pronto, a carne é fraca” (Mateus 26-41). Há momentos que temos que fugir e desviar do mal, e também dos desejos da mocidade. È natural que no meio de jovens bonitos e inteligentes, com o convívio surja a vontade e o desejo de se destacar no meio dos demais, até mesmo aquele sentimento de estrelismo, o desejo de vestir-se conforme a moda do mundo, de ser aceito e admirado por todos, de namorar, de satisfazer as vontades da carne e as vaidades desta vida. Porem, “Quem subirá ao monte do Senhor? Quem estará no seu lugar santo? Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente” (Salmos 24-3/4).
Para vencermos mocidade os desejos da carne são necessários haver pureza em nossa vida. Precisamos compreender que tipos de cristão estão sendo formados em nossa igreja. Uma juventude alicerçada na palavra ou uma mocidade sonhadora e iludida pelas vaidades desta vida, que acredita nas fabulas e musicas de “super-crentes” e não na simplicidade e verdade do evangelho que diz que no mundo teremos aflições, mas Cristo venceu o mundo e os que permanecerem nele também vencerá.
Vejo no livro de Jó, o próprio autor descrevendo que mesmo sendo ele reto diante de Deus, na sua juventude teve os desejos e deslizes da mocidade. “Porque escreves contra mim cousas amargas e me fazes herdar as culpas da minha mocidade?” ( Jó 13-26).
“E guiarei os cegos por um caminho que nunca conheceram, farei caminhar por veredas que não conheceram; tornarei as trevas em luz perante eles, e as coisas tortas farei direitas” ( Isais 46-16).
Entenda, quando estamos fora da presença de Deus, somos como um cego a andar em meio às trevas deste mundo. Mas Cristo veio para nos guiar através da palavra e ele mesmo é a luz para nossos caminhos. Quando andamos na luz é possível enxergar os buracos e os obstáculos postam em nossa frente para que desviarmos deles e não venhamos cair.
Por exemplo, um dos caminhos que muitos jovens não tem tido força para desviar-se dele, ou seja, resistir ao satanás e a inimiga minha, a carne, chama-se sexo solitário. Sim, satanás é atrevido, e quando falamos que a lascívia é um problema dentro da casa de Deus, muitos lideres não tem dado a devida importância para combater este mal. Quero afirmar pela palavra que o sexo solitário em qualquer hipótese, como o sexo antes do casamento é pecado perante nosso Senhor.
O que leva o jovem a praticar este ato? Desejos da carne, as concupiscências dos olhos e do coração, a falta de espiritualidade e comunhão com Deus, o inimigo de nossas almas tenta colocarem na mente das pessoas e até mesmo quando consegue ter êxodo, o torna viciado na pratica deste mal. Não somente jovens, conheci muitos homens e mulheres que mesmo após o casamento, continuaram com a prática do sexo solitário até o dia que verdadeiramente foram libertos. “Se Cristo vos libertar, verdadeiramente sereis liberto” (João 8-36).
A bíblia relata no velho testamento que Deus matou o homem que lançou a semente fora (Gênesis 38:-9-10). Mas o problema não é somente este, mas também o caminho a percorrer para que o sexo solitário aconteça. Pensamentos profanos e que não agradam a Deus são necessários para a prática deste terrível ato. Como ele pode ser evitado ou contido? Muita oração e fechando as portas para satanás. Evite andar em ambientes aonde o desejo ao pecado venha ser lançado em seu coração, jamais acesse sites ou compre revistas pornográficas, quando o inimigo vier trazer em sua mente imagens ou pensamentos deste tipo, repreenda em nome de Jesus e vá para a oração. Se ainda não esta liberto, procure a ajuda de seu pastor.
Desviando-se do mal, estaremos firmes no caminho da salvação. Lembrem-se, cada um dará conta de si mesmo. “Pois todos, devemos comparecer perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem u mal” (II Coríntias 5-10).
“De modo que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus” (Romanos 14-12).
O salmista já nos advertia dizendo que tudo é vaidade, e que de tudo que temos ouvido o fim é temer ao nosso Deus e guardar seus mandamentos, jovem, é preciso controlar os desejos do nosso coração, resistir ao diabo e ele fugirá de vos, é necessário desviarmos dos caminhos do mal. Temos agora a mente de Cristo e não a mente carnal, que busca saciar as vontades da carne. “Bom para o Homem é suportar o jugo na sua mocidade” ( Lamentações 3-27).
Eu continuo acreditando que é possível, mesmo com um mundo voltado para a vaidade, formar uma juventude forte e vencedora no Senhor. Hei mocidade, “A glória dos jovens é a sua força” (Provérbio 20-29)!
Fui questionado por um irmão sobre a minha postura perante a mocidade, pois sempre desejei que os jovens estivessem ao máximo, envolvidos com a obra de Deus. Bem, se não estamos servindo a Deus, estaremos fazendo a vontade da nossa carne ou até mesmo de satanás. O diabo não dorme, é o Senhor deseja que todos nós fosse agora arrancar as almas da boca do leão (Amós 3-12) e do fogo do inferno (Judas 23). Quem irá? Sim, todos, inclusive uma juventude forte, pois Ela vence o inimigo!
Um coração desocupado pode se tornar um grande problema. “Porque do coração procede os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituições. Furtos, falsos testemunhos e blasfêmias” (Mateus 15-19). Sabemos que são estas coisas que contaminam o homem. Não é diferente nos dias de hoje, os desejos do coração tem criado uma juventude voltada para as coisas do mundo, para a concupiscência da carne e não para as coisas do espírito. Por isto os cultos de ensinamentos, as escolas bíblicas, as reuniões com jovens eles tem que voltar.
Um pai acusou certo pastor, de ter influenciado o seu filho a desistir da faculdade para servir a igreja. O momento de fúria daquele senhor frente a frente com o reverendo parecia ter um final trágico. Foi quando o pastor com muita sabedoria disse: Realmente acredito que tenho uma parcela de influencia sim, mas deixa te falar como isto aconteceu. Seu filho havia comparecido na igreja em uma quarta feira no culto a tarde. Ele chamou-me a atenção, pois, sentou-se cabisbaixo na ultima fila e chorava muito, estava aos prantos e gritos dentro da casa do Senhor. Foi quando o espírito santo revelou que havia uma pessoa que estava presente, a qual queria tirar sua vida naquela tarde, pois já não agüentava a maneira que estava vivendo, não tinha mais paz, não tinha mais dialogo com a família, estava se perdendo em meio às drogas e prostituição, e uma voz dizia para ele tirar sua vida, pois ninguém o amava. Foi quando disse: Deus hoje quer mudar a vida desta pessoa. Era sim o seu filho pai, ele veio ao encontro de Deus e aceitou Jesus naquela tarde. Desde então foi liberto, e disse que gostaria de se tornar um evangelista e salvar muitas outras almas do fogo do inferno, local para onde iria, pois os homicidas não herdarão o reino de Deus.
“O homem natural não entende as coisas do espírito”, mas gostaria que soubesse que servir a Deus é a melhor escolha que um ser humano pode tomar indiferente de abrir ou não Mao de seus sonhos, Jesus é mais que um sonho, é uma realidade!
O pai já com lagrimas nos olhos disse não ter conhecimento daquela situação. Perguntei se gostaria de ver seu filho no meio das drogas ou até mesmo num caixão ou nos caminhos do Senhor?
Seu filho é uma bênção, esta se destacando junto com a mocidade e Deus quer usar ele para salvar almas, para levar a paz, inclusive para tua e para toda a família do senhor.
“buscar-me-eis, e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração” (Jr 29-13)
Jovem é necessário dialogar também com sua família, e mostrar dentro da palavra de Deus que devemos buscar primeiramente o reino dos céus e tudo mais nos será acrescentado. É preciso ter esforço de nossa parte, pois o reino de Deus é tomado com esforço (Mt 11-12).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
FAÇA SEU COMENTÁRIO