BANNER

pombinha

smiley
GOSTOU DESTE SITE?
ENTÃO PARTICIPE

SEGUIR ESTE BLOG

TEXTO EM MOVIMENTO

"SEJA BEM VINDO AO BLOG COMBATENDO PELA SÃ DOUTRINA" - "QUEM POUPA PASTOR QUE É CONTRA A SÃ DOUTRINA ESTÁ AJUDANDO A MATAR AS OVELHAS E PORTANTO É CÚMPLICE DOS ENGANADORES" - "EU SERIA UM COVARDE SE VISSE A VERDADE DIVINA SER ATACADA E CONTINUASSE CALADO SEM DIZER NADA, FUI POSTO PARA DEFESA DO EVANGELHO. Filipenses 1:17-b" - "SE ALGUÉM VEM TER CONVOSCO, E NÃO TRAZ ESTA DOUTRINA, NÃO O RECEBEIS EM CASA, NEM TAMPOUCO O SAUDEIS.2 João 1:10" - "E NÃO COMUNIQUEIS COM AS OBRAS INFRUTUOSAS DAS TREVAS,MAS ANTES CONDENAI-AS. Efésios 5:11 - RETENDO FIRME A FIEL PALAVRA QUE É CONFORME A DOUTRINA, PARA QUE SEJA PODEROSO TANTO PARA ADMOESTAR COM A SÃ DOUTRINA, COMO PARA CONVENCER OS CONTRADIZENTES.Tito 1:9 "

16 fevereiro 2016

BLASFÊMIA CONTRA O ESPÍRITO SANTO - QUAL O SIGNIFICADO?

1. Contexto histórico que se elucidou o 
problema
















Em Seu ministério terreno, o Cristo de Deus expulsava muitos demônios. Isso atraía a atenção de muitos e os enchia de admiração (Lc 4.36). Os fariseus, que nesse acontecimento também eram escribas – os quais escreviam e analisavam a Lei de Moisés – enfurecidos com tal obra, alegaram que Jesus expulsava os espíritos imundos por Belzebu – o príncipe dos demônios (Mc 3.22). Quem era Belzebu? O deus filisteu das moscas. Belzebu era um ídolo da Filístia – o cultuado deus das moscas. Os filisteus costumavam adorá-lo e invocá-lo contra a praga das moscas e, por isso, supõe-se que a sua escultura tivesse cabeça de mosca ou de besouro. Jesus responde que expulsa demônios pelo Espírito de Deus (Mt 12.28).

2. Jesus – cumpridor de Sua missão na 

Plenitude do espírito 

O Santo Espírito repousou sobre Jesus, ungindo-o para o ministério na Terra, por ocasião de Seu batismo (Jo 1.32,33). Deus-Pai deu testemunho do Seu Filho: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo (Mt 3.17). Os fariseus diziam que aquele que estava dentro de Jesus, operando tais sinais, era o principal dos espíritos imundos; por conseguinte, rejeitavam o testemunho dado pelo Pai. E por que isso foi tão grave? Só se confessa que Jesus é Senhor, pelo Espírito (1Co 12.3). Chamar o Consolador de impuro, sujo, danoso (causador de prejuízo) – o deus das moscas – é separar-se de toda a esperança de vida eterna. O Espírito Santo opera o Novo Nascimento de cujo resulta a salvação eterna (Jo 3.3-5). Como a teremos se não confessarmos o Senhor Jesus pelo que conduz o homem à eternidade: o Santo Espírito de Jeová?
Resumo da ópera, a atribuição da obra de Cristo ao poder de Satanás é um pecado imperdoável: Portanto eu vos digo: Todo o pecado e blasfêmia se perdoará aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada aos homens. E, se qualquer disser alguma palavra contra o Filho do homem, ser-lhe-á perdoado, mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste século nem no futuro (Mt 12.31,32). Veja Lucas 12.10.

3. A elucidação do que realmente é a 

blasfêmia contra o Espírito Santo

A blasfêmia contra o Espírito Santo é um pecado intencional. Grave, isto é: intencional. A pessoa o faz conscientemente e, em algum aspecto, existe um propósito de desviar outras pessoas do caminho do Senhor, como os escribas (Mt 12.22-28). Ela sabe que aquela operação é de Deus, tem provas cabais do agir divino naquela circunstância; todavia, mesmo assim, intencionalmente, por mero capricho, não quer confessar o poder divino do Espírito da Glória, imputando-lhe poderes infernais e condenatórios ao suplício eterno. É a rejeição intencional ao Espírito Eterno, fazendo dele um ser maligno e proveniente das labaredas do inferno. Ainda é um “pecado eterno”, pois é extinta toda a possibilidade de arrependimento e perdão: Quem blasfemar contra o Espírito Santo nunca terá perdão: é culpado de pecado eterno (Mc 3.29 – NVI). Aqueles que transgridem dessa maneira, chamam o mal de bem, e o bem de mal; a luz de trevas, e as trevas de luz; o doce de amargo, e o amargo de doce (Is 5.20). Só pode blasfemar contra o Deus-Espírito Santo quem O conhece e já provou de Seu poder (Hb 6.4-6).


4. A falsa síndrome de blasfêmia contra o 

Consolador 

Muitos crentes choram e perguntam-se: “Será que eu blasfemei contra o Espírito Santo?” Claro que não! Se há contrição, é a prova que não ocorreu tal pecado. A tristeza, segundo Deus, produz o arrependimento que leva à salvação (2Co 7.10). Isso é obra do Consolador, da mesma forma que no Dia de Pentecostes (At 2.37,38). O ser humano, que comete o pecado de blasfêmia contra o Espírito do Senhor, torna-se um “réu”, quer dizer, “envolvido em”, “culpado de”, “merecedor do” castigo eterno (Mc 3.29). Portanto, não haverá nem sombra de remorso ou arrependimento neste mundo ou no vindouro (Mt 12.32), visto que o indivíduo passa a amar o mal (Mq 3.2).


Glossário

Elucidar: Tornar claro, lúcido, inteligível.
Resumo da ópera: Em suma; em resumo; resumidamente.
Elucidação: Ação de elucidar; explicação de coisa obscura ou de difícil compreensão; esclarecimento.
NVI: Nova Versão Internacional.
Síndrome: Sentido Fig. – Conjunto de determinados comportamentos de um grupo e/ou ser humano que sofre ou sofreu uma mesma situação traumatizante. Também se diz síndroma.
Contrição: Sentimento de dor, aliado a um forte e sincero arrependimento, por ter ofendido a Deus com um erro, falhas ou pecados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA SEU COMENTÁRIO

cursor do mouse

CÂMERA

COMPARTILHE

HINOS DE PÁGINA

ONLINE

SETINHA

1

FEED

visitas

Flag Counter
- See more at: http://www.ecleticus.com/2011/10/slide-que-funciona-automatico-no.html#sthash.AFqkA20j.dpuf >