BANNER

pombinha

smiley
GOSTOU DESTE SITE?
ENTÃO PARTICIPE

SEGUIR ESTE BLOG

TEXTO EM MOVIMENTO

"SEJA BEM VINDO AO BLOG COMBATENDO PELA SÃ DOUTRINA" - "QUEM POUPA PASTOR QUE É CONTRA A SÃ DOUTRINA ESTÁ AJUDANDO A MATAR AS OVELHAS E PORTANTO É CÚMPLICE DOS ENGANADORES" - "EU SERIA UM COVARDE SE VISSE A VERDADE DIVINA SER ATACADA E CONTINUASSE CALADO SEM DIZER NADA, FUI POSTO PARA DEFESA DO EVANGELHO. Filipenses 1:17-b" - "SE ALGUÉM VEM TER CONVOSCO, E NÃO TRAZ ESTA DOUTRINA, NÃO O RECEBEIS EM CASA, NEM TAMPOUCO O SAUDEIS.2 João 1:10" - "E NÃO COMUNIQUEIS COM AS OBRAS INFRUTUOSAS DAS TREVAS,MAS ANTES CONDENAI-AS. Efésios 5:11 - RETENDO FIRME A FIEL PALAVRA QUE É CONFORME A DOUTRINA, PARA QUE SEJA PODEROSO TANTO PARA ADMOESTAR COM A SÃ DOUTRINA, COMO PARA CONVENCER OS CONTRADIZENTES.Tito 1:9 "

13 abril 2015

FALSIDADE, ALGO PRÓPRIO DO SER HUMANO CORROMPIDO

FALSIDADE, ALGO PRÓPRIO DO SER HUMANO CORROMPIDO


Infelizmente nossa decaída Sociedade,assim como nossa Conturbada igreja institucional, sofrem deste mal terrível que assola o homem, este desvio de conduta e de caráter maléfico para os relacionamentos entre pessoas próximas, irmãos, amigos, colegas, familiares e etc.
Agir e falar com falsidade nos tempos atuais já se tornou normal para muitos, uma característica que já se cristalizou na alma daqueles que ao invés de se santificarem, escolheram continuar na prática da injustiça, sujando-se com seus pecados (Ap 22.11). Enganar as pessoas com falsos sentimentos, falsas intenções que a primeira vista parecem boas, falsas palavras doces, e falsos compromissos já se tornou fator importantíssimo para o alcance de objetivos pessoais dentro de empresas, famílias e igrejas.

Agir com falsidade é algo condenado na Escritura, e os que se utilizam desta "qualidade" para agir astutamente serão lançados fora, pois a Bíblia afirma que os mentirosos não herdarão o Reino do Senhor e não entrarão na Cidade Santa (Ap 21.8, 21.27), a Palavra de Deus recomenda firmemente que os que estão em Cristo se despojem do velho homem, deixando os antigos costumes, entre os quais está a prática da mentira (Cl 3.9; Ef 4.25), apesar de vivermos em um tempo de apostasia em que a mentira é característica fundamental (1 Tm 4.1,2) devemos perseverar na verdade para que façamos diferença em meio a esta geração corrupta.

Aquele que vive na prática da mentira esta obedecendo a seu pai, que é o diabo (Jo 8.44), pois ele é mentiroso, enganador, falso e corrupto desde o princípio. satanás se mune desta poderosa arma para combater a igreja, com suas heresias, modismos, deturpações bíblicas e religiosas, e nós devemos estar atentos em relação aos seus enganos, afim de discernirmos o verdadeiro do falso (2 Co 11.14; 1 Jo 4.1).

O homem necessita de um encontro real com Jesus, com aquele que é a Suprema Verdade, nele poderemos viver abundantemente, sendo verdadeiros e sinceros uns com os outros (Jo 14.6), Ele quer de nós que sejamos pessoas vivificadas e santificadas pela verdade (Jo 17.17) e que nosso parecer no quotidiano tenhamos sempre uma postura definida e sincera em nossos relacionamentos, que seja sim sim, não não, pois o que passa disso provém do maligno (Mt 5.37), não podemos simular um sentimento, uma afirmação, uma atitude, devemos ser transparentes uns com os outros, para que satanás não nos destrua.
CUIDADO COM A FALSIDADE

ÊX 20:1-7.

FALSIDADE É HIPOCRISIA, É UMA FRAUDE, É A ALTERAÇÃO DA VERDADE. A BÍBLIA DIZ EM PV 4:24 “DESVIA DE TI A FALSIDADE DA BOCA”. 
A PESSOA FALSA USA DE MÁ FÉ E TRAZ MUITOS PREJUÍZOS PARA AQUELES QUE FAZEM PARTE DO SEU ROL DE AMIZADES, CUIDADO COM OS TAIS. 
EXISTEM MUITOS FALSOS NO DIAS DE HOJE VEJAMOS ALGUNS:

FALSOS BOATOS, ÊX 23:1;
FALSOS CAMINHOS, SL 119:104;
FALSOS CRISTOS, MT 24:24;
FALSOS APÓSTOLOS, AP 2:2;
FALSOS IRMÃOS, 2º CO 11:26;
FALSOS MESTRES, 2º PE 2:1;
FALSOS PROFETAS, 1º JO 4:1;
FALSAS TESTEMUNHAS, MT 26:59-60; ÊX 20:16.

TRÊS TIPOS DE MÁSCARA:

Máscara nos fala de falsidade, fingimento, disfarce, hipocrisia e coisas semelhante. Uma pessoa que vive uma vida de transparência e sinceridade não precisa tentar esconder-se por trás de uma capa de falsidade e hipocrisia. O problema é que as pessoas muitas vezes preferem camuflar a sua verdadeira identidade ao invés de viver a realidade. Mas as máscaras sempre caem.


A MÁSCARA DA FALSA AMIZADE.

As pessoas muitas vezes se aproximam das outras e dizem ser amigas, porém são muito interesseiras. Amigo é joia rara, um verdadeiro amigo deve ser muito valorizado; tem pessoas que se dizem amigas, mas é na hora da dificuldade e na adversidade que o verdadeiro amigo se revela. A palavra de Deus nos diz: Em todo tempo ama o amigo; e na angústia nasce o irmão (Pv.17.17). Amigos de longe temos muitos, amigos de perto temos alguns, amigos íntimos quase não temos, amigos verdadeiros é muito raro, quase não existem. O homem que tem muitos amigos pode congratular-se, mas há amigo mais chegado do que um irmão (Pv.18.24). Quem trai não é o inimigo, e sim o "amigo". Disse o salmista Daví: Pois não era um inimigo que me afrontava; então, eu o teria suportado; nem era o que me aborrecia que se engrandecia contra mim, porque dele me teria escondido, mas eras tu, meu companheiro, meu confidente e meu amigo íntimo. Praticávamos juntos agradavelmente, e íamos com a multidão à casa de Deus (Sl.55.12-14). Até o meu melhor amigo, em quem eu confiava, e que partilhava do meu pão, também me traiu (Sl.41.9). As vezes nós somos vítimas de traição por parte daqueles que menos esperamos, mas isto é para que se revele a falsidade e venha a cair a máscara daqueles que se dizem ser "amigo". Mas, temos um amigo que nunca nos decepciona, e nunca nos abandona; esse amigo é Jesus.

A MÁSCARA DO FALSO CRISTIANISMO.

Chegamos em uma época em que muitas pessoas se intitulam cristãos, o que antigamente era visto por muitos como um termo pejorativo, hoje para muitos virou moda ser cristão. Muitos estão entrando nas igrejas e sendo participantes ativo de toda a liturgia do culto, mas na prática a sua vida não corresponde a verdadeira identidade de um seguidor de Cristo. Tem pessoas que se dizem cristão mas tem uma língua solta para falar mal da vida dos outros. A palavra de Deus, nos diz: Se alguém entre vós cuida ser religioso e não refreia a sua língua, antes, engana seu coração, a religião desse é vá (Tg.1.26). Tem pessoas vivendo de aparência, até parece ser um verdadeiro cristão, mas vive uma vida dupla, quer servir a Deus e agradar ao mundo. Jesus disse: Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou há de odiar um e amar o outro ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom ( representa o deus das riquezas, dos prazeres mundanos). Mt.6.24. O apóstolo Paulo escreveu: Todavia, o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniquidade (2Tm.2.19). Há muitos que se dizem cristãos e tem título de pastor, mas são falsificadores da palavra de Deus, e estão atraindo multidões, oferecendo-lhes um evangelho de facilidades, fazendo do povo negócio e lhes apresentando um Jesus capitalista, tornando as pessoas cada vez mais compulsivas pelas coisas materiais. Jesus é lindo, o evangelho é maravilhoso, mas muitos que se dizem cristãos tem manchado a boa imagem do evangelho com as suas atitudes ímpias. Mas as máscaras dos falsos estão caindo e Deus vai ajustar contas com quem está brincando de ser crente.


A MÁSCARA DA FALSA SANTIDADE.

Tem pessoas dentro da igreja, vivendo e pregando uma falsa santidade. Uma santidade de aparência exterior, baseada em preceitos de homens, sendo um verdadeiro sepulcro caiado. Jesus censurou os escribas e fariseus, porque eles aparentavam ser o que na verdade não eram. Eles foram chamados por Jesus, de hipócritas e sepulcros caiado (Mt.23.27). Eles ensinavam e não praticavam, se escondiam em uma capa de aparente santidade, mas interiormente estavam cheios de pecados. Hoje não é diferente, os escribas e fariseus modernos estão por ai, se escondendo por trás de uma máscara, mostrando aparência de piedade, mas na prática eles negam e são contraditórios no que falam. Eu li uma frase que dizia o seguinte: Admire as pessoas que confessam suas fraquezas e tenha cuidado redobrado com aquelas que vivem arrotando santidade. Não é regra, mas é de desconfiar quando uma pessoas sobe num pedestal de santidade e se acha melhor que todos; atente para os passos dela e se comprovará que é tudo uma farsa. A santidade que vem de Deus é humilde, simples e com temor (respeito). O apóstolo Paulo escrevendo aos coríntios disse: Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus (2Co.7.1). Na bíblia não tem santinho nem santarrão, basta ser santo. As máscaras de santidade dos hipócritas estão caindo e vão continuar, porque está escrito: Aquele que usa de engano não ficará dentro da minha casa (Sl.101.7). É tempo de se ajustar com Deus, ele é misericordioso.  



A FALSIDADE PROVÉM DO AFASTAMENTO DE DEUS

O clamor do salmista é resultado da observação que o mesmo faz a sua volta, quando ele percebe que não há mais pessoas honestas  e dignas de confiança. O Salmista identifica a ação maligna e traiçoeira dos falsos. “Falam com falsidade uns aos outros, falam com lábios bajuladores e coração fingido”, v. 2

Aqueles que se distanciam de Deus tem a facilidade de manipular as palavras. O diabo é o pai da mentira e a falsidade está diretamente ligada aos que se encontram distantes de Deus.

O apóstolo Tiago adverte - “Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão, e julga a seu irmão, fala mal da lei, e julga a lei; ora, se julgas a lei, não és observador da lei, mas juiz”. Tiago 4.11

O Apóstolo Pedro exorta – “Pois, quem quer amar a vida, e ver os dias bons, refreie a sua língua do mal, e os seus lábios não falem engano” - I Pedro 3.10

 A FALSIDADE INCORRERÁ NO JUÍZO DE DEUS

O salmista cercado pela falsidade, pede a interferência do Senhor contra os bajuladores e soberbo. Os que vivem na falsidade devem lembrar que a justiça divina os haverá de encontrar – “Corte o SENHOR todos os lábios bajuladores, a língua que fala soberbamente, pois dizem: Com a língua prevaleceremos, os lábios são nossos; quem é senhor sobre nós?” 
Há muitos e bons artistas que no teatro representam com arte os mais diversos papéis e ganham pelo seu trabalho. Mas é bom afirmar que há muitos que vivem de constante representação, como se a vida fosse um teatro. Só que em vez de um bom salário, irá ouvir a voz do juízo de Deus. – “Digo-vos, pois, que de toda palavra fútil que os homens disserem, hão de dar conta no dia do juízo. Porque pelas tuas palavras serás justificado, e pelas tuas palavras serás condenado”. Mateus 12.36-37.

Para os que se mantém na verdade, diz o salmista que o Senhor oferece proteção e livramento. Afinal os falsos estão em toda parte, mas o juízo de Deus os encontrará – “Sim, SENHOR, tu nos guardarás; desta geração nos livrarás para sempre. Por todos os lugares andam os perversos, quando entre os filhos dos homens a vileza é exaltada.” 

 A FALSIDADE SE CORRIGE PELA PALAVRA DE DEUS

Mostra o salmista que há um tratamento para a falsidade, que é aplicação da Palavra de Deus – “As palavras do SENHOR são palavras puras, prata refinada em cadinho de barro, depurada sete vezes”

O remédio divino para a falsidade é a aproximação da verdade do Senhor. Viver o evangelho e a sua mensagem depurada é a exigência para se combater a falsidade. A aplicação da palavra muda o comportamento do homem. – “Escondi a tua palavra no meu coração, para não pecar contra ti”. Salmo 119.11.

Há necessidade de se encarar a palavra da verdade para se enfrentar a hipocrisia. É com a Palavra que se trata a falsidade. 

Existem três outras verdades sobre este salmo. Este salmo fala de três sentenças e três erros.

1. Pois dizem, com a língua prevaleceremos 

Contudo, a língua dos falsos nunca prevalecerá, pois o Senhor julgará cada um – “Digo-vos, pois, que de toda palavra fútil que os homens disserem, hão de dar conta no dia do juízo. Porque pelas tuas palavras serás justificado, e pelas tuas palavras serás condenado”. Mateus 12.36-37.

2. Os lábios são nossos

 - Os lábios não são deles para falar o que quiserem. “Respondeu-lhe o SENHOR: Quem fez a boca do homem? Ou quem faz o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o SENHOR?” – Ex 4.11

3. Quem é o Senhor sobre nós? 

Cada um tem um Senhor. No caso dos falsos, suas línguas envenenadas  são seus senhores, porque quem peca é escravo do pecado. – “Não sabeis que daquele a quem vos apresentais como servos para lhe obedecer, sois servos desse mesmo a quem obedeceis, seja do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça?” Romanos 6.16

CONCLUSÃO

a) Como era tratada uma pessoa que agisse com falsidade contra seu irmão?

“Quando se levantar testemunha falsa contra alguém, para o acusar de algum transvio, então, os dois homens que tiverem a demanda se apresentarão perante o SENHOR, diante dos sacerdotes e dos juízes que houver naqueles dias. Os juízes indagarão bem; se a testemunha for falsa e tiver testemunhado falsamente contra seu irmão, far-lhe-eis como cuidou fazer a seu irmão; e, assim, exterminarás o mal do meio de ti; para que os que ficarem o ouçam, e temam, e nunca mais tornem a fazer semelhante mal no meio de ti. Não o olharás com piedade: vida por vida, olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé” - Dt 19.16-21

b) Na visão do salmista, o que deve está em lugar da falsidade?

"Por meio dos teus preceitos, consigo entendimento; por isso, detesto todo caminho de falsidade” - Sl 119.104.

c)  No saltério, que condição existe para se obter a benção do Senhor?

“O que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à falsidade, nem jura dolosamente. Este obterá do SENHOR a bênção e a justiça do Deus da sua salvação” - Sl 24.4-5.

d) Que procedimento devemos ter com os pecadores mexeriqueiros?

“O mexeriqueiro revela o segredo; portanto, não te metas com quem muito abre os lábios” - Pv 20.19.

e) Qual o nono mandamento da lei de Deus?

“Não dirás falso testemunho contra o teu próximo” - Ex 20.16.

É tempo de tirar as máscaras e viver a verdadeira identidade. É tempo de deixar o disfarce da hipocrisia e viver a verdade de Deus. É tempo de deixar a capa da malícia, do fingimento e da falsidade e vestir as vestes da sinceridade e da verdade. É tempo de nos apresentarmos a Deus sem máscara e sem capa, e confessarmos para ele as nossas fraquezas, ele vai nos socorrer, ele é misericordioso.

LEMBRE-SE: Falsidade não é inteligência ou astúcia, é desvio de caráter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA SEU COMENTÁRIO

cursor do mouse

CÂMERA

COMPARTILHE

HINOS DE PÁGINA

ONLINE

SETINHA

1

FEED

visitas

Flag Counter
- See more at: http://www.ecleticus.com/2011/10/slide-que-funciona-automatico-no.html#sthash.AFqkA20j.dpuf >