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07 fevereiro 2017

DIFERENÇA ENTRE LEI E A GRAÇA!

1-A Lei veio para tornar o homem consciente do pecado.
 
Rom 7:7-13 
7- Que diremos pois? É a Lei pecado? De modo nenhum. Contudo, eu não conheci o pecado senão pela Lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a Lei não dissesse: Não cobiçarás.
8- Mas o pecado, tomando ocasião, pelo mandamento operou em mim toda espécie de concupiscência; porquanto onde não há Lei está morto o pecado.
9- E outrora eu vivia sem a Lei; mas assim que veio o mandamento, reviveu o pecado, e eu morri;
10- e o mandamento que era para vida, esse achei que me era para morte.
11- Porque o pecado, tomando ocasião, pelo mandamento me enganou, e por ele me matou.
12- De modo que a Lei é santa, e o mandamento Santo, justo e bom.
13- Logo o bom tornou-se morte para mim? De modo nenhum; mas o pecado, para que se mostrasse pecado, operou em mim a morte por meio do bem; a fim de que pelo mandamento o pecado se manifestasse excessivamente maligno.

Gl 3:19

Logo, para que é a Lei? Foi acrescentada por causa das transgressões, até que viesse o descendente a quem a promessa tinha sido feita; e foi ordenada por meio de anjos, pela mão de um mediador.

Rom 3:20
por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado.

2- A Lei não veio para os justos, mas para os injustos.
I Tm 1: 8-10
8- Sabemos, porém, que a Lei é boa, se alguém dela usar legitimamente,
9- reconhecendo que a Lei não é feita para o justo, mas para os transgressores e insubordinados, os irreverentes e pecadores, os ímpios e profanos, para os parricidas, matricidas e homicidas,
10- para os devassos, os sodomitas, os roubadores de homens, os mentirosos, os perjuros, e para tudo que for contrário à sã doutrina,

3- A Lei é chamada de ministério da condenação.
II Cor 3:6-18
6- O qual também nos capacitou para sermos ministros dum novo pacto, não da letra, mas do Espírito; porque a letra mata, mas o Espírito vivifica.
7- Ora, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, veio em glória, de maneira que os filhos de Israel não podiam fixar os olhos no rosto de Moisés, por causa da glória do seu rosto, a qual se estava desvanecendo,
8- como não será de maior glória o ministério do Espírito?
9- Porque, se o ministério da condenação tinha glória, muito mais excede em glória o ministério da justiça.
4- A Lei foi um aio (professor, tutor) para conduzir o povo até Cristo
Gl 3:23-25
23- Mas, antes que viesse a fé, estávamos guardados debaixo da Lei, encerrados para aquela fé que se havia de revelar.
24- De modo que a Lei se tornou nosso aio, para nos conduzir a Cristo, a fim de que pela fé fôssemos justificados.
25- Mas, depois que veio a fé, já não estamos debaixo de aio.

5- Lei não podia nos conceder vida por causa da enfermidade da carne
Gl 3:21
21- É a Lei, então, contra as promessas de Deus? De modo nenhum; porque, se fosse dada uma Lei que pudesse vivificar, a justiça, na verdade, teria sido pela Lei.

Hb 7:11

11- De sorte que, se a perfeição fosse pelo sacerdócio levítico (pois sob este o povo recebeu a Lei), que necessidade havia ainda de que outro sacerdote se levantasse, segundo a ordem de Melquisedeque, e que não fosse contado segundo a ordem de Arão?

Rm 8:3
3 Porquanto o que era impossível à Lei, visto que se achava fraca pela carne, Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança da carne do pecado, e por causa do pecado, na carne condenou o pecado.

6- Deus nos trouxe a Lei como imagem, prenúncio do que haveria de vir.
Hb 10:1
1- Porque a Lei, tendo a sombra dos bens futuros, e não a imagem exata das coisas, não pode nunca, pelos mesmos sacrifícios que continuamente se oferecem de ano em ano, aperfeiçoar os que se chegam a Deus.

7- Portanto, nenhum homem pode ser justificado pela Lei.
Gl 2:16
16- sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da Lei, mas sim, pela fé em Cristo Jesus, temos também crido em Cristo Jesus para sermos justificados pela fé em Cristo, e não por obras da Lei; pois por obras da Lei nenhuma carne será justificada.

8- Deus faz Nova Aliança com seu povo.
Hb 8:7-13
10- Ora, este é o pacto que farei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor; porei as minhas Leis no seu entendimento, e em seu coração as escreverei; eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo;
11- e não ensinará cada um ao seu concidadão, nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece ao Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor deles até o maior.
12- Porque serei misericordioso para com suas iniqüidades, e de seus pecados não me lembrarei mais.
13- Dizendo: Novo pacto, ele tornou antiquado o primeiro. E o que se torna antiquado e envelhece, perto está de desaparecer.

9- Paulo chamou a Nova Aliança de ministério da reconciliação e da justiça.
II Cor 3:9
9- Porque, se o ministério da condenação tinha glória, muito mais excede em glória o ministério da justiça.


II Cor 5:18

18- Mas todas as coisas provêm de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Cristo, e nos confiou o ministério da reconciliação.

10- Cristo é mediador de uma Nova Aliança.
Hb 9:11-15
11-Mas Cristo, tendo vindo como sumo sacerdote dos bens já realizados, por meio do maior e mais perfeito tabernáculo (não feito por mãos, isto é, não desta criação),
12- e não pelo sangue de bodes e novilhos, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez por todas no Santo lugar, havendo obtido uma eterna redenção.
13- Porque, se a aspersão do sangue de bodes e de touros, e das cinzas duma novilha santifica os contaminados, quanto à purificação da carne,
14- quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará das obras mortas a vossa consciência, para servirdes ao Deus vivo?
15- E por isso é mediador de um novo pacto, para que, intervindo a morte para remissão das transgressões cometidas debaixo do primeiro pacto, os chamados recebam a promessa da herança eterna
11- A Nova Aliança traz uma esperança superior à velha.

Hb 7:18-19

18- Pois, com efeito, o mandamento anterior é ab-rogado por causa da sua fraqueza e inutilidade.
19- (pois a Lei nenhuma coisa aperfeiçoou), e desta sorte é introduzida uma melhor esperança, pela qual nos aproximamos de Deus.

12- Cristo nos libertou da Lei do pecado e da morte. A Lei não conseguiu operar isso em nós.

Rm 8: 3-4

3- Porquanto o que era impossível à Lei, visto que se achava fraca pela carne, Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança da carne do pecado, e por causa do pecado, na carne condenou o pecado.
4- para que a justa exigência da Lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.

13- Nós não estamos debaixo da Lei de Moisés, todavia não estamos sem Lei. Nós morremos para o pecado e estamos debaixo da graça para cumprir a Lei de Cristo, a qual é mais perfeita. A vida cristã, não é uma vida sem lei. É uma vida cuja lei é uma pessoa, Cristo. Ele imprimiu sua Lei em nossos corações e nos conduz à santificação pelo poder do Espírito Santo. Vivemos para agradá-lo.

Rm 6: 1-6

1- Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que abunde a graça?
2- De modo nenhum. Nós, que já morremos para o pecado, como viveremos ainda nele?
3- Ou, porventura, ignorais que todos quantos fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte?
4- Fomos, pois, sepultados com ele pelo batismo na morte, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.
5- Porque, se temos sido unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente também o seremos na semelhança da sua ressurreição;
6- sabendo isto, que o nosso homem velho foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado fosse desfeito, a fim de não servirmos mais ao pecado.

Hb 10:16-17

16- Este é o pacto que farei com eles depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei as minhas Leis em seus corações, e as escreverei em seu entendimento; acrescenta:
17- E não me lembrarei mais de seus pecados e de suas iniqüidades.


Rm 2:14-15

14- (porque, quando os gentios, que não têm Lei, fazem por natureza as coisas da Lei, eles, embora não tendo Lei, para si mesmos são Lei.
15- pois mostram a obra da Lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os),

Mt 5:20-32

20- pois eu vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus.
27- ouvistes que foi dito: não adulterarás.
28- eu, porém, vos digo que todo aquele que olhar para uma mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.
31- também foi dito: quem repudiar sua mulher, dê-lhe carta de divórcio.
32- eu, porém, vos digo que todo aquele que repudia sua mulher, a não ser por causa de infidelidade, a faz adúltera; e quem casar com a repudiada, comete adultério.

I Cor 9:20-22
E fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, como se estivesse debaixo da lei, para ganhar os que estão debaixo da lei. Para os que estão sem lei, como se estivesse sem lei (não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo), para ganhar os que estão sem lei.

Col 1:10
10 Para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda a boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus;

14- A Lei de Moisés era constituída de 3 tipos de Lei:

  • Lei civil – constituição da nação de Israel
  1. Distribuição das doze tribos
  2. Ano do jubileu
  3. Etc
Objetivo: organizou o estado de Israel
Fato: uma nação tão pequena quanto Israel, mas que tem uma identidade de nação que ninguém consegue tirar

Lei cerimonial – profética, rituais
    1. Sacrifícios do cordeiro
      • Festas (pentecostes, lua nova, páscoa)
       Objetivo: anunciar a vinda de Cristo
       Fato: foi cumprida em Jesus

Lc 24:44

Depois lhe disse: são estas as palavras que vos falei, estando ainda convosco, que importava que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na Lei de Moisés, nos profetas e nos salmos.

  • Lei moral – tratava da conduta do homem
Os 10 mandamentos entre outros
Objetivo: tratar da conduta do homem
Fato: Jesus ampliou a Lei moral trazendo exigências maiores – Mt 5:17-48

15- Jesus tornou-se o sumo sacerdote da nova aliança e modificou (aperfeiçoou) a Lei.

Hb 7:11-18
11- De sorte que, se a perfeição fosse pelo sacerdócio levítico (pois sob este o povo recebeu a Lei), que necessidade havia ainda de que outro sacerdote se levantasse, segundo a ordem de Melquisedeque, e que não fosse contado segundo a ordem de Arão?
12- Pois, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da Lei.
13- Porque aquele, de quem estas coisas se dizem, pertence a outra tribo, da qual ninguém ainda serviu ao altar,
14- visto ser manifesto que nosso Senhor procedeu de Judá, tribo da qual Moisés nada falou acerca de sacerdotes.
15- E ainda muito mais manifesto é isto, se à semelhança de Melquisedeque se levanta outro sacerdote,
16- que não foi feito conforme a Lei de um mandamento carnal, mas segundo o poder duma vida indissolúvel.
17- Porque dele assim se testifica: Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque.
18- Pois, com efeito, o mandamento anterior é ab-rogado por causa da sua fraqueza e inutilidade

16-No monte da transfiguração Deus afirmou que deveríamos ouvir a Jesus deixando de lado a Lei e os profetas.
 
Mt 17:4-5
4- Pedro, tomando a palavra, disse a Jesus: Senhor, bom é estarmos aqui; se queres, farei aqui três cabanas, uma para ti, outra para Moisés, e outra para Elias.
5- Estando ele ainda a falar, eis que uma nuvem luminosa os cobriu; e dela saiu uma voz que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; a ele ouvi.

17- Deus nos falou através da Lei nos tempos antigos, mas agora nos fala através de Cristo.
Hb 1:1-2
1- Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas,
2- nestes últimos dias a nós nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, e por quem fez também o mundo;

 
 A PRIMEIRA DIVERGÊNCIA ENTRE OS APÓSTOLOS DE JERUSALÉM E PAULO

1- Jesus manda os apóstolos saírem por todo o mundo pregando o evangelho.

Mt 28:18-20

19- portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do pai, e do filho, e do Espírito Santo;
20- ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.

2- Os apóstolos ficaram em Jerusalém e não houve pregação aos gentios.

Atos 8:1

1- naquele dia levantou-se grande perseguição contra a igreja que estava em Jerusalém; e todos exceto os apóstolos, foram dispersos pelas regiões da Judéia e da Samária.

 

Atos 11-19

19- aqueles, pois, que foram dispersos pela tribulação suscitada por causa de Estêvão, passaram até a fenícia, Chipre e Antioquia, não anunciando a ninguém a palavra, senão somente aos juDeus.

3- Pedro tem uma visão onde Deus manda que ele coma animais imundos segundo a Lei, mas purificados pelo sangue de Cristo.

Atos 10:9-16

9- no dia seguinte, indo eles seu caminho e estando já perto da cidade, subiu Pedro ao eirado para orar, cerca de hora sexta.
10- e tendo fome, quis comer; mas enquanto lhe preparavam a comida, sobreveio-lhe um êxtase,
11- e via o céu aberto e um objeto descendo, como se fosse um grande lençol, sendo baixado pelas quatro pontas sobre a terra,
12- no qual havia de todos os quadrúpedes e répteis da terra e aves do céu.
13- e uma voz lhe disse: levanta-te, Pedro, mata e come.
14- mas Pedro respondeu: de modo nenhum, Senhor, porque nunca comi coisa alguma comum e imunda.
15- pela segunda vez lhe falou a voz: não chames tu comum ao que Deus purificou.
16- sucedeu isto por três vezes; e logo foi o objeto recolhido ao céu.

4- Pedro é mandado por um anjo para pregar na casa de Cornélio (que era gentio). Os animais imundos eram símbolos dos gentios.

Atos 10:25-28

25- quando Pedro ia entrar, veio-lhe Cornélio ao encontro e, prostrando-se a seus pés, o adorou.
26- mas Pedro o ergueu, dizendo: levanta-te, que eu também sou homem.
27- e conversando com ele, entrou e achou muitos reunidos,
28- e disse-lhes: vós bem sabeis que não é lícito a um judeu ajuntar-se ou chegar-se a estrangeiros; mas Deus mostrou-me que a nenhum homem devo chamar comum ou imundo;

5- Quando Pedro volta a Jerusalém é duramente argüido por ter entrado em casa de gentios.

Atos 11:2-3

1- ora, ouviram os apóstolos e os irmãos que estavam na Judéia que também os gentios haviam recebido a palavra de Deus.
2- e quando Pedro subiu a Jerusalém, disputavam com ele os que eram da circuncisão,
3- dizendo: entraste em casa de homens incircuncisos e comeste com eles.

6- Pedro só batiza Cornélio depois que o Espírito Santo cai sobre eles.

Atos 11:15-17

15- logo que eu comecei a falar, desceu sobre eles o Espírito Santo, como também sobre nós no princípio.
17- portanto, se Deus lhes deu o mesmo dom que dera também a nós, ao crermos no Senhor Jesus Cristo, quem era eu, para que pudesse resistir a Deus?

7- Deus levanta Paulo para pregar aos gentios (outros povos que não eram judeus).

Atos 9:15

15- disse-lhe, porém, o Senhor: vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome perante os gentios, e os reis, e os filhos de Israel;

Gl 2:9

9- e quando conheceram a graça que me fora dada, Tiago, Cefas e João, que pareciam ser as colunas, deram a mim e a barnabé as destras de comunhão, para que nós fôssemos aos gentios, e eles aos judeus;

8- A igreja em Jerusalém se mistura com os costumes judaicos e irmãos que passam por lá, tentam forçar a igreja em Antioquia a guardar a Lei de Moisés, SEM TEREM RECEBIDO ORDEM DOS APÓSTOLOS.

Atos 15:1-2,24

1-Então alguns que tinham descido da Judéia ensinavam aos irmãos: se não vos circuncidardes, segundo o rito de Moisés, não podeis ser salvos.
24- Porquanto ouvimos que alguns que saíram dentre nós vos perturbaram com palavras, e transtornaram as vossas almas, dizendo que deveis circuncidar-vos e guardar a lei, não lhes tendo nós dado mandamento,

9- Paulo sobe a Jerusalém para ouvir o que os apóstolos iriam decidir a respeito do assunto.

Atos 15:2

2- tendo Paulo e Barnabé contenda e não pequena discussão com eles, os irmãos resolveram que Paulo e Barnabé e mais alguns dentre eles subissem a Jerusalém, aos apóstolos e aos anciãos, por causa desta questão.

9- A decisão dos apóstolos foi que não se perturbassem os gentios.

Atos 15:6-12

6- Congregaram-se pois os apóstolos e os anciãos para considerar este assunto.
7- E, havendo grande discussão, levantou-se Pedro e disse-lhes: Irmãos, bem sabeis que já há muito tempo Deus me elegeu dentre vós, para que os gentios ouvissem da minha boca a palavra do evangelho e cressem.
8- E Deus, que conhece os corações, testemunhou a favor deles, dando-lhes o Espírito Santo, assim como a nós;
9- e não fez distinção alguma entre eles e nós, purificando os seus corações pela fé.
10- Agora, pois, por que tentais a Deus, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo que nem nossos pais nem nós pudemos suportar?
11- Mas cremos que somos salvos pela graça do Senhor Jesus, do mesmo modo que eles também.

Atos 15:19 –29

19- Por isso, julgo que não se deve perturbar aqueles, dentre os gentios, que se convertem a Deus,
20- mas, escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, da prostituição, do que é sufocado e do sangue.
21- Porque Moisés, desde tempos antigos, tem em cada cidade homens que o preguem, e cada sábado é lido nas sinagogas.
22- então pareceu bem aos apóstolos e aos anciãos com toda a igreja escolher homens dentre eles e enviá-los a Antioquia com Paulo e barnabé, a saber: Judas, chamado Barsabás, e Silas, homens influentes entre os irmãos.
23- e por intermédio deles escreveram o seguinte: os apóstolos e os anciãos, irmãos, aos irmãos dentre os gentios em Antioquia, na Síria e na Cicília, saúde.
24- portanto ouvimos que alguns dentre nós, aos quais nada mandamos, vos têm perturbado com palavras, confundindo as vossas almas,
porque pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não vos impor maior encargo além destas coisas necessárias:
29- que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da prostituição; e destas coisas fareis bem de vos guardar. Bem vos vá.

AS IGREJAS DA REGIÃO DA GALÁCIA COMEÇAM A GUARDAR A LEI DE MOISÉS. Paulo escreve a carta aos gálatas onde rejeita a mescla entre Evangelho do Reino e judaísmo. 

A) Paulo chama a mistura de “outro evangelho” e acusa os gálatas de se desviarem.

Gl 1:6-8

6- estou admirado de que tão depressa estejais desertando daquele que vos chamou na graça de Cristo, para outro evangelho,
7- o qual não é outro; senão que há alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo.
8- mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos pregasse outro evangelho além do que já vos pregamos, seja anátema.
              
B) Paulo chama os que o queriam forçar a circuncisão de falsos.

Gl 2:3-4

3- mas nem mesmo Tito, que estava comigo, embora sendo grego, foi constrangido a circuncidar-se;
4- e isto por causa dos falsos irmãos intrusos, os quais furtivamente entraram a espiar a nossa liberdade, que temos em Cristo Jesus, para nos escravizar;

C) Os que estão debaixo da Lei de Moisés estão debaixo de maldição.

Gl 3:10-11

10- Pois todos quantos são das obras da Lei estão debaixo da maldição; porque escrito está: Maldito todo aquele que não permanece em todas as coisas que estão escritas no livro da Lei, para fazê-las.
11- É evidente que pela Lei ninguém é justificado diante de Deus, porque: O justo viverá da fé;
12- ora, a Lei não é da fé, mas: O que fizer estas coisas, por elas viverá.
D) Quem quer guardar a Lei de Moisés deve guardar todos os mandamentos e não apenas alguns.

Gl 5:3

3- e de novo testifico a todo homem que se deixa circuncidar, que está obrigado a guardar toda a Lei.

E) Quem tropeça em um só ponto da Lei torna-se culpado de todos os outros pecados.

Tg 2:10

10- Pois qualquer que guardar toda a Lei, mas tropeçar em um só ponto, tem-se tornado culpado de todos.

F) Paulo chama os mandamentos da Lei de “fracos e pobres”.

Gl 4:9-11

9- agora, porém, que já conheceis a Deus, ou, melhor, sendo conhecidos por Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir?
10- Guardais dias, e meses, e tempos, e anos.
11- Temo a vosso respeito não haja eu trabalhado em vão entre vós.
HB 7:18
18- Pois, com efeito, o mandamento anterior é ab-rogado por causa da sua fraqueza e inutilidade.

G) Voltar a praticar a Lei de Moisés é voltara colocar-se debaixo do jugo da escravidão.

Gl 5:1

1- Para a liberdade Cristo nos libertou; permanecei, pois, firmes e não vos dobreis novamente a um jogo de escravidão.

H) Paulo chama os pregadores da Lei de perturbadores.

Gl 5:10-12

10- Confio de vós, no Senhor, que de outro modo não haveis de pensar; mas aquele que vos perturba, seja quem for, sofrerá a condenação.
12- Oxalá se mutilassem aqueles que vos andam inquietando.

Gl 6:13

13- Porque nem ainda esses mesmos que se circuncidam guardam a Lei, mas querem que vos circuncideis, para se gloriarem na vossa carne.

I) Paulo vacina a igreja contra aqueles que pregam doutrinas humanas.

Col 2:4,6-8

4- Digo isto, para que ninguém vos engane com palavras persuasivas.
6- Portanto, assim como recebestes a Cristo Jesus, o Senhor, assim também nele andai,
7- arraigados e edificados nele, e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, abundando em ação de graças.
8- Tendo cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo;

J) Paulo afirma que o que indica que sou cristão não é a comida, nem a bebida, nem o guardar o sábado, nem o guardar as festas cerimoniais. 

Col 2:16

16- Ninguém, pois, vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa de dias de festa, ou de lua nova, ou de sábados,

L) O homem que guarda a Lei (no regime da Lei) está inútil para Deus e separado de Cristo.

Gl 5:2,4

2- Eis que eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará.
4- Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela Lei; da graça decaístes.

M) Ninguém pode nos julgar baseado num entendimento carnal. Tal entendimento provém de pessoas orgulhosas que não estão ligadas a Cristo.

Col 2:18-19

18- Ninguém atue como árbitro contra vós, afetando humildade ou culto aos anjos, firmando-se em coisas que tenha visto, inchado (orgulhoso) vãmente pelo seu entendimento carnal,
19- e não retendo a Cabeça, da qual todo o corpo, provido e organizado pelas juntas e ligaduras, vai crescendo com o aumento concedido por Deus.

L) Se morremos com Cristo para o pecado não precisamos mais desse tipo de ordenanças.
Col 2:20-21
20- Se morrestes com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos sujeitais ainda a ordenanças, como se vivêsseis no mundo,
21- tais como: não toques, não proves, não manuseies

M) As ordenanças típicas da Lei de Moisés eram relativas a vida humana, eram mandamentos de homens.  A Lei era a sombra das coisas futuras e não a imagem exata das coisas. Por isso não tinham poder no combate à satisfação da carne. A sabedoria que advinha da obediência a essas Leis era apenas aparente, a humildade era artificial, fingida.

Col 2:23
23- As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria em culto voluntário, humildade fingida, e severidade para com o corpo, mas não têm valor algum no combate contra a satisfação da carne.

N) Então pra que serve o velho testamento?
Da mesma maneira que serviu para os antigos:
  • Trazer consciência de pecado;
  • Testemunhar a respeito de Cristo – nos anima a crer em Cristo;
  • Conta histórias de homens que venceram por confiarem em Deus;
  • Conta a trajetória da humanidade até chegar Cristo;
  • Referência de instruções quando o Novo testamento não cita nada sobre um assunto.
  • É muito proveitoso, mas devemos saber usar o Velho Testamento. 
I Tm 3:16 Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;

 Verdade tremenda:

Estamos querendo viver uma vida celestial, piedosa.Queremos ser parecidos com Jesus e não com Moisés. Este nos serve de exemplo, mas a aliança que ele fez com Deus não está mais em vigor. Para sermos celestiais precisamos de leis espirituais, celestiais, para que nos conformemos à imagem de Cristo. 
Estamos debaixo de um novo vinho, o vinho da revelação da esperança da glória: Cristo em nós. Para um vinho novo é necessário um odre novo. A Lei de Moisés é o odre velho e precisa ser removido pelo odre novo (a Lei de Cristo). Cristo é o vinho novo prometido por Deus.
Hoje vigora a Lei de Cristo a qual é infinitamente superior à Lei de Moisés. Juntamente com uma Lei mais exigente, Jesus nos dá o Espírito Santo e Deus opera em nós com o mesmo poder que usou para criar o mundo e ressuscitar a Jesus.
Debaixo da graça de Cristo a santidade é possível! Precisamos ter revelação plena para que provemos da vida abundante que Cristo tem para nos oferecer.

Princípios importantes
  • Jesus é nosso único ponto de referência
  • A palavra apostólica é nossa única fonte de informação.
  • Tudo o que Jesus e os apóstolos entenderam que a Lei estava aquém da vontade de Deus fizeram correções, citadas no novo testamento.
No amor de Cristo por amor a vocês.

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