BANNER

pombinha

smiley
GOSTOU DESTE SITE?
ENTÃO PARTICIPE

SEGUIR ESTE BLOG

TEXTO EM MOVIMENTO

"SEJA BEM VINDO AO BLOG COMBATENDO PELA SÃ DOUTRINA" - "QUEM POUPA PASTOR QUE É CONTRA A SÃ DOUTRINA ESTÁ AJUDANDO A MATAR AS OVELHAS E PORTANTO É CÚMPLICE DOS ENGANADORES" - "EU SERIA UM COVARDE SE VISSE A VERDADE DIVINA SER ATACADA E CONTINUASSE CALADO SEM DIZER NADA, FUI POSTO PARA DEFESA DO EVANGELHO. Filipenses 1:17-b" - "SE ALGUÉM VEM TER CONVOSCO, E NÃO TRAZ ESTA DOUTRINA, NÃO O RECEBEIS EM CASA, NEM TAMPOUCO O SAUDEIS.2 João 1:10" - "E NÃO COMUNIQUEIS COM AS OBRAS INFRUTUOSAS DAS TREVAS,MAS ANTES CONDENAI-AS. Efésios 5:11 - RETENDO FIRME A FIEL PALAVRA QUE É CONFORME A DOUTRINA, PARA QUE SEJA PODEROSO TANTO PARA ADMOESTAR COM A SÃ DOUTRINA, COMO PARA CONVENCER OS CONTRADIZENTES.Tito 1:9 "

04 maio 2014

DEUS ODEIA O DIVÓRCIO!








O QUE SIGNIFICA DIVÓRCIO?

O divórcio (do latim divortium, derivado de divertĕre, "separar-se") é o rompimento legal e definitivo do vínculo de casamento civil. 

 O casamento é uma aliança sagrada.

A.     Esta aliança tem um vínculo forte e sagrado.  Gn. 2:21-24
a.       A mulher foi feita do homem.
b.      Os dois são uma só carne.  
Mt. 19:5.
c.       Por isso o homem deixa seus pais e faz uma nova família
Mt. 19:5.
d.      Deus é quem ajunta os dois. 
Mt. 19:6.
e.       Ninguém deve separar o casal e destruir esta aliança
Mt. 19:6.


 A aliança é permanente e indissolúvel. (Que não se pode desfazer)

A.     Jesus citou no cap. 2 de Gênesis para confirmar a definição do matrimônio e avisar o homem a não separar esta união que Deus fêz.  Mt. 19:6.

B.     Foi a resposta de Jesus sobre a pergunta dos fariseus que quiseram pegá-lo em contradição, para que pudessem condená-lo pela desobediência à lei de Moisés. 
Mt. 19:3Estavam “tentando” Jesus.
a.       Quiseram que ele quebrasse a lei ou não concordasse com ela.
b.      Jesus jamais quebraria a lei. Pois ele veio cumprí-la.(Matheus cap.5.17-19)
c.       Sua resposta leva o nosso pensamento de volta para o jardim de Éden, e não só ao monte Sinai!

C.    
Não o separe o homem mostra que quem faz o repúdio está se rebelando contra a vontade de Deus.


 Deus “odeia o repúdio.”(Divórcio)
  Malaquias 2:16.
1.     Se Deus odeia o repúdio (divórcio), é claro que não concorda com ele.  Não mudou de idéia no tempo de Jesus. Ele não quer a separação do casal.  Quer manter a aliança.

2.     Somente a morte pode desligar a união.  
I Co. 7:39 “A mulher casada está ligada pela lei todo o tempo que o seu marido vive; mas, se falecer o seu marido fica livre para casar com quem quiser, contanto que seja no Senhor.”
a.       O contrato é anulado somente pela morte.
b.      A viúva (ou o viúvo) só pode casar de novo de acordo com a vontade de Deus.  (Crente com crente; dirigido pelo Espírito).

3.     
Romanos 7:1-4 usa a permanência da aliança matrimonial como exemplo da nossa união com Cristo.  Aqui, como em I Co. 7:39, a mulher que se une com outro homem enquanto o seu marido está vivo é chamada adúltera.  Só se ele morrer, ela fica livre para casar de novo.
a.       Se este exemplo da lei não for a verdade, então a comparação entre a lei e a nossa união com Cristo não teria validade ou sentido.
b.      Nosso antigo marido morreu e não pode mais mandar em nós.  A lei não tem mais domínio sobre nós. Ela foi cumprida por Cristo.  Para nós, ela está morta e somos livres a obedecer a Cristo!
c.       Esta verdade reforça a outra verdade de que o casamento é indissolúvel, com a exceção de morte.

4.     
Mc. 10:9-12.  “Portanto o que Deus ajuntou não o separe o homem.  E em casa tornaram os discípulos a interrogá-lo acerca disto mesmo.  E ele lhes disse: Qualquer que deixar a sua mulher e casar com outraadultera contra ela.  E, se a mulher deixar a seu marido, e casar com outro, adultera.”
a.       Jesus afirma que o homem não deve separar o casal.
b.      Os discípulos queriam saber mais e ele explica claramente que nem um dos dois pode deixar o outro e casar de novo.

5.      
Mt. 5: 32 “Eu, porém vos digo que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de prostituição, faz que ela cometa adultério, e qualquer que casar com a repudiada comete adultério.” 
a.       Jesus está citando o que foi feito nos velhos tempos, vs. 31.
b.      O repúdio, mesmo por causa de prostituição, não dá direito de se casar de novo.
c.       Jesus disse que o homem que repudia sua mulher, a não ser por prostituição, faz que ela cometa adultério.  Como?  Porque ela vai se casar de novo e isto é adultério.
d.      Também, se o repudio cancelasse ou anulasse o matrimônio, por que o homem que se casa com a repudiada comete adultério?  Ela não tem direito a casar-se de novo porque seu marido perante Deus ainda está vivo! Isto concorda com 
I Co. 7:39 e Romanos 7:2-3.
COMO FOI O CASAMENTO NO INICIO.
           Deus criou um casal feito de um homem e de uma mulher.  Não foram dois homens e uma mulher nem duas mulheres para um homem, Gen. 2:1-25.   Deus os fez na base de um para um. Jesus, referindo-se a Gen. 2:24 em Mat. 19:4-6, disse : ?Não tendes lido que aquele que os fez no princípio macho e fêmea os fez.  E disse: Portanto deixará o homem pai e mãe, e se unirá à sua mulher, e serão dois numa só carne?  Assim não são mais dois, mas uma só carne.  Portanto o que Deus ajuntou não o separe o homem."
           

 O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE O DIVÓRCIO

"Eu odeio o divórcio", diz o Senhor, o Deus de Israel, "e também odeio homem que se cobre de violência como se cobre de roupas", diz o Senhor dos Exércitos.
Por isso, tenham bom senso; não sejam infiéis.
Malaquias 2:16
Eu odeio o divórcio", diz o Senhor, o Deus de Israel, "e também odeio homem que se cobre de violência como se cobre de roupas", diz o Senhor dos Exércitos.
Por isso, tenham bom senso; não sejam infiéis.
Alguns fariseus aproximaram-se dele para pô-lo à prova. E perguntaram-lhe: "É permitido ao homem divorciar-se de sua mulher por qualquer motivo?" Ele respondeu: "Vocês não leram que, no princípio, o Criador 'os fez homem e mulher' e disse: 'Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne'? Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, ninguém separe". Perguntaram eles: "Então, por que Moisés mandou dar uma certidão de divórcio à mulher e mandá-la embora?" Jesus respondeu: "Moisés permitiu que vocês se divorciassem de suas mulheres por causa da dureza de coração de vocês. Mas não foi assim desde o princípio. Eu digo que todo aquele que se divorciar de sua mulher, exceto por imoralidade sexual, e se casar com outra mulher, estará cometendo adultério".
Mateus 19:3-9
Então Jesus saiu dali e foi para a região da Judeia e para o outro lado do Jordão. Novamente uma multidão veio a ele e, segundo o seu costume, ele a ensinava. Alguns fariseus aproximaram-se dele para pô-lo à prova, perguntando: "É permitido ao homem divorciar-se de sua mulher?" "O que Moisés ordenou a vocês?", perguntou ele. Eles disseram: "Moisés permitiu que o homem lhe desse uma certidão de divórcio e a mandasse embora". Respondeu Jesus: "Moisés escreveu essa lei por causa da dureza de coração de vocês. Mas no princípio da criação Deus 'os fez homem e mulher'. 'Por esta razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne'. Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, ninguém o separe". Quando estava em casa novamente, os discípulos interrogaram Jesus sobre o mesmo assunto. Ele respondeu: "Todo aquele que se divorciar de sua mulher e se casar com outra mulher, estará cometendo adultério contra ela. E, se ela se divorciar de seu marido e se casar com outro homem, estará cometendo adultério".
Marcos 10:1-12
"Quem se divorciar de sua mulher e se casar com outra mulher estará cometendo adultério, e o homem que se casar com uma mulher divorciada estará cometendo adultério.
Lucas 16:18
Meus irmãos, falo a vocês como a pessoas que conhecem a lei. Acaso vocês não sabem que a lei tem autoridade sobre alguém apenas enquanto ele vive? Por exemplo, pela lei a mulher casada está ligada a seu marido enquanto ele estiver vivo; mas, se o marido morrer, ela estará livre da lei do casamento. Por isso, se ela se casar com outro homem enquanto seu marido ainda estiver vivo, será considerada adúltera. Mas, se o marido morrer, ela estará livre daquela lei e, mesmo que venha a se casar com outro homem, não será adúltera.
Romanos 7:1-3
Quanto aos assuntos sobre os quais vocês escreveram, é bom que o homem não toque em mulher, mas, por causa da imoralidade, cada um deve ter sua esposa e cada mulher o seu próprio marido. O marido deve cumprir os seus deveres conjugais para com a sua mulher, e da mesma forma a mulher para com o seu marido. A mulher não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim o marido. Da mesma forma, o marido não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim a mulher. Não se recusem um ao outro, exceto por mútuo consentimento e durante certo tempo, para se dedicarem à oração. Depois, unam-se de novo, para que Satanás não os tente por não terem domínio próprio. Digo isso como concessão, e não como mandamento. Gostaria que todos os homens fossem como eu; mas cada um tem o seu próprio dom da parte de Deus; um de um modo, outro de outro. Digo, porém, aos solteiros e às viúvas: É bom que permaneçam como eu. Mas, se não conseguem (conter-se)controlar-se, devem casar-se, pois é melhor casar-se do que ficar abrasar-se (ardendo de desejo(. Aos casados dou este mandamento, não eu, mas o Senhor: Que a esposa não se separe do seu marido. Mas, se o fizer, que permaneça sem se casar ou, então, reconcilie-se com o seu marido. E o marido não se divorcie da sua mulher. Aos outros, eu mesmo digo isto, não o Senhor: Se um irmão tem mulher descrente e ela se dispõe a viver com ele, não se divorcie dela. E, se uma mulher tem marido descrente e ele se dispõe a viver com ela, não se divorcie dele. Pois o marido descrente é santificado por meio da mulher, e a mulher descrente é santificada por meio do marido. Se assim não fosse, seus filhos seriam impuros, mas agora são santos. 1 Coríntios 7:1-14

Assim diz o Senhor:
"Onde está a certidão de divórcio de sua mãe
com a qual eu a mandei embora?
A qual de meus credores
eu vendi vocês?
Por causa de seus pecados
vocês foram vendidos;
por causa das transgressões de vocês
sua mãe foi mandada embora. 
Viu também que dei à infiel Israel uma certidão de divórcio e a mandei embora, por causa de todos os seus adultérios. Entretanto, a sua irmã Judá, a traidora, também se prostitu­iu, sem temor algum. Mateus 19:7
Eles disseram: "Moisés permitiu que o homem lhe desse uma certidão de divórcio e a mandasse embora". 


 O QUE JESUS ENSINOU SOBRE O CASAMENTO.
    Jesus disse que ele veio para cumprir a lei e não para destruí-la.  Ele cumpriu a lei na sua morte e pregou-a na cruz.  Mas até a morte dele, a lei ainda estava em vigor para os judeus. Quando os fariseus fizeram a sua pergunta sobre o divórcio, eles ainda estavam debaixo da lei. Portanto, tudo que Jesus falou sobre o assunto concordava com a lei que estava em vigor. De fato, é notável que Cristo intensificou a lei, dando o sentido verdadeiro dela. Mat. 5:27 e 28 explica que só o ato de cobiçar a mulher já é adultério. Mat. 5:31-32 mostra o que ele pensava dos antigos.   V. 31 ! Também foi dito: Qualquer que deixar sua mulher, dê-lhe carta de desquite." No v. 32  !Eu, porém, vos digo que qualquer que repudiar sua mulher,  a não ser por causa de prostituição, faz que ela cometa adultério,  e qualquer que casar com a repudiada comete adultério."

 A lei exigia a morte dela e então o homem seria livre para casar se de novo.  Nós sabemos que ainda foram executados os infratores da lei no tempo de Jesus.  Ver: João 8:1-11. Jesus não falou para os fariseus não apedrejarem a mulher pega em adultério, mas disse que aquele que não tivesse pecado jogasse a primeira pedra.  A lei exigia que toda a acusação fosse feita por duas ou três testemunhas do ato. Jesus como homem não era testemunha.  Mais uma vez Jesus está dentro da lei. Quando todos os deixaram, e Jesus estava a sós com a mulher, ele mostrou que ele como Deus sabia tudo sobre ela pois disse-lhe, !vai-te, e não peques mais."
  Lc. 16:18 também diz ?Qualquer que deixa sua mulher, e casa com outra, adultera; e aquele que casa com a repudiada pelo marido adultera também."  Neste caso o homem é culpado também.
            Vamos analisar o nosso o livro de, Mat. 19: 3-12,  e Mar. 10:2-12 que relata a mesma historia.  Em Marcos 10:2 os fariseus perguntaram:
É licito ao homem repudiar sua mulher?  Mat. 19:3 consta a  mesma pergunta, mas acrescenta ?por qualquer motivo."  Marcos sempre resume o assunto e Mateus elabora mais.  Nesta época os judeus estavam se divorciando por qualquer motivo.  Eis os doutores procurando pegar Jesus ensinando uma coisa contrária a lei.   Vamos lembrar que adultério foi punido com a morte do indivíduo conforme a lei.  Jesus não vai desviar do sentido original.  Ele não somente sustenta a lei, mas a intensifica, como fez no caso do filho que não honrasse os pais em Marcos 7:9-13.
  Em Mat.19:8 e Mar.10:5 Jesus explica que Moisés permitiu o divórcio por causa da dureza dos corações, MAS também disse que no princípio não era assim. Jesus está relembrando aos fariseus que o certo é o que Deus decretou no princípio.  Deus não aprova o repúdio, mesmo depois do tempo de Moisés.  Veja Malaquias 2:16, !Porque o Senhor Deus de Israel diz que aborrece o repúdio...e não sejais desleais."
  O versículo que muitos gostam,principalmente os falsos profetas de usar para provar a legalidade e o direito de casar de novo se o parceiro  fosse infiel  é Mat. 19: 9 : !Eu vos digo, porém que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de prostituição,  e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério."  Marcos, ao resumir este fato, não falou a frase: ?não sendo por causa de prostituição?.  Pôr que será?  Aparentemente a questão não é se a pessoa tem o direito ou não de casar de novo se o parceiro fosse infiel, mas se o casar de novo é adultério.  Lembramos que a lei exigia a morte de quem cometesse prostituição.  É muito duvidoso que Jesus vai desviar-se do sentido original da lei.  Esses fariseus conheceram muito bem a lei neste respeito.  Se o infrator fosse executado conforme a lei então o parceiro ficaria livre para casar de novo. O assunto aqui é, se por qualquer outra razão se casasse, seria adultério.   Sim,  na época de Jesus Cristo ainda existia a pena de morte para adultério e Jesus não estava se retratando ou se desfazendo desta lei, mas somente mostrando aos fariseus que Ele concordava com a lei.  Então, ele não somente respondia a pergunta dos fariseus, mas também intensificou a lei quando ele disse que Moisés permitiu o divórcio por causa da dureza dos corações, porém que no princípio não era assim.
  No v.10 do mesmo capítulo, os discípulos mostram que eles entenderam perfeitamente o que Jesus tinha dito, isto é,  ?Se assim é a condição do homem relativamente à mulher, não convêm casar."   Mas Jesus disse em v.11  que nem todos podiam receber esta palavra,  e continuando em v.12 ele explica que há vários tipos de eunucos:  (a) os que nascem assim;  (b) os que foram feitos assim pelos homens;  (c)  e outros ainda que por causa do reino de Deus se fizeram eunucos.  Creio que a pessoa cujo parceiro for infiel deve considerar-se como um eunuco pelo reino de Deus,  e que isto é o ensinamento de Jesus. 
  
Se um cônjuge num casamento falhar nesse sentido, o outro deve ainda ser obediente a Deus, procurando ser a pessoa fiel que Deus queria que fosse no relacionamento do casamento. O pensamento sobre o divórcio ou a separação nunca deve passar pela cabeça de um ser humano, pois tudo que é contrário a palavra de Deus é procedência do maligno.

"LEMBRE-SE" O ÚNICO DIVÓRCIO SUGERIDO AO SER HUMANO É AO PECADO, POIS O PECADO E O INFERNO ESTÃO CASADOS, E SOMENTE  O ARREPENDIMENTO PODE ANUNCIAR  O DIVÓRCIO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA SEU COMENTÁRIO

cursor do mouse

CÂMERA

COMPARTILHE

HINOS DE PÁGINA

ONLINE

SETINHA

1

FEED

visitas

Flag Counter
- See more at: http://www.ecleticus.com/2011/10/slide-que-funciona-automatico-no.html#sthash.AFqkA20j.dpuf >