O QUE SIGNIFICA DIVÓRCIO?
O divórcio (do latim divortium, derivado de divertĕre, "separar-se") é o rompimento legal e
definitivo do vínculo de casamento
civil.
O casamento é uma aliança sagrada.
A.
Esta aliança tem um vínculo forte e sagrado. Gn. 2:21-24.
a. A mulher foi feita do homem.
b. Os dois são uma só carne. Mt. 19:5.
c. Por isso o homem deixa seus pais e faz uma nova família. Mt. 19:5.
d. Deus é quem ajunta os dois. Mt. 19:6.
e. Ninguém deve separar o casal e destruir esta aliança. Mt. 19:6.
a. A mulher foi feita do homem.
b. Os dois são uma só carne. Mt. 19:5.
c. Por isso o homem deixa seus pais e faz uma nova família. Mt. 19:5.
d. Deus é quem ajunta os dois. Mt. 19:6.
e. Ninguém deve separar o casal e destruir esta aliança. Mt. 19:6.
A aliança é permanente e
indissolúvel. (Que não se pode desfazer)
A.
Jesus citou no cap. 2 de Gênesis para confirmar a definição do matrimônio e
avisar o homem a não separar esta união que Deus fêz. Mt. 19:6.
B. Foi a resposta de Jesus sobre a pergunta dos fariseus que quiseram pegá-lo em contradição, para que pudessem condená-lo pela desobediência à lei de Moisés. Mt. 19:3. Estavam “tentando” Jesus.
a. Quiseram que ele quebrasse a lei ou não concordasse com ela.
b. Jesus jamais quebraria a lei. Pois ele veio cumprí-la.(Matheus cap.5.17-19)
c. Sua resposta leva o nosso pensamento de volta para o jardim de Éden, e não só ao monte Sinai!
C. “Não o separe o homem” mostra que quem faz o repúdio está se rebelando contra a vontade de Deus.
B. Foi a resposta de Jesus sobre a pergunta dos fariseus que quiseram pegá-lo em contradição, para que pudessem condená-lo pela desobediência à lei de Moisés. Mt. 19:3. Estavam “tentando” Jesus.
a. Quiseram que ele quebrasse a lei ou não concordasse com ela.
b. Jesus jamais quebraria a lei. Pois ele veio cumprí-la.(Matheus cap.5.17-19)
c. Sua resposta leva o nosso pensamento de volta para o jardim de Éden, e não só ao monte Sinai!
C. “Não o separe o homem” mostra que quem faz o repúdio está se rebelando contra a vontade de Deus.
Deus “odeia o repúdio.”(Divórcio)
Malaquias 2:16.
1. Se Deus odeia o repúdio (divórcio), é claro que não concorda com ele. Não mudou de idéia no tempo de Jesus. Ele não quer a separação do casal. Quer manter a aliança.
2. Somente a morte pode desligar a união. I Co. 7:39 “A mulher casada está ligada pela lei todo o tempo que o seu marido vive; mas, se falecer o seu marido fica livre para casar com quem quiser, contanto que seja no Senhor.”
a. O contrato é anulado somente pela morte.
b. A viúva (ou o viúvo) só pode casar de novo de acordo com a vontade de Deus. (Crente com crente; dirigido pelo Espírito).
3. Romanos 7:1-4 usa a permanência da aliança matrimonial como exemplo da nossa união com Cristo. Aqui, como em I Co. 7:39, a mulher que se une com outro homem enquanto o seu marido está vivo é chamada adúltera. Só se ele morrer, ela fica livre para casar de novo.
a. Se este exemplo da lei não for a verdade, então a comparação entre a lei e a nossa união com Cristo não teria validade ou sentido.
b. Nosso antigo marido morreu e não pode mais mandar em nós. A lei não tem mais domínio sobre nós. Ela foi cumprida por Cristo. Para nós, ela está morta e somos livres a obedecer a Cristo!
c. Esta verdade reforça a outra verdade de que o casamento é indissolúvel, com a exceção de morte.
4. Mc. 10:9-12. “Portanto o que Deus ajuntou não o separe o homem. E em casa tornaram os discípulos a interrogá-lo acerca disto mesmo. E ele lhes disse: Qualquer que deixar a sua mulher e casar com outra, adultera contra ela. E, se a mulher deixar a seu marido, e casar com outro, adultera.”
a. Jesus afirma que o homem não deve separar o casal.
b. Os discípulos queriam saber mais e ele explica claramente que nem um dos dois pode deixar o outro e casar de novo.
5. Mt. 5: 32 “Eu, porém vos digo que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de prostituição, faz que ela cometa adultério, e qualquer que casar com a repudiada comete adultério.”
a. Jesus está citando o que foi feito nos velhos tempos, vs. 31.
b. O repúdio, mesmo por causa de prostituição, não dá direito de se casar de novo.
c. Jesus disse que o homem que repudia sua mulher, a não ser por prostituição, faz que ela cometa adultério. Como? Porque ela vai se casar de novo e isto é adultério.
d. Também, se o repudio cancelasse ou anulasse o matrimônio, por que o homem que se casa com a repudiada comete adultério? Ela não tem direito a casar-se de novo porque seu marido perante Deus ainda está vivo! Isto concorda com I Co. 7:39 e Romanos 7:2-3.
1. Se Deus odeia o repúdio (divórcio), é claro que não concorda com ele. Não mudou de idéia no tempo de Jesus. Ele não quer a separação do casal. Quer manter a aliança.
2. Somente a morte pode desligar a união. I Co. 7:39 “A mulher casada está ligada pela lei todo o tempo que o seu marido vive; mas, se falecer o seu marido fica livre para casar com quem quiser, contanto que seja no Senhor.”
a. O contrato é anulado somente pela morte.
b. A viúva (ou o viúvo) só pode casar de novo de acordo com a vontade de Deus. (Crente com crente; dirigido pelo Espírito).
3. Romanos 7:1-4 usa a permanência da aliança matrimonial como exemplo da nossa união com Cristo. Aqui, como em I Co. 7:39, a mulher que se une com outro homem enquanto o seu marido está vivo é chamada adúltera. Só se ele morrer, ela fica livre para casar de novo.
a. Se este exemplo da lei não for a verdade, então a comparação entre a lei e a nossa união com Cristo não teria validade ou sentido.
b. Nosso antigo marido morreu e não pode mais mandar em nós. A lei não tem mais domínio sobre nós. Ela foi cumprida por Cristo. Para nós, ela está morta e somos livres a obedecer a Cristo!
c. Esta verdade reforça a outra verdade de que o casamento é indissolúvel, com a exceção de morte.
4. Mc. 10:9-12. “Portanto o que Deus ajuntou não o separe o homem. E em casa tornaram os discípulos a interrogá-lo acerca disto mesmo. E ele lhes disse: Qualquer que deixar a sua mulher e casar com outra, adultera contra ela. E, se a mulher deixar a seu marido, e casar com outro, adultera.”
a. Jesus afirma que o homem não deve separar o casal.
b. Os discípulos queriam saber mais e ele explica claramente que nem um dos dois pode deixar o outro e casar de novo.
5. Mt. 5: 32 “Eu, porém vos digo que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de prostituição, faz que ela cometa adultério, e qualquer que casar com a repudiada comete adultério.”
a. Jesus está citando o que foi feito nos velhos tempos, vs. 31.
b. O repúdio, mesmo por causa de prostituição, não dá direito de se casar de novo.
c. Jesus disse que o homem que repudia sua mulher, a não ser por prostituição, faz que ela cometa adultério. Como? Porque ela vai se casar de novo e isto é adultério.
d. Também, se o repudio cancelasse ou anulasse o matrimônio, por que o homem que se casa com a repudiada comete adultério? Ela não tem direito a casar-se de novo porque seu marido perante Deus ainda está vivo! Isto concorda com I Co. 7:39 e Romanos 7:2-3.
COMO
FOI O CASAMENTO NO INICIO.
Deus criou um
casal feito de um homem e de uma mulher. Não foram dois homens e uma
mulher nem duas mulheres para um homem, Gen. 2:1-25. Deus os fez na base de um para um.
Jesus, referindo-se a Gen. 2:24 em Mat. 19:4-6, disse : ?Não tendes lido que aquele que os fez no princípio macho e fêmea os
fez. E disse: Portanto deixará o homem pai e mãe, e se unirá à sua
mulher, e serão dois numa só carne? Assim não são mais dois, mas uma só
carne. Portanto o que Deus ajuntou não o separe o homem."
O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE O DIVÓRCIO
"Eu odeio o divórcio", diz o Senhor, o Deus de Israel, "e
também odeio homem que se cobre de violência como se cobre de roupas", diz
o Senhor dos Exércitos.
Por isso, tenham bom senso; não sejam infiéis.
Malaquias 2:16
Por isso, tenham bom senso; não sejam infiéis.
Malaquias 2:16
Eu odeio o divórcio", diz o Senhor, o Deus
de Israel, "e também odeio homem que se cobre de violência como se cobre
de roupas", diz o Senhor dos Exércitos.
Por isso, tenham bom senso; não sejam infiéis.
Por isso, tenham bom senso; não sejam infiéis.
Alguns fariseus aproximaram-se dele para pô-lo à prova. E
perguntaram-lhe: "É permitido ao homem divorciar-se de sua mulher por
qualquer motivo?" Ele respondeu: "Vocês não leram que, no princípio,
o Criador 'os fez homem e mulher' e disse: 'Por essa razão, o homem deixará pai
e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne'? Assim, eles
já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, ninguém
separe". Perguntaram eles: "Então, por que Moisés mandou dar uma
certidão de divórcio à mulher e mandá-la embora?" Jesus respondeu:
"Moisés permitiu que vocês se divorciassem de suas mulheres por causa da
dureza de coração de vocês. Mas não foi assim desde o princípio. Eu digo que
todo aquele que se divorciar de sua mulher, exceto por imoralidade sexual, e se
casar com outra mulher, estará cometendo adultério".
Mateus 19:3-9
Mateus 19:3-9
Então Jesus saiu dali e foi para a região da Judeia e para o outro lado
do Jordão. Novamente uma multidão veio a ele e, segundo o seu costume, ele a
ensinava. Alguns fariseus aproximaram-se dele para pô-lo à prova, perguntando:
"É permitido ao homem divorciar-se de sua mulher?" "O que Moisés
ordenou a vocês?", perguntou ele. Eles disseram: "Moisés permitiu que
o homem lhe desse uma certidão de divórcio e a mandasse embora". Respondeu
Jesus: "Moisés escreveu essa lei por causa da dureza de coração de vocês.
Mas no princípio da criação Deus 'os fez homem e mulher'. 'Por esta razão, o
homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só
carne'. Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus
uniu, ninguém o separe". Quando estava em casa novamente, os discípulos
interrogaram Jesus sobre o mesmo assunto. Ele respondeu: "Todo aquele que
se divorciar de sua mulher e se casar com outra mulher, estará cometendo
adultério contra ela. E, se ela se divorciar de seu marido e se casar com outro
homem, estará cometendo adultério".
Marcos 10:1-12
Marcos 10:1-12
"Quem se divorciar de sua mulher e se casar com outra mulher estará
cometendo adultério, e o homem que se casar com uma mulher divorciada estará
cometendo adultério.
Lucas 16:18
Lucas 16:18
Meus irmãos, falo a vocês como a pessoas que conhecem a lei. Acaso vocês
não sabem que a lei tem autoridade sobre alguém apenas enquanto ele vive? Por
exemplo, pela lei a mulher casada está ligada a seu marido enquanto ele estiver
vivo; mas, se o marido morrer, ela estará livre da lei do casamento. Por isso,
se ela se casar com outro homem enquanto seu marido ainda estiver vivo, será
considerada adúltera. Mas, se o marido morrer, ela estará livre daquela lei e,
mesmo que venha a se casar com outro homem, não será adúltera.
Romanos 7:1-3
Romanos 7:1-3
Quanto aos assuntos sobre os quais vocês escreveram, é bom que o homem
não toque em mulher, mas, por causa da imoralidade, cada um deve ter sua esposa
e cada mulher o seu próprio marido. O marido deve cumprir os seus deveres
conjugais para com a sua mulher, e da mesma forma a mulher para com o seu
marido. A mulher não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim o
marido. Da mesma forma, o marido não tem autoridade sobre o seu próprio corpo,
mas sim a mulher. Não se recusem um ao outro, exceto por mútuo consentimento e
durante certo tempo, para se dedicarem à oração. Depois, unam-se de novo, para
que Satanás não os tente por não terem domínio próprio. Digo isso como
concessão, e não como mandamento. Gostaria que todos os homens fossem como eu;
mas cada um tem o seu próprio dom da parte de Deus; um de um modo, outro de
outro. Digo, porém, aos solteiros e às viúvas: É bom que permaneçam como eu.
Mas, se não conseguem (conter-se)controlar-se, devem casar-se, pois é melhor casar-se do
que ficar abrasar-se (ardendo de desejo(. Aos casados dou este mandamento, não eu, mas o
Senhor: Que a esposa não se separe do seu marido. Mas, se o fizer, que
permaneça sem se casar ou, então, reconcilie-se com o seu marido. E o marido
não se divorcie da sua mulher. Aos outros, eu mesmo digo isto, não o Senhor: Se
um irmão tem mulher descrente e ela se dispõe a viver com ele, não se divorcie
dela. E, se uma mulher tem marido descrente e ele se dispõe a viver com ela,
não se divorcie dele. Pois o marido descrente é santificado por meio da mulher,
e a mulher descrente é santificada por meio do marido. Se assim não fosse, seus
filhos seriam impuros, mas agora são santos. 1 Coríntios 7:1-14
Assim diz o Senhor:
"Onde está a certidão de divórcio de sua mãe
com a qual eu a mandei embora?
A qual de meus credores
eu vendi vocês?
Por causa de seus pecados
vocês foram vendidos;
por causa das transgressões de vocês
sua mãe foi mandada embora.
com a qual eu a mandei embora?
A qual de meus credores
eu vendi vocês?
Por causa de seus pecados
vocês foram vendidos;
por causa das transgressões de vocês
sua mãe foi mandada embora.
Viu também que dei à infiel Israel uma certidão de divórcio e a mandei
embora, por causa de todos os seus adultérios. Entretanto, a sua irmã Judá, a
traidora, também se prostituiu, sem temor algum. Mateus 19:7
Eles disseram: "Moisés permitiu que o homem lhe desse uma certidão
de divórcio e a mandasse embora".
O QUE JESUS ENSINOU SOBRE O CASAMENTO.
Jesus disse que ele veio para cumprir a lei e não
para destruí-la. Ele cumpriu a lei na sua morte e pregou-a na cruz.
Mas até a morte dele, a lei ainda estava em vigor para os judeus. Quando os
fariseus fizeram a sua pergunta sobre o divórcio, eles ainda estavam debaixo da
lei. Portanto, tudo que Jesus falou sobre o assunto concordava com a lei que
estava em vigor. De fato, é notável que Cristo intensificou a
lei, dando o sentido verdadeiro dela. Mat. 5:27 e 28 explica que só o ato de
cobiçar a mulher já é adultério. Mat. 5:31-32 mostra o que ele pensava dos antigos. V. 31 ! Também foi dito: Qualquer que
deixar sua mulher, dê-lhe carta de desquite." No v. 32 !Eu,
porém, vos digo que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa
de prostituição, faz que ela cometa adultério, e qualquer que casar com a
repudiada comete adultério."
A lei exigia a morte dela e então
o homem seria livre para casar se de novo. Nós sabemos que ainda foram
executados os infratores da lei no tempo de Jesus. Ver: João 8:1-11.
Jesus não falou para os fariseus não apedrejarem a mulher pega em adultério,
mas disse que aquele que não tivesse pecado jogasse a primeira pedra. A
lei exigia que toda a acusação fosse feita por duas ou três testemunhas do ato.
Jesus como homem não era testemunha. Mais uma vez Jesus está dentro da
lei. Quando todos os deixaram, e Jesus estava a sós com a mulher, ele mostrou
que ele como Deus sabia tudo sobre ela pois disse-lhe, !vai-te, e não peques mais."
Lc. 16:18 também diz ?Qualquer que deixa sua mulher, e casa com outra, adultera; e aquele que
casa com a repudiada pelo marido adultera também." Neste caso o homem é culpado
também.
Vamos analisar
o nosso o livro de, Mat. 19: 3-12, e Mar. 10:2-12 que relata a mesma historia. Em Marcos 10:2 os fariseus perguntaram:
É licito ao homem repudiar sua mulher? Mat. 19:3 consta a mesma pergunta, mas acrescenta ?por qualquer motivo." Marcos sempre resume o assunto
e Mateus elabora mais. Nesta época os judeus estavam se divorciando por
qualquer motivo. Eis os doutores procurando pegar Jesus ensinando uma
coisa contrária a lei. Vamos lembrar que adultério foi punido com a
morte do indivíduo conforme a lei. Jesus não vai desviar do sentido
original. Ele não somente sustenta a lei, mas a intensifica, como fez no
caso do filho que não honrasse os pais em Marcos 7:9-13.
Em Mat.19:8 e Mar.10:5 Jesus explica que Moisés permitiu o divórcio por causa da dureza dos
corações, MAS também disse que no princípio não era assim. Jesus está
relembrando aos fariseus que o certo é o que Deus decretou no princípio.
Deus não aprova o repúdio, mesmo depois do tempo de Moisés. Veja Malaquias 2:16, !Porque o Senhor Deus
de Israel diz que aborrece o repúdio...e não sejais desleais."
O versículo que muitos gostam,principalmente os falsos profetas de usar para provar a legalidade e
o direito de casar de novo se o parceiro fosse infiel é Mat. 19: 9 : !Eu vos digo, porém que
qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de prostituição, e
casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete
adultério." Marcos, ao resumir este fato, não falou a frase: ?não sendo por causa de prostituição?. Pôr que será?
Aparentemente a questão não é se a pessoa tem o direito ou não de casar de novo
se o parceiro fosse infiel, mas se o casar de novo é adultério.
Lembramos que a lei exigia a morte de quem cometesse prostituição. É
muito duvidoso que Jesus vai desviar-se do sentido original da lei. Esses
fariseus conheceram muito bem a lei neste respeito. Se o infrator fosse
executado conforme a lei então o parceiro ficaria livre para casar de novo. O
assunto aqui é, se por qualquer outra razão se casasse, seria
adultério. Sim, na época de Jesus Cristo ainda existia a pena
de morte para adultério e Jesus não estava se retratando ou se desfazendo desta
lei, mas somente mostrando aos fariseus que Ele concordava com a lei. Então,
ele não somente respondia a pergunta dos fariseus, mas também intensificou
a lei quando ele disse que Moisés permitiu o divórcio por causa da
dureza dos corações, porém que no princípio não era assim.
No v.10 do mesmo capítulo,
os discípulos mostram que eles entenderam perfeitamente o que Jesus tinha dito,
isto é, ?Se assim é a condição do homem relativamente à mulher, não convêm
casar." Mas Jesus disse em v.11 que nem todos podiam receber
esta palavra, e continuando em v.12 ele explica que há vários tipos de
eunucos: (a) os que nascem assim; (b) os que foram feitos assim
pelos homens; (c) e outros ainda que por causa do reino de
Deus se fizeram eunucos. Creio que a pessoa cujo parceiro for
infiel deve considerar-se como um eunuco pelo reino de Deus, e que isto é
o ensinamento de Jesus.
Se
um cônjuge num casamento falhar nesse sentido, o outro deve ainda ser obediente
a Deus, procurando ser a pessoa fiel que Deus queria que fosse no
relacionamento do casamento. O pensamento sobre o divórcio ou a separação nunca
deve passar pela cabeça de um ser humano, pois tudo que é contrário a palavra
de Deus é procedência do maligno.
"LEMBRE-SE" O ÚNICO DIVÓRCIO SUGERIDO AO SER HUMANO É AO PECADO, POIS O PECADO E O INFERNO ESTÃO CASADOS, E SOMENTE O ARREPENDIMENTO PODE ANUNCIAR O DIVÓRCIO.