O tempo hoje é de arrependimento, em todas as sagradas escrituras nós encontramos sempre Deus dizendo eu cuidarei de vós, em Isaías 49:16 a bíblia diz: Eis que nas palmas das minhas mãos eu te gravei, em hebraico a palavra original gravar significa impossível de ser apagado, Deus não pode estender, esticar a sua mão sem que se lembre de nós, porque nós estamos gravados na palma das mãos do Senhor. Podemos estar atravessando por lutas e sofrimentos mas uma coisa é certa, nós somos o deleite para Deus, porque estamos gravados na palma de suas mãos, na época do profeta Habacuque, Judá estava passando por momentos muito difíceis, o profeta então diz: Faltará figos, faltará azeite dos campos, os campos não produziram, o rebanho vai se acabar, não vai ter leite, não vai ter carne, todavia, eu me alegrarei no Senhor( Hb 3:17-18). Habacuque tinha absoluta convicção de que Deus não era um Deus apático, diferente e ausente por isso, ele canta eu me alegrarei no Senhor, Jó quando estava no ápice das suas aflições e dos seus sofrimentos, Deus diz para Jó: Quem é que segura a terra no espaço? Quem é Jô que detém os mares em seus limites? Quem expõe todas as forças da natureza nos seus devidos lugares? era como se Deus estivesse olhando e dizendo a Jó não é motivo de entrar em pânico e desespero porque todos aqueles que me entendem eu tenho gravado na palma das minhas mãos.
Sempre haverá consolo e conforto nas dores, nas aflições e nos sofrimentos, porque Jesus não é o Senhor histórico e sensível mas ele é o nosso Sumo Sacerdote, quando Sadradaque, Mesaque e Abdenego foram colocados na fornalha e aquecida em 7 vezes mais, o que impactou os corações dos pagãos babilônicos veio quando eles olharam para dentro da fornalha e viram aqueles três servos de Deus passeando no fogo, naquela fornalha estava um ser esplendoroso, não era nenhum serafim, nem querubim nem o anjo Miguel, Gabriel ou qualquer outro ser angelical, mas era o próprio Senhor Jesus Cristo que brilhava mais do que aquela fornalha que tinha sido acesa e aquecida 7 vezes. (Dn 3) Em uma fábrica de vidro os operários tomam uma peça de vidro colocando numa fornalha por algum tempo, depois tira-o e coloca em outra fornalha, depois coloca-o em uma terceira fornalha, e ao perguntar-se ao operário o por que que ele faz isso com aquela peça de vidro, ele vai dizer porque se eu colocar só na primeira fornalha ou então só na segunda, o vidro não será transparente, Deus nos coloca em uma fornalha após outra e uma aflição após outra e um sofrimento após o outro, e uma dor após outra porque Ele quer que nós sejamos servos e servas transparente, somente assim nós podemos enxergar, podemos ver Deus como ele é e nunca esquecermos que o caminho da intimidade com Deus passa pela dor e pelas aflições, a dor é o ingrediente essencial para a intimidade com Deus, o maior milagre que a igreja pode mostrar ao mundo vil e ímpio é ela passar por uma situação ao ponto de vista humano que não tenha solução, mas mesmo assim a igreja canta louvores a Deus e permanece firme na paz e na serenidade do espírito, este é o maior milagre e a igreja pode apresentar ao mundo ímpio, quem tem fé não é aquele que é livre das aflições, que é livre das dores, Não! Quem tem fé é aquele que mesmo nas aflições, mesmo nas dores ele continua firme e fiel à Deus.
Quando Deus não remove de imediato as aflições, é porque ele trabalha na igreja para depois trabalhar por meio dela, este é um propósito das dores, em II Coríntios 1:3 - 4 diz: Que o nosso sofrimento é o instrumento usado por Deus para abençoar as pessoas, o sofrimento nos mantém de joelho diante de Deus para nos pôr de pé diante dos homens, as aflições, as dores quebra a nossa altivez, as dores e o sofrimento quebra e esvazia a nossa pretensão de querer ser grande, de querer buscar glória pessoal e lamentavelmente a igreja brasileira está inchada, explodindo de orgulho, os cantores tornaram-se comerciantes, tornaram-se empresas com CNPJ , os Pastores tornaram-se manipuladores do rebanho, igrejas estavam vendendo com indulgência aos crentes, vendendo cartelas para sorteios de apartamento, de carro na hora do culto, fazendo da igreja uma casa lotérica, muitas igrejas estão querendo transformar Deus num grande palhaço com o propósito de divertir o povo, a igreja no brasil e no mundo estão transformando Deus em um promotor de pão e circo, antes do Coronavírus, havia um vírus dentro da igreja, que produziu uma febre na coqueluche, era o coqueluche do enriquecimento através do evangelho, era um vírus da construção de império através do evangelho, através do seu entretenimento gospel, através da indústria gospel, do turismo gospel, pastores de seis em seis meses faziam turismos com povo que possuíam um poder aquisitivo alto para Israel disfarçando de aprendizado bíblico, foi esse e era essa a febre coqueluche que cobrava ingressos para participar de congressos, para participar de estudo bíblico de aprendizado da palavra, esquecendo aquilo que foi dito por Jesus dê graça recebestes e de graça dai (Mt10:8).
É hora de arrependimento! É hora de concerto! Todos nós precisamos nos arrepender.......
"Respondeu-lhes Jesus: Não necessitam de médico os sãos, mas sim os enfermos; eu não vim chamar justos, mas pecadores, ao arrependimento." (Lucas 5:31-32)
ARREPENDIMENTO: É o ato de afastar-se do pecado, da desobediência e da rebeldia, voltando-se para Deus (Mt. 9.13; Lc 5.32). Em uma acepção mais geral, arrependimento significa mudança de mentalidade (Gn 6.6-7) ou um sentimento de remorso ou de pesar por um comportamento passado (Mt 27.3). O verdadeiro arrependimento envolve um ato de “contrição divina” pelo pecado, uma mudança de atitude, tomando uma direção totalmente oposta. Esse tipo de arrependimento leva a uma mudança fundamental do relacionamento de uma pessoa com Deus.
A ORDEM É: “ARREPENDEI-VOS”
Desde então, começou Jesus a pregar e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o Reino dos céus. Mateus 4.17
ARREPENDEI-VOS. O significado básico de arrependimento (gr.metanoeo) é “voltar-se ao contrário”; dar uma volta completa. Trata-se de abandonar os maus caminhos e voltar-se para Cristo, e através dEle, para Deus (At 8.22; 26.18; 1 Pe 2.25; Jo 14.1,6).
A decisão de abandonar o pecado e querer a salvação em Cristo importa em aceitar a Cristo não somente como Salvador da penalidade do pecado, mas também como Senhor da nossa vida. Por conseguinte, o arrependimento envolve uma troca de senhores; do senhorio de satanás (Ef 2.2) para o senhorio de Cristo e da sua Palavra (At 26.18)
O arrependimento é uma decisão livre, da parte do pecador, possibilitada pela graça divina capacitadora que lhe é concedida quando ele ouve o evangelho e nele crê (At 11.21).
A definição da fé salvífica como mera “confiança” em Cristo como Salvador é totalmente inadequada, ante a exigência do tipo de arrependimento feita por Cristo. Definir a fé salvífica sem incluir um rompimento total com o pecado é distorcer fatalmente o conceito bíblico da redenção. A fé que inclui o arrependimento é uma condição imutável para a salvação (cf. Mc 1.15; Lc 13.3,5; At 2.38; 3.19; 11.21).
A BONDADE DE DEUS LEVA AO ARREPENDIMENTO
Ou será que você despreza as riquezas da sua bondade, tolerância e paciência, não reconhecendo que a bondade de Deus o leva ao arrependimento? Romanos 2.4
Em sua grande bondade, Deus retém o seu juízo, dando tempo às pessoas para que abandonem o pecado. É fácil abusarmos da paciência de Deus e buscarmos aprovação para os caminhos errados em que vivemos. A autocrítica é algo difícil; é ainda mais penoso apresentarmo-nos abertamente a Deus e permitir que Ele nos diga em que áreas de nossa vida precisamos mudar. Porém, como cristãos, devemos pedir ao Senhor que nos mostre os nossos pecados, para que Ele nos possa perdoar e curar. Infelizmente temos a tendência de admirar a paciência que o Senhor tem para com outras pessoas, em vez de nos humilharmos e reconhecermos como Ele tem sido paciente conosco. (beap)
JESUS CHAMA AO ARREPENDIMENTO
E Jesus, respondendo, disse-lhes: Não necessitam de médico os que estão sãos, mas sim os que estão enfermos. Eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores, ao arrependimento. (Lucas 5. 31,32).
Os fariseus encobriam seus pecados com a respeitabilidade social. Passavam-se por bons praticando boas ações em público e apontado os pecados dos outros. Jesus dedicou seu tempo não a esses líderes religiosos orgulhosos e hipócritas, mas às pessoas que reconheciam seus pecados e sabiam que não eram suficientemente boas para Deus. Para irmos a Deus, devemos nos arrepender; mas para renunciarmos a nossos pecados, devemos primeiramente reconhecê-los.
ARREPENDIMENTO, CONVERSÃO E SALVAÇÃO
Mas anunciei primeiramente aos de Damasco e em Jerusalém, por toda região da Judéia, e aos gentios, que se arrependessem e se convertessem a Deus, praticando obras dignas de arrependimento. (Atos 26.20).
Paulo não pregava conforme fazem alguns, afirmando que a salvação consiste em “apenas confiar em Cristo e na sua morte expiatória”. Os apóstolos declaram que ninguém será salvo em Cristo, a não ser que “se arrependessem e se convertessem a Deus, fazendo obras dignas de arrependimento”.
O verdadeiro arrependimento se caracteriza pelo completo “abandono” do pecado. Os pecados como que são sepultados; e o resultado disso, na vida diária do crente, é a certeza do perdão e a dedicação às boas obras, que distinguem um indivíduo verdadeiramente regenerado. Esse arrependimento verdadeiro, contudo, é algo impossível sem a atuação do Espírito de Deus.
SUA IGREJA PREGA, ARREPENDIMENTO DE PECADOS?
"E que em seu nome se pregasse o arrependimento para remissão dos pecados, a todas as nações, começando por Jerusalém." (Lucas 24:47)
Os discípulos somente deviam pregar o perdão dos pecados juntamente com o arrependimento do pecador. O pregador que anuncia a salvação como uma simples “crença” ou religião fácil, ou uma formal aceitação da salvação gratuita, sem nenhum compromisso voluntário do pecador de obedecer a Cristo e à sua Palavra, está pregando um falso evangelho.
O verdadeiro arrependimento inclui o abandono do pecado, um elemento fundamental e imutável do verdadeiro Evangelho.
"... Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus." (Mateus 3:2)
Se tua igreja não prega a verdade, será como mau hálito, você terá que decidir, se sai de perto ou se avisa.