A Bíblia às vezes emprega as mesmas palavras (sinais, prodígios, poder) tanto para descrever o poder de demônios como para descrever os milagres de Deus (Ap 16:14; 2 Ts 2:9). Entretanto, um milagre é um ato sobrenatural de Deus, e somente ele pode realizar tais sinais. O diabo é um ser criado e tem apenas um poder limitado.
Embora Satanás tenha grandes poderes espirituais, há uma gigantesca diferença entre o poder do diabo e o poder de Deus. Primeiro, Deus é infinito em poder (onipotente); o diabo (e os demônios) é limitado e finito. Segundo, somente Deus pode criar a vida (Gn 1:1, 2 ; Dt 32:39); o diabo não pode (cf. Êx 8:19). Apenas Deus pode ressuscitar um morto (Jo 10:18; Ap 1:18); o diabo não pode, embora ele dá "fôlego" (animação) à imagem de idolatria do Anticristo (Ap 13:15).
O diabo tem grande poder para enganar as pessoas (Ap 12:9), para oprimir aqueles que se rendem a ele e até mesmo para fazer morada em seus corpos (At 16:16). Ele é um grande mágico e um super cientista, e com o seu vasto conhecimento de Deus, do homem e do universo, ele tem como fazer "prodígios de mentira" (2 Ts 2:9; cf. Ap 13:13-14).
Os verdadeiros milagres, porém, só podem ser realizados por Deus. O diabo pode fazer o que é sobrenormal, mas não o que é sobrenatural. Somente Deus pode controlar as leis naturais que ele mesmo estabeleceu, embora numa ocasião Deus tenha dado a Satanás o poder de trazer um furacão sobre a família de Jó (Jó 1:19). Além disso, todo o poder que o diabo possui lhe foi dado por Deus, sendo cuidadosamente limitado e monitorado (cf. Jó 1:10-12).
Cristo, por sua vitória sobre o diabo, tendo vencido a ele e a todas as suas hostes na cruz (Hb 2:14-15; Cl 2:15), deu o poder ao seu povo para ser vitorioso sobre as forças demoníacas (Ef 4:4-11). Assim, João informou aos crentes: "maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo" (1 Jo 4:4).
Satanás sempre tentou usurpar o lugar do SENHOR. Assim como o PAI manifesta sinais e maravilhas para cura, edificação, fé e salvação dos santos, o inimigo manifesta sinais e prodígios para engano, destruição e perdição da igreja de Cristo. É necessário muita atenção nestes sinais para que não venhamos a depositar fé em demônios.
Em 2Ts 2:9 vemos a aparição do iníquo segundo o poder de Satanás com sinais e maravilhas para a mentira, para o engano da igreja. Mateus é mais direto em MT 24:24. Ele diz que seriam tão grandes os sinais e prodígios que, se possível fora, enganaria até os escolhidos do SENHOR.
Todo cristão não pode viver de aparências, de sinais em sinais, nisso podem se perder em meio às mentiras de Satanás e caminharem para a perdição. A Palavra do SENHOR e o Espírito Santo são suas únicas fontes de consulta infalíveis para se confiar. Guiem-se pelas respostas de orações e direcionamentos do Espírito Santo e não pelos sinais que veem em suas congregações e seminários porque até mesmo se o profeta fizer cair fogo do céu, não quer dizer que seja o SENHOR que está fazendo isto. Satanás passou a ter poder sobre a natureza e toda a Terra (Lc 4:1-7), isso quando Adão e Eva o adoraram através do pecado comendo o fruto proibido. Satanás pode sim, fazer cair fogo do céu, isto está escrito em AP 13:13-14b. Apocalipse mostra o Diabo fazendo tal milagre , seduzindo várias pessoas para que o adorem. É complicado pensar que o demônio também faz milagres, não é mesmo? Quem vive de sinais em sinais, vai ficar todo confuso quando ler a bíblia. Acontece que o cristão verdadeiro, ele não é como Tomé, ele é bem-aventurado, vive por fé, ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem. (Hb 11:1)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
FAÇA SEU COMENTÁRIO