BANNER

pombinha

smiley
GOSTOU DESTE SITE?
ENTÃO PARTICIPE

SEGUIR ESTE BLOG

TEXTO EM MOVIMENTO

"SEJA BEM VINDO AO BLOG COMBATENDO PELA SÃ DOUTRINA" - "QUEM POUPA PASTOR QUE É CONTRA A SÃ DOUTRINA ESTÁ AJUDANDO A MATAR AS OVELHAS E PORTANTO É CÚMPLICE DOS ENGANADORES" - "EU SERIA UM COVARDE SE VISSE A VERDADE DIVINA SER ATACADA E CONTINUASSE CALADO SEM DIZER NADA, FUI POSTO PARA DEFESA DO EVANGELHO. Filipenses 1:17-b" - "SE ALGUÉM VEM TER CONVOSCO, E NÃO TRAZ ESTA DOUTRINA, NÃO O RECEBEIS EM CASA, NEM TAMPOUCO O SAUDEIS.2 João 1:10" - "E NÃO COMUNIQUEIS COM AS OBRAS INFRUTUOSAS DAS TREVAS,MAS ANTES CONDENAI-AS. Efésios 5:11 - RETENDO FIRME A FIEL PALAVRA QUE É CONFORME A DOUTRINA, PARA QUE SEJA PODEROSO TANTO PARA ADMOESTAR COM A SÃ DOUTRINA, COMO PARA CONVENCER OS CONTRADIZENTES.Tito 1:9 "

04 julho 2014

O VERDADEIRO BATISMO.


Qual será o batismo verdadeiro?





 vejamos o livro de atos cap. 8. vers. 36 a tradução ferreira de almeida revista e corrigida, esta que eles chegaram ao pé de alguma água, ao que dá a entender que era uma nascente ou seja água viva.  

vejamos outra visão no tempo de Jesus existiam  tantos tanques como por exemplo: tanque de  Betesda, ou tanque de Siloé,  porque será que Jesus quis se batizar no rio Jordão? 

 Batismo é o anúncio público de uma experiência pessoal. É um ato cristão de obediência e um testemunho público do desejo do crente de se identificar com Cristo e segui-lo. Jesus nos deu seu exemplo e ordenou o ensino sobre o batismo. João Batista batizou Jesus no Rio Jordão, deixando-nos o exemplo para fazer o mesmo como uma afirmação pública da nossa fé. Da mesma forma, Jesus mandou que seus discípulos batizassem outros crentes (Mateus 28:19).

O batismo é um símbolo da morte, sepultamento e ressurreição de Cristo. É uma visão externa da mudança interna de uma pessoa. O crente deixa para trás a velha maneira de viver em troca de uma nova vida em Cristo. É símbolo de salvação - não um requisito para a vida eterna. Entretanto, como um ato de obediência, também não é opcional para os cristãos. O batismo indica nosso desejo de dizer à nossa igreja e ao mundo que estamos comprometidos com a pessoa de Jesus e seus ensinamentos.


 Alguns  batizam  nos rios outros batizam nas piscinas e ainda outros nos tanques,  mas afinal qual será o batismo verdadeiro?  O batismo  era um ritual muito antigo, ha quem diga muito antes graça já existia,era uma maneira de purificação do homem. levítico 14,8.  mais tarde , tornou uma doutrina de arrependimento do pecado ao qual é ate o dia de hoje. Jesus batizou no rio Jordão, rio Jordão de águas correntes, por isso todas as vezes que eu vejo um batismo na bíblia, eu vejo um batismo de águas correntes, marcos 1,5.O batismo verdadeiro tem que ser  nas águas correntes assim como, Jesus foi batizado. 
O BATISMO DE JOÃO

Batismo significa mergulhar ou imergir. Um grupo de palavras diversas podem ser usadas para significar um rito religioso para um ritual de limpeza. No Novo Testamento, se tornou o rito de iniciação na comunidade cristã e era interpretado como morte e nascimento em Cristo.

João, o Batista, pregava o "batismo de arrependimento para o perdão dos pecados" (Lucas 3:3). Todos os evangelistas concordam sobre isso (Mateus 3:6-10; Marcos 1:4-5; Lucas 3:3-14). Reconhecemos o batismo como símbolo do nosso redirecionamento na vida. Nós nos arrependemos de nossa velha maneira de viver em pecado e desobediência. Mudamos a rota e damos uma nova partida.

As origens do batismo de João são difíceis de traçar. Possui semelhanças e diferenças em relação a obrigações e exigências feitas pelos judeus aos pagãos novos convertidos, tais como o estudo da Torá, circuncisão e o ritual do banho para expiar todas as impurezas do passado gentio.

A prática do batismo de João tinha os seguintes resultados:
1. Era intimamente relacionado com arrependimento radical, não somente dos judeus, mas também dos gentios.
2. Indicava claramente ser preparado para o Messias, que batizaria com o Espírito Santo e traria o batismo com fogo (Mateus 3:11).
3. Simbolizava purificação moral e assim preparava as pessoas para a vinda do reino de Deus (Mateus 3:2; Lucas 3:7-14).

O BATISMO DE JESUS 

Alguns estudiosos discutem o fato de João Batista, ter batizado Jesus. Entretanto, o propósito e significado do batismo de Jesus permanecem controversos. João Batista proclamava que o reino dos céus estava próximo e o que o povo de Deus deveria se preparar para a chegada do Senhor através da renovação da fé em Deus. Para João, isso significava arrependimento, confissão de pecados e prática do bem. Assim sendo, por que Jesus foi batizado? Se Jesus não era pecador, como o Novo Testamento proclama (II Coríntios 5:21; Hebreus 4:15; I Pedro 2:22), por que se submeteu ao batismo de arrependimento para perdão dos pecados? Os Evangelhos respondem. 

O EVANGELHO DE MATEUS

O relato de Mateus sobre o batismo de Jesus é mais detalhado do que o de Marcos. Começa destacando a relutância de João Batista em batizar Jesus (Mateus 3:14), que foi persuadido somente depois de Jesus lhe ter explicado: "Deixa por enquanto, porque assim nos convém cumprir toda a justiça." (Mateus 3:15). Embora o significado pleno dessas palavras seja impreciso, elas pelo menos sugerem que o batismo de Jesus era necessário para cumprir a vontade de Deus.


Tanto no Velho como no Novo Testamento (Salmo 98:2-3; Romanos 1:17) a justiça de Deus é vista como a salvação Dele para o Seu povo. Por isso o Messias pode ser chamado de "O Senhor é nossa justiça" (Jeremias 23:6, Isaías 11:1-5). Jesus disse a João Batista que seu batismo era necessário para fazer a vontade de Deus em trazer a salvação sobre seu povo. Assim a declaração do Pai no batismo de Jesus é apresentada na forma de uma declaração pública. Enfatizava que Jesus era o servo ungido de Deus pronto para iniciar seu ministério, trazendo a salvação do Senhor. 


O EVANGELHO DE MARCOS 

Marcos apresenta o batismo de Jesus como uma preparação necessária para seu período de tentação e ministério. Em seu batismo Jesus recebeu a aprovação do Pai e a unção do Espírito Santo (Marcos 1:9-11). A ênfase de Marcos na relação especial de Jesus com o Pai, - "Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo"(Marcos 1:11) - aproxima duas importantes referências do Velho Testamento. A messianidade de Jesus é apresentada de uma maneira totalmente nova, na qual o Messias reinante (Salmo 2:7) é também o Servo Sofredor do Senhor (Isaías 42:1). A crença popular judaica esperava um Messias reinante que estabeleceria o reino de Deus, não um Messias que sofreria pelo povo. No pensamento dos judeus a chegada do reino dos céus estava também associada com ouvir a voz de Deus e com a dádiva do Espírito de Deus.

O EVANGELHO DE LUCAS

Lucas menciona rapidamente o batismo de Jesus, colocando-o em paralelo ao batismo de outros que se referiram a João Batista (Lucas 3:21-22). Ao contrário de Mateus, Lucas coloca a genealogia de Jesus depois de seu batismo e antes do início de seu ministério. O paralelo com Moisés, cuja genealogia ocorre logo antes do início de seu trabalho (Êxodo 6:14-25), não é mera coincidência. Provavelmente pretendeu-se ilustrar o papel de Jesus ao trazer livramento (salvação) ao povo de Deus assim como Moisés fez no Velho Testamento. Em seu batismo, na descida do Espírito Santo sobre si, Jesus estava apto a desempenhar a missão para a qual Deus O havia chamado. Em seguida a sua tentação (Lucas 4:1-13), Jesus entrou na sinagoga e declarou que havia sido ungido pelo Espírito para proclamar as boas novas (Lucas 4:16-21). Que o Espírito se fez presente no Seu batismo para ungi-lo (Atos 10:37-38).
Em seu relato, Lucas tentou identificar Jesus com as pessoas comuns. Isso é visto no berço da história (com Jesus nascido num estábulo e visitado por humildes pastores, Lucas 2: 8-20) e através da genealogia (enfatizando a relação de Jesus com toda a humanidade, Lucas 3:38) logo depois do batismo. Assim, Lucas via o batismo como o primeiro passo de Jesus para se identificar com aqueles que Ele veio salvar. Somente alguém que era semelhante a nós poderia se colocar em nosso lugar como nosso substituto para ser punido com morte pelo pecado. Jesus se identificou conosco a fim de mostrar Seu amor por nós.


No Velho Testamento o Messias era sempre inseparável do povo que representava (veja Jeremias 30:21 e Ezequiel 45-46). Embora o "servo" em Isaías seja algumas vezes visto de maneira conjunta (Isaías 44:1) e outras vezes como indivíduo (Isaías 53:3), ele é sempre visto como o representante do povo de Deus (Isaías 49:5-26), assim como o servo do Senhor. Evidentemente Lucas, bem como Marcos e Mateus, estava tentando mostrar que Jesus, como representante divino do povo, tinha se identificado com ele no batismo.


O EVANGELHO DE JOÃO

O quarto Evangelho não diz que Jesus foi batizado, mas que João Batista viu o Espírito descendo sobre Jesus (João 1:32-34). O relato enfatiza que Jesus foi a João Batista durante seu ministério de pregação e batismo; João Batista reconheceu que Jesus era o Cristo, que o Espírito de Deus estava sobre Ele e que era o Filho de Deus. João Batista também reconheceu que Jesus, batizava com o Espírito Santo, ao contrário de si mesmo (João 1: 29-36). João Batista descreveu Jesus como o "Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo" (João 1:29). O paralelo do Velho Testamento mais próximo desta afirmação se encontra na passagem do "servo do Senhor" (Isaías 53: 6-7). É possível que "Cordeiro de Deus" seja uma tradução alternativa da expressão aramaica "servo de Deus".


A idéia de Jesus como aquele que tira os pecados das pessoas é obviamente o foco do quarto Evangelho. Seu escritor sugere que João Batista entendeu que Jesus era o representante prometido e salvador do povo.


AS CONCLUSÕES DOS EVANGELHOS

Nos quatro Evangelhos está claro que o Espírito Santo veio sobre Jesus no seu batismo para capacitá-lo a fazer a obra de Deus. Os quatro escritores reconheceram que Jesus foi ungido por Deus para cumprir sua missão de trazer salvação ao mundo. Essas idéias são a chave para o entendimento do batismo de Jesus. Naquela ocasião no início de seu ministério, Deus ungiu Jesus com o Espírito Santo para ser o mediador entre Deus e o seu povo. No seu batismo Jesus foi identificado como aquele que carregaria os pecados das pessoas; Jesus foi batizado para se identificar com o povo pecador. Da mesma forma, nós somos batizados para nos identificarmos com o ato de obediência de Jesus. Seguimos seu exemplo fazendo uma pública confissão do nosso comprometimento com a vontade de Deus.

RAZÕES QUE CONFIRMAM O BATISMO

A ORDEM DE JESUS É EM NOME DO PAI,FILHO E ESPÍRITO SANTO
Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. ( Mateus 28:19)
A REMISSÃO DOS PECADOS É EM SEU NOME. 
E que em seu nome se pregasse o arrependimento para remissão dos pecados, a todas as nações, começando por Jerusalém.(Lucas 24:47)
Seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, (Atos 2:38)
TUDO DEVE SER FEITO EM SEU NOME.
E tudo quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.(Colossenses 3:17)
 PEDRO, CHEIO DO ESPÍRITO SANTO, ENSINOU O BATISMO EM NOME DE JESUS.
E todos ficaram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem... Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo. (Atos 2:4,38)
O Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo. (João 16:13)
 NÃO HÁ SALVAÇÃO EM OUTRO NOME.
E em nenhum outro há salvação; porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, em que devamos ser salvos. (Atos 4:12)
Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado. (Marcos 16:16)
 OS SAMARITANOS TAMBÉM FORAM BATIZADOS EM NOME DE JESUS.
Mas, quando creram em Filipe, que lhes pregava acerca do reino de Deus e do nome de Jesus, batizavam-se homens e mulheres... Porque sobre nenhum deles havia ele descido ainda; mas somente tinham sido batizados em nome do Senhor Jesus. (Atos 8:12, 16)
 OS GENTIOS TAMBÉM FORAM BATIZADOS EM NOME DE JESUS. 
Enquanto Pedro ainda dizia estas coisas, desceu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra. Os crentes que eram de circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que também sobre os gentios se derramasse o dom do Espírito Santo; porque os ouviam falar línguas e magnificar a Deus. Respondeu então Pedro: Pode alguém porventura recusar a água para que não sejam batizados estes que também, como nós, receberam o Espírito Santo? Mandou, pois, que fossem batizados em nome de Jesus Cristo. Então lhe rogaram que ficasse com eles por alguns dias. (Atos 10.44-48)
 PAULO FOI BATIZADO EM NOME DE JESUS.
Um certo Ananias, varão piedoso conforme a lei, que tinha bom testemunho de todos os judeus que ali moravam,  vindo ter comigo, de pé ao meu lado, disse-me: Saulo, irmão, recobra a vista. Naquela mesma hora, recobrando a vista, eu o vi. Disse ele: O Deus de nossos pais de antemão te designou para conhecer a sua vontade, ver o Justo, e ouvir a voz da sua boca. Porque hás de ser sua testemunha para com todos os homens do que tens visto e ouvido.  Agora por que te demoras? Levanta-te, batiza-te e lava os teus pecados, invocando o seu nome. (Atos 22:12-16) 
 PAULO REBATIZOU OS DISCÍPULOS DE JOÃO BATISTA EM NOME DE JESUS.
Tornou-lhes ele: Em que fostes batizados então? E eles disseram: No batismo de João. Mas Paulo respondeu: João administrou o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse naquele que após ele havia de vir, isto é, em Jesus. Quando ouviram isso, foram batizados em nome do Senhor Jesus. (Atos 19: 3-5) 
 PAULO DISSE A IGREJA DE ÉFESO,QUE  EXISTE APENAS UM SÓ BATISMO BÍBLICO.
Um só Senhor, uma só fé, um só batismo; (Efésios 4:5)
 PAULO DISSE QUE SE PREGASSEM OUTRA DOUTRINA ALÉM DESSA SERIA ANÁTEMA.(Maldito) 
Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos pregasse outro evangelho além do que já vos pregamos, seja anátema.(Gálatas 1.8)
 O NOME DE JESUS ESTÁ SOBRE TODOS OS NOMES 
Pelo que também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu o nome que é sobre todo nome; (Filipenses 2:9) 
 NA IGREJA PRIMITIVA TODOS FORAM BATIZADOS EM NOME DE JESUS. NÃO HÁ UM SÓ BATISMO NOS TÍTULOS “PAI”, “FILHO” E “ESPÍRITO SANTO.” ESTE É O BATISMO BÍBLICO E APOSTÓLICO.
E perseveravam na doutrina dos apóstolos; (Atos 2:42)   

A IGREJA DEVE ESTAR EDIFICADA NA DOUTRINA DOS APÓSTOLOS. 
Assim, pois, não sois mais estrangeiros, nem forasteiros, antes sois concidadãos dos santos e membros da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, sendo o próprio Cristo Jesus a principal pedra da esquina; no qual todo o edifício bem ajustado cresce para templo santo no Senhor, no qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus no Espírito. (Efésios 2:19-22)

PERGUNTAS E RESPOSTAS A CERCA DO BATISMO
O que o crente deve fazer para ser batizado?
A palavra de Deus convida o homem ao arrependimento e ao batismo para remição dos pecados (At 2:38). Em Lc 3:3,10-14 o profeta João Batista pregava o batismo de arrependimento para remissão de pecados. A multidão, querendo ser batizada, perguntou a João Batista: O que faremos? Respondeu o profeta: Quem tiver roupas ou alimentos, reparta com quem não tem. Como hoje, o mais difícil é as pessoas dividirem seus bens com os mais pobres. Chegaram alguns publicanos (cobrador de imposto) também querendo ser batizados, e perguntaram: Mestre, o que devemos fazer? O profeta respondeu: Não peçais mais do que aquilo que vos é ordenado, o que quer dizer, não extorquir. Talvez este fosse o maior desafio para aqueles cobradores de impostos. Os soldados perguntaram: E nós, o que faremos? João batista respondeu: A ninguém trateis mal, nem defraudeis e contentai-vos com o vosso soldo. Em nossos dias existem policiais que maltratam, batem, machucam, e ainda cobram suborno. João disse aos soldados que se arrependessem de seus pecados, que contentassem com seus salários, e então fossem batizados.
O homem deve renunciar seus costumes e a arrogância,seu orgulho,inveja,mentira e etc. porque impedem o arrependimento e consequentemente o batismo. É preciso crer, se arrepender e ser batizado para remição de seu pecados.
 O que deve fazer o homem arrependido?
 R: Mat. 3:6
Confessar os pecados, ou seja, se revelar ao mundo como servo de Deus através de seus atos, de sua fala, de suas vestimentas, guardando os mandamentos de Deus. O mundo deve nos ver como exemplo de Cristo.(Mt 5:14-16).
 Onde o batismo deve ser efetuado?
 R: Mat. 3:16
No rio de águas correntes, como o Rio Jordão. E esta foi a pergunta que Jesus fez aos moços que queriam lhe seguir: “Vocês podem ser batizados com o batismo que eu sou batizado?” (Mat. 20:21 e 22). De uma vez que Jesus foi batizado em águas correntes, assim também deve ser o nosso batismo para que possamos beber o cálice com Ele.
O Senhor Jesus e o profeta João continuaram batizando em águas correntes?
Os discípulos de Jesus faziam batismo na Judéia e João em Enom, um rio próximo a Salim, onde havia muitas águas. A doutrina do batismo em águas correntes ficou exclusivamente para os seguidores do Senhor Jesus, e jamais deve ser esquecida.
 O Senhor Jesus foi até o Rio Jordão para ser batizado por João Batista. Mesmo sendo profeta, como João reagiu ao ouvir Jesus pedindo para ser batizado?
João Batista se sentiu pequeno diante de Jesus, mesmo sendo profeta enviado por Deus (Mat. 3:3). Com isso aprendemos que não devemos ser batizados por homem que não tem a doutrina do Senhor (I Cor. 15:29).
Como foi efetuado o batismo de Jesus?
O texto diz ‘Jesus saiu da água’, ficando provado que Ele foi imerso, mergulhado. Isto torna evidente que Jesus nos deixou o exemplo. Quando o homem é sepultado nas águas, ao sair deve sair com novo propósito, uma nova criatura, como que nascida de novo.
Em Marcos 16:15 lemos que quem crer e for batizado será salvo. Em nome de quem deve ser pregado o arrependimento que leva o homem ao batismo?
Os ouvintes arrependidos perguntaram a Pedro o que eles deveriam fazer. Pedro respondeu: “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo”(Atos 2:37 e 38). Quando Jesus fala: “Ide e batizai em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” (Mat. 28:19) é porque o filho Jesus é mesmo que Deus Conosco. Isaias fala que Ele é Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade e Príncipe da Paz (Isaias 9:6). Logo, o batismo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo também o é em nome de Jesus, quando se refere ao filho. Pedro começou uma mensagem em Atos 10:28, onde entendemos que aquele povo a quem Pedro ensinava já conhecia a Deus como Pai, mas não conhecia Jesus como Filho de Deus. Ao tomarem conhecimento, logo aceitaram o batismo em nome de Jesus, e não somente em nome do Pai.
O batismo pode ser feito por pastores que não são vivos na doutrina e na Lei de Deus?
Se os mortos não saem da sepultura para batizar as pessoas, Paulo se referia a pessoas que são mortas na fé, sem lei e sem doutrina. E se essas pessoas não ressuscitam para a glória eterna, que recompensa terá quem é batizado por pessoas que não serão salvas, que não tem doutrina? A doutrina não se resume apenas em vestimentas decentes. A doutrina é um conjunto de princípios indiscutíveis, que servem com,o base para a igreja de Deus, e os dez mandamentos, sem dúvida, estão incluídos.
Jesus disse: Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará (João 8:32). Se o indivíduo não tiver esse princípio, não tem a vida em Cristo, e não tendo a vida em Cristo, logo está morto, ou seja, não está autorizado a batizar quem quer que seja. Primeiro o homem deve aprender o caminho do Senhor e investigar se o pastor defende e prega os dez mandamentos de Deus, se não se contamina com alimentos impuros e se é verdadeiro. Sendo assim, pode solicitar o batismo e servir a Deus.
Pode uma criança ser batizada?
No Novo Testamento, somente os crentes foram batizados. Veja Atos 2:37-38; 8:12-13; 18:8; etc. Isto não nos deveria surpreender, porque em João 6:45 Jesus tinha dito: "E serão todos ensinados por Deus. Portanto, todo aquele que da parte do Pai tem ouvido e aprendido, esse vem a mim". A pessoa tem que, primeiro, ouvir e aprender o evangelho e depois vem a Cristo, no batismo. O crente que se arrepende é a única pessoa que pode ser batizada, de acordo com as Escrituras.
Quando nos lembramos do propósito do batismo do Novo Testamento, torna-se óbvio por que nenhuma criança foi batizada. O batismo é para lavar os pecados de um homem (Atos 22:16). Uma criança não necessita de batismo porque ela nunca pecou. Alguns argumentam, erradamente, que embora as crianças nunca tenham pecado pessoalmente, elas herdaram o pecado. A Bíblia ensina que o pecado é cometido, não herdado (Ezequiel 18:20; 1 João 3:4). Uma vez que, quando somos convertidos, tornamo-nos como crianças, sabemos que as crianças são sem pecado (Mateus 18:3). Uma criança é pura; ela não cometeu nem herdou nenhum pecado.
Deveriam as crianças ser batizadas? Não. A Bíblia mostra que as crianças não devem ser batizadas. Mas Somente quando um homem estiver amadurecido o suficiente para crer e arrepender-se do seus pecados, uma criança não tem malícia para saber discernir o bem e o mal,como confessará seu pecado sem saber realmente o que é pecado?(Deuteronômio cap.1: 39) o batismo limpará seu coração e fará dele um filho de Deus.


LEMBRE-SE: O batismo verdadeiro para arrependimento dos pecados não acontece duas vezes, porém a confissão dos pecados deve ser diária.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA SEU COMENTÁRIO

cursor do mouse

CÂMERA

COMPARTILHE

HINOS DE PÁGINA

ONLINE

SETINHA

1

FEED

visitas

Flag Counter
- See more at: http://www.ecleticus.com/2011/10/slide-que-funciona-automatico-no.html#sthash.AFqkA20j.dpuf >